Atps Serviço Social
Casos: Atps Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luacarneiro • 17/9/2013 • 1.854 Palavras (8 Páginas) • 461 Visualizações
Introdução
O seguinte relatório ira trata das fases que o serviço social passou as dificuldades, obstáculos e todos os processos de construção da historia do serviço social.
Este relatório esta interligado em quatro partes, que visam os avanços das atividades desenvolvidas.
Objetivo e compreender o significado e desenvolvimento da profissão, como proposto na Atps:
A primeira etapa retrata como que iniciou a sua historia e as dificuldades.
A segunda mostra como que esta o campo de trabalho do Assistente Social nos dias atuais e como era no passado.
A terceira fala sobre a atuação do Serviço Social o seu Projeto Ético-Político e a sua Relação com a reforma sanitária que veio contribuir para saúde e as suas conquistas
Na quarta etapa mostra atualização profissional na contemporaneidade conquista durante os anos em busca de melhorias para poder a atuar na sociedade mostrando os seus direitos e deveres.
Quando surgiu o Serviço Social.
No ano de 1930 foi quando surgiu o Serviço Social o país estava num processo de industrialização e urbanização.
A assistente social era visto como uma ação de caridade em beneficio filantrópico, só na década de 40 e 50 com influencia norte-americana que os profissionais começam a lutar contra a ditadura e em seguida pela consolidação das liberdades políticas.
O profissional amplia os seus conhecimentos e sua atuação nas aréas de pesquisas, administração, planejamento e avaliação de programas sócios, alem de atividades de execução e desenvolvimentos de ações de acessórias aos setores populares.
Na atualidade o serviço social já encontra vários instrumentos para poder realizar pesquisas e estudos que são regulamentados aos direitos e participação de indivíduos ou grupos que se envolve com o trabalho.
Pode se dizer que as pessoas estão mais ligadas em saber e exigir os seus direitos e ter bom serviços com qualidade que só vem e tem a contribuir para o aprimoramento intelectual para competência profissional.
Como esta o campo de trabalho para o Assistente Social nos dias autuais e como foi no passado.
Segundo uma pesquisa feita para saber a porcentagem das pessoas que contribui para previdência social os dados foi preocupante, pois já da pra se nota que a população brasileira esta sendo representada por várias carências sociais.
Podemos perceber que antes a pobreza era visto de modo diferente com uma imagem e características totalmente distintas do que hoje em dia em que o pobre e visto e relacionado como ladrão perigoso e preguiçoso dentre outros...
Mas as mudanças foram acontecendo naturalmente e consequentemente foram surgindo melhorias com que vem comprometer com uma transferência para a sociedade civil, que vem só contribuir com atendimento das sequelas da questão social o que gera significativas alterações no mercado profissional de trabalho.
Surge a tendência a refilantropia social em que as empresas se preocupam e começa a interferir na questão social dentro da filantropia empresarial no século XIX se deixa claro que não se trata de um resurgimento da velha filantropia em que o profissional era visto como uma pessoa caridosa. Mas logo surgi outra filantropia que ao ser estabelecido sobre novas bases que integradas ao desenvolvimento das forças produtivas que evocava a solidariedade social na parceria entre a sociedade civil e o estado, no entanto não fez muita diferença, pois era incapaz de deter, mas sim de cobrir.
Outra parte do mercado profissional se se encontra hoje constituídas por ONGS, que por ter grandes crescimentos deveria ter, mas apoio e ser mais qualificados, o mercado vigente e controlado a subordina democracia no mercado de trabalho que promove o mínimo de igualdade e de oportunidade que seria papel da esfera publica prover exatamente essa esfera que vem sendo destruídas afetando as condições de trabalho do serviço social que e no seu estado e o seu maior empregador.
Um dos novos padrões tem sido desregulamentação das relações de trabalho e dos direitos sócias surgindo com a necessidade de redução dos custos sócias do trabalho, em relação aos elevados custos sócias do trabalho no país. A argumentação e que o empresário se tem mais despesas com encargos sócias do que com remuneração direta do trabalhador, ou seja, o que vem para o bolso dele.
Não podemos deixa de citar também que a Mao de obra no Brasil e uma das mais baixas do mundo. Mas a justificação desse baixo índice e que eles confundem as obrigações trabalhistas que são benefícios associados ao trabalhador que já favorece diretamente ao trabalhador e que são conquista sócias que já estão inclusas na folha de pagamento. Esses benefícios referem aos encargos sócias que contribui de forma indireta para o trabalhador tendo despesas distintas ao financiamento de atividades sociais que transcendem a remuneração individualização do trabalhador envolvendo contribuições pra previdência e entidades patronais e financiamento de atividades de caráter social.
A atuação do serviço social segundo uma pesquisa teve um grande crescimento na atuação na área de recursos humanos nas esferas da acessória gerencial e na criação dos comportamentos favoráveis para a força de trabalho conhecido como clima social.
As demandas aumentam o seu maior objetivo e aproxima os funcionários há empresa da mais qualidade e conforto valorizando. O serviço social e chamado para resolver tensões sócias e criar um bom comportamento, ou seja, fazer com que os profissionais se mantêm uma boa relaço com a empresa, apesar de que as demandas são fundamentais e se acontecer hoje já se tem varias novas intervenções, tendo as, esclarecimento e participação nos discursos sobre qualidade, da parceria da cooperação que se seguidos pelo discurso de valorização do trabalho.
O mercado de trabalho requer um profissional qualificado que se desempenhe, reforce os conhecimentos que pesquise que investigue um novo retrato da profissão que se preocupa com analise dos processos sócio que visa cultura, laser, educação, saúde, emprego e desemprego são fatores essências que contribui e inclui nos processos sócios o assistente social deve sempre este atualizado e compromete-se com os principais enfrentando as desigualdades sócias no cotidiano.
O projeto ético político do Serviço Social e sua relação com a reforma sanitária.
1930/1979
Surge
...