Aula-tema 03: Desenvolvimento Econômico Da China
Trabalho Escolar: Aula-tema 03: Desenvolvimento Econômico Da China. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jolsr • 9/4/2014 • 1.271 Palavras (6 Páginas) • 397 Visualizações
Aula-tema 03:
Desenvolvimento Econômico da China
Introdução:
Neste trabalho iremos abordar a economia na China e sua importância no comercio Internacional, traremos também informações sobre seu PIB, IDH, concentração de rendas, condições de trabalho, educação, habito de consumo e de qual maneira tem sido afetada pela crise na Europa em 2011, assim como solicitado na aula tema 3 de Desenvolvimento Econômico.
A China se transformou na segunda maior economia no mundo em 2010 quando atingiu o feito de ultrapassar o Japão.
Sendo o país mais populoso do planeta a China tem aproximadamente 1.350 bilhões de habitantes, seu (PIB) alcançou no ano passado (2013) 56,88 trilhões de iuanes (US$ 9,31 trilhões, ou R$ 21,7 trilhões), de acordo com dados do Escritório Nacional de Estatísticas do país, mesmo assim sua renda per capita ainda é considerada baixa, pois sua moeda é muito desvalorizada. Seu IDH é considerado médio com 0,699 e a mesma se encontra em 101° lugar no ranking mundial em 2012.
Hoje a China é a segunda potência comercial do mundo, perdendo apenas para os Estados unidos. Seu sucesso comercial é atribuído ao seu baixo custo de produção somado a uma combinação de fatores como mão-de-obra barata, boa infraestrutura, excelente nível de tecnologia, alta produtividade, em alguns casos, o não pagamento de licenças comerciais, a sua política governamental favorável e a uma moeda muito desvalorizada.
Em contra partida as condição de trabalho dos chineses ferem os direitos humanos, pois vão totalmente contra a legislação, a carga horária muitas vezes é acima da permitida, salários a baixo do piso, condições verdadeiramente desumanas.
Os principais produtos que a China exporta para o Brasil são os têxteis, estes são vestuários, equipamentos de automação, calçados, brinquedos, produtos plásticos, eletrônicos e eletrodomésticos.
Seus principais produtos:
Agrícolas: Arroz, batata, trigo, milho, soja, tabaco, legumes e as verduras e etc. No entanto a China foi o principal país de destino das exportações brasileiras de soja, tendo essas operações representado 27,19% do total exportado.
Mineração: Carvão, petróleo, chumbo, mineiro de ferro, enxofre, zinco, e etc. O mesmo ocorreu também com as exportações de minério de ferro, que representaram 19,5% do total exportado. O minério de ferro para a China é muito importante, pois esse produto é usado na fabricação de aço, o qual possui intensa procura no país. O produto brasileiro obtém uma vantagem no mercado chinês, devido o minério produzido pelas minas chinesas conter apenas 30% de teor de ferro.
Pecuária: Equinos, bovinos, búfalos, camelos, suínos, ovinos, caprinos, aves e etc.
As siderúrgicas brasileiras são competitivas nesse mercado. Concentração de produtos na pauta de exportação determina a concentração das empresas. Assim, as firmas que se tornaram as maiores exportadoras foram as que venderam soja, óleo de soja e minério de ferro para o mercado chinês.
A busca da redução de custos das siderúrgicas brasileiras é a principal razão da concentração da importação brasileira originária da China de carvão mineral. A China é o segundo maior exportador de carvão e vem deslocando o mercado mundial do líder, a Austrália.
Suas principais empresas aqui no país são:
1- Sinopec
Setor: Petróleo
Principais investimentos no Brasil: em 2010, comprou 40% das operações brasileiras da Repsol por 7,1 bilhões de dólares. No ano seguinte, adquiriu 30% da Galp no Brasil por 3,5 bilhões de dólares. A companhia também tem investimentos na OGX, de Eike Batista.
2- Chery
Setor: Automotivo
Principais investimentos no Brasil: construção de uma fábrica em Jacareí, interior de São Paulo, com investimentos de 400 milhões de dólares. A unidade deve começar a operar neste ano.
3- Sinochem
Setor: Petróleo
Principais investimentos no Brasil: em 2010, comprou, por 3 bilhões de dólares, 40% da Statoil no Brasil. O negócio contempla a exploração de petróleo na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.
4- Wuhan Iron An Steel Group Co.
Setor: Mineração
Principais investimentos no Brasil: em 2009, comprou pouco mais de 20% da MMX, braço de mineração de Eike Batista, por cerca de 400 milhões de dólares.
5- JAC
Setor: Automotivo
Principais investimentos no Brasil: construção de uma fábrica em Camaçari, na Bahia, com investimentos de 900 milhões de dólares. A unidade deve entrar em operação até o final de 2014.
6- Honbridge Holdings
Setor: Mineração
Principais investimentos no Brasil: em 2010, comprou do braço de mineração da Votorantim o Projeto Salinas - que inclui a exploração de minério, a construção de um mineroduto e um porto, em Ilhéus, na Bahia. A operação foi fechada por 390 milhões de dólares.
7- Foxconn
Setor: Tecnologia
Principais investimentos no Brasil: construção de unidades fabris no país para produção de componentes eletrônicos. O investimento mais recente foi anunciado em setembro do ano passado e contempla a construção de uma fábrica, com aporte de 1 bilhão de reais, em Itu, interior
...