Atuação Pedagogica Inclusiva
Trabalho Universitário: Atuação Pedagogica Inclusiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leiliane1986 • 4/6/2014 • 946 Palavras (4 Páginas) • 300 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
NOME DO CURSO
LEILIANE BARBOSA FIGUEIREDO EDUARDO
ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA:
O Professor na Educação Básica
Pontes e Lacerda-MT
2014
LEILIANE BARBOSA FIGUEIREDO EDUARDO
ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA:
O Professor na Educação Básica
Trabalho apresentado ao Curso Ciencias Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Produção de Texto Individual Interdisciplinar
Equipe Professores 1º Semestre
Pontes e Lacerda-MT
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO......................................................................................4
3. CONCLUSÃO...................................................................................................6
4. REFERENCIAS.................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
Quando se busca inserir crianças nas salas de ensino regular, encontra-se por parte dos professores, certa dificuldade de lidar com a nova situação que se apresenta. Foi assim com a Professora de Pedagogia Degmar Souza que ocupa o cargo hoje de Coordenadora da Creche Criança Feliz na Cidade de Vale de são Domingos.
Quando o Ricardo chegou à Creche veio o medo, o sentimento de incapacidade e a indagação de como lidar com ele? Passei o dia observando e pensando em como me adaptar a esse aluno, decidir começar tendo uma conversa aberta com a Senhora Raquel mãe do Ricardo, após ela me contar todas as suas habilidade e restrições decidi agir, Comecei adequando as estruturas do prédio, implantando rampas, adaptando banheiro, cuidando da altura dos mobiliário, aumentando os espaços entre, mesas e estantes, tipo do piso, localização de bebedouro e as cores dos ambientes.
Em pouco Tempo as coisas se encaixaram, o Ricardo já circulava pela creche, ia ao banheiro sozinho graças a adaptador sanitário para cadeira de rodas, brincava, as crianças foram contagiada com a alegria do Ricardo, aprenderam brincadeiras em que ele também poderia participar.
As conquistas foram se dando durante todo o ano letivo, a aprendizagem foi mútua, onde todos ganharam principalmente as crianças, que aprenderam a respeitar o limite e o tempo de cada ser humano.
2 DESENVOLVIMENTO
A Educação Inclusiva busca perceber e atender as necessidades de alunos com algum tipo de deficiência, hoje uma nova proposta vem transformando a Sociedade e ampliando a participação de todos os portadores de deficiência a escola. Porém para que a Inclusão possa realmente acontecer é fundamental que os Educadores estejam treinados, preparados e capacitados para tal atribuição, será?
“De um lado, os professores do ensino regular não possuem preparo mínimo para trabalhar com crianças que apresentem deficiências evidentes, por outro grande parte dos professores do ensino especial tem muito pouco a contribuir com o trabalho pedagógico desenvolvido no ensino regular, na medida em que têm calcado e construído sua competência nas dificuldades específicas do alunado que atendem” (SILVA e RETONDO, 2008, p. 28).
Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com
necessidades especiais:
[...]
III – professores com especialização adequada em nível médio
ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;(LDB art.59).
Será que realmente o que falta é apoio, medo ou a “preguiça” de lidar com o desconhecido, com o trabalhoso? Falam-se tanto em capacitação, mas só isso seria suficiente? Concordo que essa “capacitação”
...