TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Projeto

Exames: Atps Projeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

ADMINISTRAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PROFESSORA: ELISABETE FERNANDES

Componentes do Grupo

Aline Paula Pessoa RA: 1053015227

Eder Luiz Porro RA: 1016818279

Eliete da Paixão Santiago RA: 1058100235

Maria Aparecida da Silva RA: 1053035762

Tomaz Alves de Barros RA: 2030933665

Valéria Moreira dos Santos RA: 1018831068

Santo André

2013

Sumário

1.Introdução 3

2.Etapa 1, A Natureza de um Projeto. Desenvolvimento do Conceito. 4

2.1.Conceituação 4

Gestão de projetos 4

Ação Social 4

2.3.Projeto, Ação Social. 4

2.4.Questões de viabilidade do projeto. 5

2.5. Relatório de Características do Projeto. 6

3. Etapa 2, Avaliação de Viabilidade e Risco e Evitando as Armadilhas Gerenciais. 6

3.1.Gestão de Riscos 6

Conceito 6

4. Etapa 3. Recursos do Projeto. Estrutura de Administração de Projeto. Montando a Equipe do Projeto 8

4.1. Administração de Projeto 8

Recursos Necessários para a execução do projeto 8

Tabela 3. Recursos e seus custos 9

Tabela 4. Cadastramento das crianças 9

Tabela 5. Identificação dos voluntários 11

Fluxograma das atividades realizadas no dia do evento. 12

Organograma das atividades realizadas por cada integrante do grupo. 12

4.2. Estrutura Gerencial 13

5. Etapa 4. Comunicação, Conflito e Controle. Inspeção, revisão e Avaliação. 13

5.1. Conceito 13

Conflitos do projeto 14

Pontos fortes e fracos do projeto 14

6. Referencias bibliográficas. 15

1.Introdução

Neste projeto evidenciamos um evento social destinado às crianças carentes da sociedade de baixa renda, onde as condições são bastante precárias. Procuramos beneficiar as crianças em que sua família não tem condições suficientes para fazer a comemoração das festas de fim de ano, fazemos sacolinhas com kit individual para cada criança da família, e fazemos a distribuição no inicio do mês de dezembro. Com este evento proporcionamos as crianças a conhecerem e desfrutarem da magia do natal e do ano novo.

2.Etapa 1, A Natureza de um Projeto. Desenvolvimento do Conceito.

2.1.Conceituação

Gestão de projetos

Gerenciamento de projetos é a área da administração aplicada de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.

Ação Social

Na sociologia, ação social refere-se a qualquer ação que leva em conta ações ou reações de outros indivíduos e é modificada baseando-se nesses eventos. O termo "ação social" foi introduzido por Max Weber, em sua obra Ensaios de Sociologia - Obra transcrita de seu discurso em um congresso na Universidade de Heidelberg. É um termo mais abrangente que o fenômeno social de Florian Znaniecki, posto que o indivíduo executasse ações sociais não é passivo, mas (potencialmente) ativo e reativo.

2.3.Projeto, Ação Social.

Este projeto tem a finalidade de ajudar algumas crianças que não tem condições de no Natal ganhar um presente como todas as crianças que tem pais ou avós que tem condições financeiras de lhes presentear com um brinquedo ou uma roupa nova.

No mundo em que vivemos sempre tem uma ou outra pessoa que de alguma forma quer ajudar estas crianças, porém não querem um contato direto com elas, por este motivo montamos o projeto onde crianças terão estes presentes, e as pessoas poderão ajudar sem não ter um contato direto com elas.

Pessoas dispostas a concretizar este projeto como nós primeiramente pensamos no seguinte: o plano era vestir 1.000 crianças, um desafio muito grande, precisaríamos fazer este projeto com cautela. Então começamos a procurar as mães das crianças que receberiam a doação, contato com as mães das crianças foi de boca em boca, explicamos nosso projeto, sempre deixando claro que iriamos tentar, pois não tínhamos uma excelente estrutura para isso, mas que faríamos de tudo encontrar os padrinhos para vestir suas crianças.

O projeto deu tão certo que todos ou anos é feito esta ação de caridade e atualmente vestimos 2.000 crianças. Buscamos cada vês mais, e o diferencial desta ação é que não temos nenhum tipo de interesse financeiro ou político, é simplesmente a vontade de fazer o bem sem visar algo me troca.

O projeto progrediu tanto que não há mais necessidade de ser divulgado de boca a boca, e cada ano que passa as pessoas nos procuram para fazer parte deste projeto, e cada ano que passa é um sucesso.

Este projeto supriu todas as nossas expectativas e todos os objetivos foram alcançados, nossa meta a cada ano que passa se superar, o número de crianças apadrinhadas é cada vez maior.

Esta ação é totalmente voltada para as crianças, para elas terem um dia de muita felicidade com alguns diferenciais, e o dia todo é só diversão.

O evento é feito ao ar livre com barracas cobertas com lonas em uma rua sem movimentação de carros onde todos os moradores também colaboram, com disponibilização de banheiros para uso e o que for necessário.

É uma satisfação muito grande ver e sentir a felicidade das crianças quando ganham o saco com presentes, é tão gratificante que não tem como explicar a sensação de solidariedade com nossos parceiros e missão cumprida!

2.4.Questões de viabilidade do projeto.

1- Qual a descrição do projeto proposto no desafio?

Projeto voltado para beneficiar as crianças na época do natal para que possam desfrutar da magia que esse período proporciona.

2- Quais os resultados esperados pelo grupo, com a execução desse projeto?

Fazer as crianças felizes.

3- Baseando-se nos resultados esperados pelo grupo, qual seria o melhor resultado?

Beneficiar as crianças com doações de presentes.

4- Quanto tempo o grupo levará para montar e executar esse projeto?

Aproximadamente 9 meses, pois é necessário fazer uma avaliação de custos, espaço, patrocinadores, colaboradores.

5- Quanto custará esse projeto?

Esse projeto não gera fins lucrativos, mas tem custo gerado á partir dos produtos necessários para sua execução. Trabalhamos com possíveis doadores de alimentos, brinquedos, roupas.

6- Quais são os possíveis parceiros/patrocinadores desse projeto?

Padrinhos e colaboradores, parceiros do bairro onde é feito o evento.

2.5. Relatório de Características do Projeto.

Alguns amigos resolveram fazer uma festa para algumas crianças do seu bairro, devido a convivência de todos e a realidade de muitas crianças ser totalmente diferente das de muitos de nós, pois muitas delas não tem o pão de cada dia e nem uma roupa nova no fim de ano.

Este grupo resolveu fazer uma festa anual para muitas destas crianças através de um cadastro e uma visita na casa da criança, ela fica inscrita no projeto para ser apadrinhado por alguém e ganha um conjunto de roupa, um par de sapatos, um brinquedo e um pacote de doce no fim do ano. Estes amigos (quem faz o projeto) procuram um padrinho ou madrinha que deseja ajudar uma destas crianças escritas para traze-lhe alegria ao menos uma vez no ano.

A festa é totalmente gratuita com brincadeiras e comida o dia inteiro.

No evento cada pessoa do projeto é responsável por um assunto da festa, geralmente um patrocinador disponibiliza camisetas para as pessoas que vão ajudar no evento e, não podemos esquecer uma pessoa para se vestir de papai Noel e trouxer alegria para estas crianças, que apesar das dificuldades da vida são inocentes e acreditam no bom velhinho papai Noel como se fosse um conto de fadas.

• Aline foi a pessoa que teve a idéia e chamou os amigos para participar desde evento, ela coordena e distribuir as atividades.

• Eder trabalha em uma distribuidora de bebidas conversou com seu chefe, e o mesmo todos os anos se comprometeu a doar as bebidas para o evento das crianças.

• Eliete e Maria convidam as pessoas para apadrinhar as crianças.

• Tomaz consegue os brinquedos na escola que ele trabalha.

• Valéria como sua família tem uma rede de supermercado doa todos os anos as salsichas e pães com todos os demais ingredientes para fazer os cachorros-quentes para a festa.

A proposta desde desafio é fazer as crianças felizes, os resultados esperados é ver o brilho no olhar de cada um deles quando ganha uma sacola com presentes, e o melhor resultado é ver todos felizes.

3. Etapa 2, Avaliação de Viabilidade e Risco e Evitando as Armadilhas Gerenciais.

3.1.Gestão de Riscos

Conceito

Os riscos de projeto são um conjunto de eventos que podem ocorrer sob a forma de ameaças ou de oportunidades que, caso se concretize, influenciam o objetivo do projeto, negativamente ou positivamente.

Tabela 1. Riscos do Projeto

Tabela 2. Cronograma de Ações

4. Etapa 3. Recursos do Projeto. Estrutura de Administração de Projeto. Montando a Equipe do Projeto

4.1. Administração de Projeto

Recursos Necessários para a execução do projeto

Temos o apoio de pessoas que nos ajuda com a organização das barracas e distribuição dos presentes e lanches que é servido para as pessoas que compareceram a festa.

A chegada do nosso papai Noel, por ser uma instituição sem fins lucrativos o dinheiro investido foi apenas para suprir as necessidades da alimentação. o palestrante sempre é um dos organizadores do evento , o local de produção do evento ,nosso projeto é feito parte ao ar livre e parte em salão coberto para que as crianças possam aproveitar bastante o espaço.

Alguns recursos são emprestados pelos próprios moradores que estão colaborando com o projeto, como as madeiras para montar as barracas ente outros, os patrocinadores temos os padrinhos que nos ajuda colaborando com a montagem dos kits.

Tabela 3. Recursos e seus custos

Tabela 4. Cadastramento das crianças

Tabela 5. Identificação dos voluntários

Fluxograma das atividades realizadas no dia do evento.

Organograma das atividades realizadas por cada integrante do grupo.

4.2. Estrutura Gerencial

O planejamento de um projeto ocorre a partir da necessidade de uma empresa ou pessoa ou melhorias na empresa, setor etc. Este tem cinco passos iniciação, planejamento, execução controle e encerramento.

• Iniciação: formaliza a existência de um projeto pelo termo de abertura, define o gerente de projetos, viabiliza a elaboração de uma declaração de escopo preliminar.

• Planejamento: planejar como você gerenciará cada área do seu projeto de forma iterativa.

• Execução: executar o plano de projeto e garantir os objetivos.

• Controle: verificar o andamento do projeto em relação ao plano de gerenciamento de projetos.

• Encerramento: finalizar todas as atividades de projeto e formalizar a entrega junto às partes interessadas.

O projeto sendo aceito por todos, é hora de esclarecer com exatidão a proposta, seus objetivos, escopo, resultados e custo, identificar os interessados e suas expectativas.

As áreas de conhecimento podem ser usadas no projeto conforme a necessidade, por exemplo: a implantação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos exige um escopo bem definido, mas, poderá ser um projeto de longa duração devido a diversas fases necessárias para obtenção da maturidade.

• Escopo: definição dos objetivos e o que deve ser construído para o projeto.

• Tempo: criação das atividades, estimativa das durações para cumprimento do escopo.

• Custos: estimativa e controle dos custos no projeto.

• Qualidade: definição das normas de qualidade para o projeto.

• Recursos Humanos: formação da equipe, alocação dos recursos.

• Comunicação: definição dos públicos e canais de comunicação para distribuição das informações.

• Riscos: definição, qualificação e mitigação dos riscos no projeto.

• Aquisições: aquisição de qualquer recurso externo a organização do projeto.

• Integração: união de todas as áreas de conhecimento com objetivo único da entrega do projeto conforme necessidade das partes interessadas.

5. Etapa 4. Comunicação, Conflito e Controle. Inspeção, revisão e Avaliação.

5.1. Conceito

A comunicação é fundamental à ação individual e ao esforço em conjunto. Ela determina a qualidade dos relacionamentos e sua ruptura é uma das principais causas de conflito.

A comunicação eficiente é uma poderosa arma contra conflitos, pois muitos conflitos resultam da falta ou demora da informação.

Está intimamente ligado aos planos cronogramas e procedimentos de apresentação de relatórios.

Conflitos do projeto

Neste projeto não há conflitos de interesses, porque é um evento social sem fins lucrativos.

Pontos fortes e fracos do projeto

Pontos fortes, o evento todos os anos é um sucesso, temos sempre a colaboração dos padrinhos, patrocinadores e dos próprios coordenadores que por mais problemas que todos nós temos não desestrutura o grupo e estamos juntos neste projeto social há mais de 5 anos , e por mais difícil e corrido que seja a realização desde projeto , todos os envolvidos contribuíram com sua parte ,é muito satisfatório no final do dia saber que tudo deu certo ,o plano e a execução do evento esteve dentro do esperado .

Neste evento um ponto a ser melhorado e a localidade para ocorre o evento , poderia ser em um galpão com estrutura para todos serem muito bem acomodados e com os brinquedos.

6. Referencias bibliográficas.

Disciplina Gestão de projeto, curso administração, professora Elisabete.

Bibliografia PLT Gestão de projetos uma Abordagem Global

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_projetos

http://admrh7.blogspot.com.br/2012/04/comunicacao-conflito-e-controle.html

...

Baixar como  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »