Avaliação De Desempenho
Artigos Científicos: Avaliação De Desempenho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tayamador27 • 20/11/2013 • 838 Palavras (4 Páginas) • 324 Visualizações
1. Avaliação do desempenho
Em uma avaliação da Organização,estamos responsáveis por analisar os níveis de desenvolvimento sustentável de um projeto industrial,o desempenho das empresas ou ONG's,a aprendizagem de alunos etc. Essa avaliação conta com a ajuda de atores, que estão divididos entre decidores (possuem legitimidade para decidir), envolvidos (estão submetidos às conseqüências da avaliação) e os analistas (consultores externos que orientam,a pedido dos outros integrantes).
A avaliação é dividida em dois tipos:
-Avaliação final: ao fim da atividade
-Avaliação permanente: realizada ao longo da execução da atividade
Ambas possuem referência em algum modelo que não é necessariamente explicitado, e nem por isto sua avaliação deixa de ser fruto de um determinado ponto de vista.
Todo modelo de avaliação,seja ele subjacente ou explícito,possui um critério de norma de confronto,avaliação e escolha. Esses critérios são adotados para a avaliação e tomada de decisão, e são distinguidos de acordo com o mundo em que vivem.
-Mundo objetivo: critério cognitivo (verdade,objetividade)
-Mundo social: critérios éticos e políticos (conforme normas legais e morais)
-Mundo subjetivo: critérios estéticos e pessoais (autenticidade, expressividade)
Apesar desses critérios pré-estabelecidos,a prática obrigou os atores a utilizar a Teoria da Decisão,que se preocupa em criar métodos multicritérios. Um exemplo de escola americana que usa o multicritério é o Dow Jones Corporate Sustainability Assessment Criteria: ela faz com que cada critério seja representado por uma função de utilidade marginal, e logo após eles serão sintetizados em um único critério.
Já a escola européia da Teoria de Decisão é mais rigorosa,a modelagem das preferências são realizadas a partir das relações binárias com subordinação. B. Roy definiu três critérios a serem obedecidos por uma família coerente de critérios:
-Ser exaustiva: não esquecer os detalhes do problema
-Ser coesa: um papel isolado do critério deve ser ligado ao conjunto
-Não ser redundante: nenhum critério é dispensável
2. Indicador
São os procedimentos que associam práticas sociotécnicas a escalas,descrevendo as hierarquias de preferência nos estados do mundo.
As escalas às vezes parecem com uma régua graduada: quanto mais acima,mais preferível a prática. Outras vezes,parecem arquivos de aço em que as gavetas se ordenam numa relação de preferência,podendo reinar também a indiferença entre as práticas.
3. Indicadores e seus objetivos
Os indicadores servem para:
-Definir as metas da organização e de cada processo
-Acompanhar o desenvolver do processo
-Localizar áreas que precisam de medidas corretivas
-Redefinir objetivos
Cada área da organização tem sua rotina de avaliação e medida de correção. Eventualmente ocorrem auditorias,cujo os resultados são registrados por escrito e comunicados à administração e aos avaliados.
O objetivo desta avaliação é provocar resposta positiva aos envolvidos,levando melhoria aos processos.
4.Características desejáveis de um indicador
-Revevância política
-Solidez e confiabilidade analítica
-Mensurabilidade
Sendo mais específico,cito também as conveniências:
-Ser baseado nos requisitos dos clientes
-Ter integração com a estratégia da empresa
-Ser mensurável,etc
Existem também fatores que limitam o uso dos indicadores,como a indisponibilidade dos dados exigidos,além da dificuldade de definição das expressões matemáticas.
Já na parte prática,os gerentes visam o rendimento e não a melhoria nos processos,o que cria uma mentalidade voltada para o rígido cumprimento das metas.
5. Tipos de indicadores
Como já vimos,existem indicadores finais e indicadores permanentes,porém,também é comum
...