Aula-tema 03: Falta De ética Gera Grandes Prejuízos
Trabalho Escolar: Aula-tema 03: Falta De ética Gera Grandes Prejuízos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maryliscampos • 31/3/2014 • 455 Palavras (2 Páginas) • 427 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Aula-tema 03: Falta de ética gera Grandes Prejuízos
NOME
Em uma cultura não ética, ou seja, indiferente ás questões morais, tudo acaba sendo permitido. O lucro passa a ser o objetivo supremo. Os escândalos financeiros envolvendo empresas prestigiadas e bem conceituadas mundialmente, como Enron, e Parmalat comprovaram como a falta de ética e transparência nas gestões empresariais abrem um buraco negro. Sem Escrúpulos, e com facilidades, muitas empresas se apoiaram em fraudes deliberadas para manter um crescimento artificial.
A gigante norte americana de energia, Enron, pede concordata em dezembro de 2001, após reconhecer práticas contábeis duvidosas que inflaram o volume de negócio do grupo e dissimularam uma dívida de US$ 22 bilhões.O ex-diretor de finanças da companhia Andrew Fastow admitiu, em julgamento realizado ser culpado de fraude e lavagem de dinheiro e se transformou na principal testemunha nos julgamentos do ex-presidente da Enron.Segundo ele, ambos foram responsáveis por uma série de acordos financeiros.
Falência fraudulenta da multinacional italiana Parmalat, com grande operação no Brasil, foi revelada em 2003, com a descoberta de um endividamento de US$ 11 bilhões de euros, que deliberadamente dissimulado há vários anos, por meio de um sistema fraudulento com base em desvios contábeis. Investimentos (usados para cobrir graves falhas), maquiar o balanço contábil usando empresas em paraísos fiscais ou inflar o lucro são considerados crimes, e é por isso que a justiça brasileira e a italiana, por exemplo, exigem um rodízio de como divulgar documentos manipulados..
A corrupção é um traço cultural, indicador de uma sociedade doente, nesse sentido a educação é fator principal para a democracia, ou seja, para a participação consciente implica estabelecerem-se mecanismos legítimos de pressão e instrumentos de controle. A prestação de contas como instrumentos de gestão com forte componente ético, é o meio de avaliar a integridade dos processos e a justeza dos objetivos. Corrupção sempre existiu, desde de a gênese da humanidade, mas é certo que o corrupto tem vida curta. Se a corrupção degrada o meio social, sua força não resiste, no entanto, a verdade, no tempo.
Preservar o desenvolver a consciência ética nos quadros humanos da organização é condição básica de garantia da excelência da imagem institucional. Mas isso não basta; é imprescindível que se reforce a imagem com ações concretas, não só para a comunidade organizacional interna, como também para o público externo.
Conclusão:
A educação empresarial é fundamento de uma ética consciente , construída a base de reflexão e experiência. É importante que se reforce, importa no que denominamos de renovação contínua, em que a organização torna-se comunidade vivencial de aprendizagem, em que todos são educadores e educandos. Essa é a dinâmica da vida consciente e inteligente, pois todos exercem influência no relacionamento enterpessoal.
Fonte: PLT
...