TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuadores Pneumáticos

Artigos Científicos: Atuadores Pneumáticos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  1.336 Visualizações

Página 1 de 8

Atuadores Pneumáticos

São elementos mecânicos que por meio de movimentos lineares ou rotativos transformam a energia cinética gerada pelo ar pressurizado e em expansão, em energia mecânica (força ou torque transferido à carga), produzindo trabalho. A diferença básica entre os atuadores pneumáticos e os hidráulicos é que os primeiros utilizam ar comprimido para realização de trabalho e os hidráulicos utilizam óleo sob alta pressão, a única diferença é o fluido de trabalho. A energia pneumática será transformada, por cilindros pneumáticos, em movimentos retilíneos e pelos motores pneumáticos em movimentos rotativos. Elementos pneumáticos de movimento retilíneo (cilindros pneumáticos).

A geração de um movimento retilíneo com elementos mecânicos, coligados

com acionamentos elétricos é relativamente custosa e ligada a certas dificuldades de fabricação e durabilidade. Pôr esta razão utiliza-se os cilindros pneumáticos. Os atuadores são todos os equipamentos que converte alguma energia em energia mecânica Ambos podem ser divididos em lineares ou rotativos,

Os atuadores pneumáticos são regidos por normas internacionais, tais como:

• ISO 6431 e 6432 (Internacional);

• DIN ISO 6431 e VDMA 24562 (Alemanha);

• NF E 49003.1 (França);

• UNI 20.290(Itália).

Atuadores Lineares:

Também conhecidos como cilindros pneumáticos, são elementos que produzem um movimento de translação, convertem a energia pneumática em movimento linear ou angular aqueles os mais conhecidos tipos destes atuadores são:

• Cilindro de simples ação (com e sem retorno por mola);

• Cilindro de dupla ação (sem amortecimento);

• Cilindro de dupla ação (amortecimento fixo ou ajustável);

• Cilindro de dupla ação com haste passante;

• Cilindro de Tandem;

• Cilindros Germinados.

Cilindros de simples ação:

São cilindros acionados por ar comprimido de um só lado, realizando desta forma trabalho apenas em um sentido. Podem possuir retorno por mola ou através de uma força externa. Esses cilindros podem ter também o avanço por mola e o retorno por ar comprimido, como o que ocorre em sistemas de freio, segurança, posições de travamento e trabalhos leves em geral.

Executa trabalho em um único sentido de movimento, voltando à posição de repouso por mola ou por força externa. A posição de repouso normal é com a haste recolhida, porém, podemos ter também com a haste na posição avançada.

Cilindro de dupla ação (sem amortecimento):

São acionados por ar comprimido dos dois lados, realizando trabalho no avanço e no retorno, contudo submetidos a uma mesma pressão a força no avanço é maior que a do retorno devido à área de atuação. Vale salientar que sempre que uma câmara está admitindo ar, a outra está liberando para atmosfera.

executa trabalho nos dois sentidos de movimento,sendo acionado por ar comprimido em ambos os lados alternadamente.

Cilindro de dupla ação (amortecimento fixo ou ajustável):

Este tipo de cilindro é utilizado para controlar movimentos de grandes massas de desacelerar o pistão no fim do curso, onde o diâmetro é maior que 30mm e o curso maior que 50mm.

Cilindro de dupla ação com haste passante

Nesta situação um cilindro com um pistão simples e uma haste ligada a cada lado, onde a força aplicada pode ser ajustada tanto no avanço quanto no retorno, em que enquanto um lado avança o outro está em retorno

Cilindro Tandem

Consiste de um atuador com mais de um êmbolo ligados a uma única haste, com o objetivo de utilizar um cilindro com diâmetro reduzido, porém, com mais força, obtida por meio da somatória de áreas em que a pressão irá atuar. Normalmente utilizado em pequenos cursos.

Cilindros Geminados

Conseguem também múltiplas posições, permitindo ao usuário obter várias posições garantidas mecanicamente. Existem modelos prontos, e acessórios que permitem ao cliente montar o seu próprio cilindro geminado. No modelo anterior, as posições são obtidas progressivamente, enquanto que no cilindro geminado, além do corpo central se movimentar, pode ocorrer que para alcançar alguma posição seja necessário voltar antes de avançar, ou passar da posição e recuar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com