Atps Psicologia E Serviço Social II
Ensaios: Atps Psicologia E Serviço Social II. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anafav • 7/3/2015 • 1.109 Palavras (5 Páginas) • 541 Visualizações
Universidade Anhanguera – Valinhos/SP
Centro de Educação a Distância
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
Psicologia e Serviço Social II – Análise do Filme:
Tropa de Elite
Professor EAD: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Tutor presencial: Ana Silvia Franco Botelho
Tutor à distância:
Valinhos/SP
2014
Universidade Anhanguera – Valinhos/SP
Centro de Educação a Distância
Ana Paula de Castro Lima Ferreira
Ediana Aparecida Ferreira
Lucimari Baldasso dos Santos
Maria Aparecida Pelaquim Barquese
Siméia Cardoso
Terezinha Ribeiro Saloti
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
Psicologia e Serviço Social II – Análise do Filme:
Tropa de Elite
Professor EAD: Ma. Elaine Cristina Vaez Gomes
Tutor presencial: Ana Silvia Franco Botelho
Tutor à distância:
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da Faculdade Anhanguera de Valinhos, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina de Psicologia e Serviço Social II.
Valinhos/SP
2014
Sumário
Introdução................................................................................................................. 03
Definição de Cultura................................................................................................ 04
Manifestações culturais no filme............................................................................. 04
Grupo x Poder.......................................................................................................... 05
Intervenção Técnica................................................................................................. 06
Referências............................................................................................................... 07
Introdução
A analise do filme Tropa de Elite será realizada neste trabalho com o objetivo de identificar as diferenças e semelhanças entre o homem e outros animais relacionados a comportamentos apresentados em grupos, assim como reconhecer as manifestações culturais do ser humano, entender os mecanismos sociais que podem interferir na vida psíquica e social dos indivíduos..
Tropa de Elite (2007) teve grande repercussão e aceitação em diversas camadas da sociedade, o filme é estruturado no narrador protagonista o Capitão Nascimento, um policial controverso que se vê como um dos principais personagens de uma guerra urbana em que as divisões entre “mocinho” e “bandido” não estão bem claras, e que por ser permanente cria uma cultura de violência constante.
Definição de Cultura
É o conjunto de elementos adquiridos a instrução, o saber; Conjunto de estruturas sociais religiosas, manifestações intelectuais, artísticas que caracterizam uma sociedade; Conjunto de tradições, técnicas e conhecimento de um povo.
Manifestações culturais no filme
O filme aborda inúmeras manifestações culturais, dentre elas os bailes funk, que relatam o tipo de musica local, danças sensuais e outras tendências como roupas curtas, ostentação de correntes, armas e relógios. A favela aparece em evidencia mostrando a cultura da sociedade que ali vive, nela vemos crianças armadas, violência gratuita entre traficantes de facções rivais, em contra partida vemos a “proteção” entre os moradores dessa comunidade. O filme também relata a classe média que ao mesmo tempo em que critica o trafico faz uso de entorpecentes, a policia, que deveria servir e proteger é corrupta e violenta, fazendo muitas vezes com que inocentes sejam punidos apenas para mostrar seu poder dentro das favelas.
Tropa de Elite é uma obra que descreve fatos ocorridos na segurança púbica no estado do Rio de Janeiro na década de 1990.
Este filme retrata especificamente problemas sociais como a corrupção entre os policiais e o tráfico de drogas nas favelas. Mostra uma realidade inexorável de um equilíbrio entre a munição dos bandidos e a corrupção dos policiais, no qual depende a paz local.
Retrata também a hipocrisia de uma sociedade que critica a ação de policiais em quanto não fazem nada para ajudar a combater, sem violência, o tráfico que é proibido, essa é outra cultura típica brasileira, de “achar o culpado”.
Grupo x Poder
Com base nos apontamentos de Martins, podemos descrever as seguintes características que tornam o Bope um grupo:
- existe uma relação de interdependência entre seus membros, embora sejam indivíduos totalmente diferentes uns dos outros.
- possuem uma identidade enquanto grupo; a polícia mais temida do Rio de Janeiro.
- possuem poder, enquanto grupo,
...