Aula Prática Laboratorial
Ensaios: Aula Prática Laboratorial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: EAPRS • 2/10/2014 • 788 Palavras (4 Páginas) • 407 Visualizações
1- Introdução
Sempre que há atividades práticas, seja ela de qualquer natureza, se faz necessário ter um conhecimento de normas de segurança do trabalho, como também o conhecimento e domínio dos materiais que serão utilizados e manuseados. Neste caso, o material de estudo será o laboratório de química, quais principais cuidados que deve-se ter, e o uso correto das vidrarias que foram utilizadas.
Também é importante, mencionar quais normas regulamentadoras pertinentes ao laboratório, e o uso correto e obrigatório de equipamentos de segurança individual (EPI).
2- Objetivo
O objetivo deste relatório, é de relatar sobre os principais cuidados que foram abordados ao trabalhar no laboratório de química, como também relatar sobre alguns riscos que o laboratório apresenta, e quais foram os materiais de estudo apresentado na aula prática do dia 27 de agosto de 2014, Normas de Segurança do Laboratório e Manuseio de Vidrarias.
2.1- Principais Riscos
Os riscos no laboratório de química são bem abrangentes, pois se trata do uso de materiais ou substancia que em sua grande parte são nocivas a nossa saúde e bem estar.
Alguns destes riscos trata-se sobre o uso de substancias utilizadas, elas podem ser toxicas, explosivas, corrosivas ou inflamáveis. Outro risco é o uso do fogo para experimentos, como também o uso de vidrarias para transportar, misturar e aquecer algumas substâncias.
Todas estes riscos são diretamente perigosos, por isto o emprego de normas de segurança é de extrema importância, como também é necessário ter total atenção e obediência as normas do laboratório.
2.2- Cuidados
Sobre este tópico, os principais cuidados abordados são:
Estar ciente do que está fazendo, ter domínio dos processos utilizados;
Respeitar todas as advertências, normas, regras do laboratório;
Ter bons hábitos de higiene;
Ter autorização para manuseio, utilização de materiais inflamáveis, corrosivos ou explosivos;
Uso de EPI1 correto;
Ter a destreza necessária para manuseio de substancias toxicas;
Verificar se o laboratório apresenta a segurança necessária para trabalhar;
Uso correto de calças, calçados, e manter cabelo preso para total segurança.
3- Material de Estudo
3.1- Sala, Laboratório
Para se ter um laboratório adequado, este por sua vez tem que apresentar todas as condições necessárias para as aulas práticas. Uma condição básica é a iluminação2 em seu interior, nível de acústica3 adequado e se o laboratório tem programas adequados a brigadas de incêndio4.
3.2- Vidrarias
É de uso imprescindível em um laboratório, serve para fazer misturas, reações, aquecer substancias.
Principais vidrarias mostradas em aula:
Balão volumétrico: Serve para medições precisas de volumes exatos.
Bastão de vidro: Serve para fazer misturas.
Béquer: Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substancias sólidas.
___________________________________________________________
1- NR-6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI,
2- NBR 5413:1992 - Iluminância de interiores
3- NBR 10152:1987 - Níveis de ruído para conforto acústico
4- NBR 14276:1999 - Programa de brigada de incêndio
Bureta: Serve para realizar corretas dosagens volumétricas de algum reagente.
Erlenmeyer: Usado para mistura de soluções, tem como principal objetivo sua utilização para titulação, ele determina quantidade de uma determinada solução.
...