Auditoria de qualidade
Tese: Auditoria de qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabricioper • 15/4/2014 • Tese • 962 Palavras (4 Páginas) • 629 Visualizações
INTRODUÇÃO
A auditoria da qualidade é um instrumento gerencial utilizado para avaliar as ações da qualidade prevista num sistema de qualidade.
É um processo construtivo e de auxilio a prevenção de problemas.
Um sistema de gestão da qualidade fornece uma estrutura de gestão que lhe prove controles necessários para lidar com os riscos e monitorar e medir o desempenho do seu negocio. Pode também ajuda-lo a melhorar sua imagem e reputação e lhe permite buscar melhorias através das comunicações internas e externas.
AUDITORIA
Auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas.
Auditoria é um exame analítico e pericial que acompanha o desempenho das operações contábeis expressas em um balanço.
As auditorias podem ser classificadas em: auditoria externa e auditoria interna.
• AUDITORIA EXTERNA;
É um exame independente e objetivo de um conjunto de demonstrações financeiras de uma organização, sendo conduzido com o objetivo de exprimir uma opinião sobre as Demonstrações Financeiras e apresentam de forma verdadeira e apropriada a posição financeira da empresa.
• AUDITORIA INTERNA;
Auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de garantia e consultoria, concebida para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização.
AUDITOR
Auditor é o profissional que examina cuidadosamente com o objetivo de averiguar se as atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se estas foram implementadas com eficácia e se estão adequadas à consecução dos objetivos. O auditor pode ser externo ou interno. Atualmente, o auditor interno tem a função de fiscalizar os processos da organização, analisando os procedimentos para determinar quais são mais produtivos e adequados às áreas. Já o auditor externo tem como tarefa principal analisar e validar as contas e saldos de balanço. Além disso, distribui-se em várias ramificações: auditoria de sistemas, auditoria de recursos humanos, auditoria da qualidade, auditoria de demonstrações financeiras, auditoria jurídica, auditoria contábil, etc.
DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE AUDITORIA INTERNA E AUDITORIA EXTERNA
De forma global, o trabalho executado pela Auditoria Interna é idêntico aquele executado pela Auditoria externa. Ambas realizam seus trabalhos utilizando-se das mesmas técnicas de auditoria; ambas têm sua atenção voltada para o controle interno como ponto de partida de seu exame e formulam sugestões de melhorias para as deficiências encontradas, ambas modificam a extensão de seu trabalho de acordo com as suas observações e a eficiência dos sistemas contábeis e de controles internos existentes.
Entretanto, os trabalhos executados pelos Auditores Internos e Externos têm suas diferenças básicas caracterizadas por:
Auditoria Interna
Auditoria Externa
A auditoria é realizada por um funcionário da empresa A auditoria é realizada através de contratação de um profissional independente
O objetivo principal é atender as necessidades da administração O objetivo principal é atender as necessidades de terceiros no que diz respeito à fidedignidade das informações financeiras
A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizada para desenvolver aperfeiçoamento e para induzir ao cumprimento de políticas e normas, sem estar restrito aos assuntos financeiros. A revisão das operações e do controle interno é principalmente realizada para determinar a extensão do exame e a autenticidade
...