Atualidades em Armazenagem
Por: anne.mikaele • 26/9/2016 • Projeto de pesquisa • 282 Palavras (2 Páginas) • 352 Visualizações
O Just In time é uma técnica para evitar desperdícios e tentar aplicar uma melhora contínua no processo produtivo, tendo objetivo principal a qualidade e flexibilidade. No JIT existem alguns elementos bases como o Kanban e o Layout que auxiliam no alicerce deste método, o kanban é basicamente um cartão de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria permitindo agilizar a entrega e a produção de peças, e o layout é o estoque baixo produzindo somente o necessário, sem precisão de alocá-los no almoxarifado.
No momento não estou trabalhando numa empresa de logística, mas o maior benefício que o JIT pode trazer a uma empresa é a redução de estoques, pois não é necessário disponibilizar um espaço e recursos humanos para isso. Existe também uma redução do tempo de preparação, de custos e desperdícios, pois o sistema procura reduzir os gastos dos equipamentos, materiais e mão de obra. Há uma melhoria da qualidade do processo produtivo por conta do planejamento e a responsabilidade dos encarregados da produção, na produção o tempo de resposta também aumenta por conta da redução dos processos.
O Just in time é um método muito eficiente quando aplicado no modo correto. Trazendo rapidez, diminuindo perdas, custos, e acelerando e sintonizando o fluxo dos processos dentro de uma organização.
A responsabilidade e peso pela qualidade são dados à produção e ao controle da qualidade da empresa, aplicando todos os métodos do controle de qualidade necessários. Todas as suas respostas referentes aos processos criam um ciclo de melhora contínua, na qual é muito relevante nos dias atuais, na qual a demanda é muito visada em relação ao produto em si e sua qualidade.
...