Avaliação Final de Filosofia
Por: Myrlen • 27/3/2016 • Exam • 935 Palavras (4 Páginas) • 338 Visualizações
[pic 1]
INSTITUIÇÃO: Universidade Federal do Amazonas (UFAM) CURSO: Psicologia
COMPONENTE: Introdução à Filosofia PROFESSORA: Jeane Torres
ACADÊMICO(A): SOFIA ELENA C. BARROS
PROVA
Responda as questões abaixo, conforme as orientações solicitadas em cada questão. Você deve criar o tema das suas dissertações a partir do conteúdo solicitado, sua resposta deve ser elaborada em forma de texto dissertativo, contendo no mínimo 25 linhas e no máximo 35 linhas.
1 – (5 pontos) Com base no estudo do texto “As idéias movem o mundo” de Mendonça, e as reflexões filosóficas do pensamento clássico (filosofia antiga) apresentadas por Danilo Marcondes, faça uma dissertação sobre a natureza humana com ênfase nas dimensões da racionalidade, experiência e sentimentos.
A filosofia, a racionalidade e a necessidade de esclarecimento das idéias Ao pensar o homem como ser racional, vemos a necessidade do mesmo de tentar explicar o mundo que o cerca. Primeiramente, com os pré-socráticos, com idéias centradas no mundo exterior e os elementos naturais e logo depois, com Sócrates, que entra como divisor de águas, com suas idéias voltadas mais para as questões ético-políticas, e o homem e seu papel como cidadão da polis.
O homem passa então, a interpretar o mundo num âmbito mais social de forma mais racional, mas também de forma empírica, ou seja, baseado em suas próprias experiências, considerando um mundo de infinitas possibilidades, pensamentos e idéias. Estas, tendo grande peso no mundo moderno, já que a sorte da humanidade se dá entre o debate de opostas linhas ideológicas.
Vale ressaltar que a filosofia não é um conjunto de ideais abstratos, mas exalta e propõe ao homem o exercício da sua racionalidade plena. Por isso, podemos afirmar que o ‘ser’ vale mais que o ‘ter’ para a filosofia, indo na contramão do que se prega no mundo moderno, onde o ‘ter mais’ geralmente significa ‘poder mais’, como foi problematizado por Aristóteles, em relação aos valores que envolvem a contradição entre essas leis: a riqueza material e o saber.
O mundo das idéias abrange várias dimensões da nossa natureza humana, como o sentimento, que, pode ou não variar de acordo com a idéia que fazemos dele. Como por exemplo, o amor. Para sentirmos ‘amor’, precisamos primeiramente, ter uma noção do que seja o amor.
Considerando, também, as muitas concepções que temos do amor e da prática do mesmo, que pode variar de uma cultura pra outra, e∕ou outros fatores. Assim como a vontade, que está relacionada às nossas concepções e idéias (como a idéia do bem e do mal, por exemplo) e ao desejo de realizá-las.
A idéia determina a vontade e a vontade leva ao ato. “A idéia do bem é sempre um obstáculo à prática do mal”, segundo Tomás de Aquino. E a clareza dessas idéias determina a concretização das ações humanas. Para pensar o mundo e a nossa realidade, é que se faz necessária a filosofia, que procura esclarecer essas idéias, vendo-as como o único e efetivo meio para solucionar os problemas a que estamos inseridos como sociedade
2 – (5 pontos) Com base no estudo do texto “Realidade, ou alucinação coerente” de Mendonça, e os argumentos da física quântica apresentados no filme “Quem Somos Nós”, disserte sobre as relações humana consigo mesmo (mente), com a sociedade e o mundo em que vivemos, dando ênfase as contingências e possibilidade da vida humana.
A realidade como fenômeno, a subjetividade humana e as possibilidades.
Em algum momento da vida, o homem já sentiu, ou sente a necessidade de questionar a veracidade do mundo a sua volta. Tudo aquilo que vemos, nossas concepções de mundo, nossas crenças e ideologias e se de fato, conhecêmo-nas além das nossas impressões isoladas, ou seja, se as impressões que temos da nossa realidade está, de fato, coesa com a ordem existente no real ou está sendo constituída de forma subjetivada às nossas considerações pessoais, vislumbrando uma impressão fantástica do mundo.
...