TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Letramento E Alfabetização 2014

Trabalho Universitário: Atps Letramento E Alfabetização 2014. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  2.581 Palavras (11 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Letramento e Alfabetização

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Letramento e Alfabetização”, 4º série, sob orientação, da professora-tutora presencial,

RIBEIRÃO PRETO

06 nov. 2014

Estar alfabetizado é...

Compreendemos que estar alfabetizado consiste não apenas em interpretar códigos escritos, mas apropriar - se da função social existentes nos atos de ler e escrever, é fazer uso da leitura e da escrita no seu cotidiano, é a capacidade de ler um livro, uma revista, um jornal, é conseguir escrever uma carta. É estar no mundo da cultura em toda sua complexidade, das imagens e sons que se apresentam por meios eletrônicos, é conseguir acessar informações e delas se utilizar com criticidade. Estar alfabetizado não significa apenas ler, sem ter uma opinião sobre o assunto abordado, é conseguir compreender o que está escrito. É necessário ter a capacidade de ler, escrever, interpretar, compreender, criticar, transformar e produzir conhecimento. A alfabetização nos proporciona o desenvolvimento de novas formas de compreensão. Atualmente todos os assuntos estão disponíveis às pessoas, há interesses pela multiplicidade de informações como novas formas de conhecimentos do mundo globalizado. É comum, infelizmente, e já algum tempo, nos depararmos com o conceito de “alfabetizado funcional”, e essa é uma triste realidade na nossa sociedade. Entende-se que o letramento e alfabetização é parte fundamental na formação do aluno, por meio dessa aquisição o aluno estará apto a desenvolver suas funções na sociedade, de forma satisfatória. A educação infantil que por muito tempo foi vista como uma extensão do lar, onde a preocupação era com os cuidados de alimentação e higiene, têm sofrido modificações. Está provada a importância do trabalho do profissional da educação nessa fase de desenvolvimento infantil.

Texto escrito pela aluna:

O que Significa estar Alfabetizado hoje?

Decodificar, entender os símbolos e usá-los para se comunicar. Com estas competências, podemos dizer que o indivíduo está alfabetizado? Talvez. O conceito de alfabetização vem mudando muito nas últimas décadas. Nos anos 1940, o censo considerava uma pessoa alfabetizada pelo simples fato de ela poder assinar o próprio nome. Mas este conceito se tornou ultrapassado e evoluiu com o passar dos anos. Hoje, criaram-se dimensões ainda maiores.

Alfabetizar, segundo o dicionário, é: Ensinar a ler e a escrever, dar instrução primária.

Para alguns teóricos, essa definição, mesmo estando no dicionário, é muito limitada, pois, alfabetizar é muito mais do que simplesmente ensinar a decifrar as letras, significa mostrar que alguns símbolos juntos formam outro símbolo que simboliza um objeto – não necessariamente físico.

Estar alfabetizado é saber ler e escrever, é “brincar” com as letras, formar palavras, frases, textos; transmitir ideias e sentimentos. E além de tudo, exige habilidade apurada da coordenação motora fina. “Ninguém escreve se não escrever”. (Paulo Freire, 1993, p 267).

Outra concepção do ato de ler e escrever está diretamente relacionada à capacidade de interpretação, não somente de textos escritos, pode ser uma imagem, um símbolo, um desenho etc.

Conceitos:

Decodificar: Escrever em linguagem clara e comum um texto escrito em código

Ler: Distinguir e saber reunir as letras: menino que lê correntemente. Percorrer com os olhos o que está escrito ou impresso, em voz alta ou baixa. Tomar ou dar conhecimento do conteúdo de um escrito: ler uma carta. Fig. Penetrar algo não manifesto: ler no pensamento, nos olhos de alguém.

Escrever: Exprimir-se por sinais gráficos, caracteres convencionais.

Autonomamente: De maneira autônoma; em que possui autonomia; que não depende de outro

Aprendizagem: Ação, processo, efeito ou consequência de aprender; aprendizado. A duração do processo de aprender; o tempo que se leva para aprender. O exercício inicial sobre aquilo que se conseguiu aprender; experiência ou prática.

Conhecimento: S.m. Ação ou efeito de conhecer. Ação de conseguir entender por meio da inteligência, da razão ou da experiência.

Características inerentes aos seguintes gêneros textuais

Conto

É certo afirmar que, o conto é basicamente um texto narrativo onde se relata um fato ou um determinado acontecimento. Vale salientar que este pode ser real, por exemplo: uma notícia jornalística, um evento, dentre outros. E também pode ser fictício, ou seja, algo inventado, de fantasia ou imaginação.

O conto apresenta as seguintes etapas, um narrador, personagens, ponto de vista e enredo. Para entendermos melhor o conto, diz-se que o mesmo se define pela sua pequena extensão, ou seja, o conto é mais curto que a novela ou o romance, o conto é conciso. Neste tipo de texto narrativo necessita de tensão, ritmo, unidade, compactação, concisão, conflito, meio e fim.

Fábula

A fábula é uma narrativa figurada, é um texto literário muito comum na literatura infantil, três palavras define o termo fabular: criar, inventar e mentir, onde geralmente os animais são as personagens. Através dos diálogos entre os animais e das situações que os envolvem, a fábula procura transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Ela pode ser escrita em prosa ou em verso e a intenção é sempre deixar uma lição de moral, constatada na conclusão da história.

Histórias em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com