Avaliação A Distância
Exames: Avaliação A Distância. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NATANSD • 30/10/2013 • 633 Palavras (3 Páginas) • 263 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Disciplina: Socioeconomia e Geopolítica
Curso: Direito
Professor: AGOSTINHO SCHNEIDERS
Nome do aluno: NATÃ SOTÉRO DEMÉTRIO
Data: 24/10/13
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1
Durante meados do século XIX, Marx e Lênin estudaram exaustivamente a categoria Formação Econômica e Social na Europa; e Santos (1977) a estudou no século XX. Todos os autores chamam atenção para a dificuldade de se compreender a formação das dinâmicas sociais que criam e transformam as formas. Estas, no entender dos autores, organizam-se muito antes do momento em que atuam sobre o espaço, desconsiderando o fator histórico que ele representa, sendo aliadas à história local fundamentada na compreensão da realidade a serviço do homem. Portanto, não é possível ignorar o elemento espaço e sim analisá-lo em profundidade, pois esta relação representa a noção de formação socioespacial.
A partir deste enunciado e das leituras indicadas até agora, explique o papel do espaço geográfico aliado ao papel da sociedade no que representa as formações socioespaciais. Elabore um texto de no mínimo 10 e no máximo 20 linhas, citando todas as suas fontes de pesquisa além do livro didático e dos vídeos indicados no EVA. (5,0 pontos)
RESPOSTA:
A partir da identificação do processo social como; também, um processo espacial, Santos propõe o conceito de formação sócio-espacial (ou formação espacial) Para Santos, a categoria de formação econômica e social só pode ser analisada através da noção de totalidade na qual a ordem espacial é paralela à ordem econômica, social e política. Neste sentido, as formações econômicas e sociais existem devido aos seus aspectos concretos que permitem levar em conta a especificidade de cada sociedade tomada como uma realidade historicamente determinada e fundada sobre uma base territorial.
DI MÉO (1985) entende que, além das instâncias econômicas e político-ideológicas existem as instâncias geográficas como determinações das formações sócioespaciais. Estas instâncias são expressas através da associação interativa da natureza e das realizações humanas, traduzidas pelo processo simultâneo de ocupação e produção do espaço. Este constitui, por fim, um produto sócio-econômico herdado da história e aberto à mudança social.
Questão
...