Atps Processos Administrativo
Exames: Atps Processos Administrativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diogoclopes • 27/9/2013 • 2.413 Palavras (10 Páginas) • 419 Visualizações
INTRODUÇÃO
Temos como objetivo de trabalho, sistematizar o processo administrativo, através de relatórios, de acordo com os planejamentos estabelecidos para melhor funcionalização empresarial. Sabe-se que com maior organização, direção e consistência no desempenho das funções, obterem-se menos esforço e menor custo operacional.
Essas metas são necessárias para que se alcance uma administração com eficácia e eficiência.
Planejamento
O planejamento representa a primeira função administrativa, pois serve de base para as demais funções como organização, direção e controle. É ele que determina antecipadamente quais são os objetivos as serem atingidos e como se deve fazer para alcança-los. É um modelo teórico para uma ação futura.
O planejamento lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos da empresa e estabelecimento de planos necessários para atingi-los com eficácia e eficiência, e ainda, significa definir os objetivos e escolher com antecedência o melhor curso de ação para alcança-los, com menos esforço e menor custo operacional. O planejamento é uma técnica para absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações. É importante que o administrador pondere continuamente os custos e benefícios associados aos diferentes graus de planejamento enquanto lidando com as mudanças ou criando as mudanças.
Todo negocio e toda organização deve ser capaz de efetuar mudanças a fim de sobreviver se o administrador muda adequadamente, ele poderá também progredir e crescer.
Tipos de planejamento:
1- Planejamento estratégico:
É o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organização como um sistema único e aberto. Suas principais características:
• Projetado para longo prazo;
• Envolve a empresa como uma totalidade;
• É definido pela cúpula da organização;
• É voltado para a eficácia da organização;
2- Planejamento tático:
É o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Suas principais características são:
• É projetado para médio prazo (exercício anual/12meses)
• Envolve cada departamento ou unidade da organização, preocupando-se em atingir os objetivos departamentais.
• É definido no nível intermediário da organização para cada departamento ou unidade da empresa.
• É voltado para a coordenação e integração: diz respeito às atividades internas da organização.
3- Planejamento operacional:
Refere a cada tarefa ou atividade em particular: suas principais características são:
• Projetada para curto prazo (rotina diária, semanal ou mensal);
• Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente (alcance de metas especificas);
• É voltado para a eficiência na execução das tarefas ou atividades (excelência profissional);
Quadro demonstrativo: níveis de planejamentos em termos de divisão do trabalho empresarial
Nível Empresarial Nível de Planejamento Abrangência Extensão Grau de Incerteza
Institucional Estratégico A empresa como uma totalidade Longo prazo Elevado em face das coações e contingências que não pode prever
Intermediário Tático Uma área específica da empresa (departamento ou divisão) Médio prazo Limitação das variáveis envolvidas para reduzir a incerteza e permitir a programação
Operacional Operacional Uma tarefa ou operação específica Curto prazo Reduzido, graças à programação e à racionalização de todas as atividades.
1.1- Pesquisa comparativa:
O planejamento no nível institucional recebe o nome de planejamento estratégico da empresa e apresenta três características principais: é projetada no longo prazo, está voltado para as relações entre empresas e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como uma totalidade. Envolve seis etapas principais:
• A determinação dos objetivos empresarias;
• A analise ambiental;
• A geração, avaliação e a seleção de alternativas estratégicas;
• A implementação da estratégia escolhida por meio de planos táticos operacionais;
• O acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados;
O planejamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações.
O planejamento tático aborda uma área especifica no médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza promovida do ambiente externo por meio do planejamento estratégico e permitir a programação necessária no nível operacional. Nesse sentido apresenta características típicas, por ser um processo permanente e contínuo, está voltado para o futuro, preocupa-se com a racionalidade do processo decisório, visa selecionar, entre varias alternativas disponíveis, um determinado curso de ação, é sistêmico e interativo, é uma técnica cíclica e de alocação de recursos, interage dinamicamente com as demais funções administrativas do processo administrativo e é uma técnica de coordenação bem como de mudança e inovação. Produz o resultado imediato, que é plano.
O Planejamento Operacional envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado. É montado na base de processos programáveis e com técnicas computacionais. Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para otimização e a maximização de resultados. Tem caráter imediatista,
...