Atps Processual Civil
Trabalho Escolar: Atps Processual Civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ThayraneFreire • 25/11/2013 • 229 Palavras (1 Páginas) • 341 Visualizações
Traçar as principais diferenças entre essa nova forma de incompetência com relação ao foro de eleição e a forma tradicional de incompetência relativa.
b) o CPC autoriza que o juiz reconheça tal incompetência de ofício, existe um momento processual adequado ou um limite para essa atividade?
Visando o princípio da celeridade processual c/c com o Art. 125, inciso II, do Código de Processo Civil deve o juiz, principalmente após ouvir o réu, declarar-se incompetente para tal julgamento.
Não seria o caso de um limite expresso, ou seja, não há previsão legal para tal fato. Seria então, dessa forma, um limite moral, visando atender da melhor forma os interesses das partes.
À Alusão do exposto anteriormente, citamos agora o ilustre mestre Humberto Theodoro Júnior :
“Reservou-se, portanto, um espaço para reflexo do juiz em torno da conveniência, ou não, de declinar de sua competência convencional. Isso reforça o entendimento de que nem sempre caberá o reconhecimento de invalidade da cláusula de eleição de foro, em contrato de adesão. As particularidades do caso concreto deverão ser ponderadas pelo juiz antes de tomar a deliberação prevista no parágrafo único do Art. 112.”
c) há possibilidade de prorrogação de competência nessa espécie específica de incompetência? Em que hipótese?
Haverá a prorrogação da competência nos casos previstos no Art. 114 do Código de Processo Civil, ou seja, quando o juiz não declinar a incompetência ou o réu não opuser exceção declinatória.
...