Avaliação De Desempenho
Projeto de pesquisa: Avaliação De Desempenho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tbm1234 • 22/10/2014 • Projeto de pesquisa • 2.835 Palavras (12 Páginas) • 301 Visualizações
Avaliação de desempenho é uma técnica que auxilia a empresa a ter uma visão mais objetiva do desempenho e do potencial de cada funcionário. É uma ferramenta que permite avaliar e mensurar, de modo objetivo e sistematizado, como cada funcionário está desempenhando seu papel, e se ele está ou não correspondendo ao esperado de sua função. Neste artigo foi selecionada uma empresa do ramo jurídico, aqui nomeada como Pontes Advogados & Associados, para a fundamentação de nosso estudo com o intuito de propor um método de Avaliação de Desempenho adequado ao contexto da equipe de trabalho da empresa. O ambiente da organização é caracterizado pela falta de motivação e satisfação dos subordinados em relação a chefia, que é classificada como uma liderança de perfil autoritário, perfil este que é conhecido por exercer sua posição de poder de forma severa e altamente crítica com sua equipe, que é altamente cobrada por suas atividades e dificilmente recompensada de forma positiva por sua liderança. As indiferenças dessa relação hierárquica problemática, reflete em um ambiente organizacional opressivo e com grandes dificuldades no quesito comunicação, que apresenta-se defeituosa e muitas vezes inexistente entre os integrantes.
A partir de estudos e pesquisas a proposta de melhoria para a organização é integrar às rotinas organizacionais um método de avaliação de desempenho, que deve ser aplicado periodicamente para a identificação de pontos de melhoria e de pontos fortes da equipe, como forma de levantar as necessidades de cada colaborador e exaltar o bom desempenho de cada indivíduo. No desenvolvimento da pesquisa um modelo de avaliação é sugerido e apresentado de acordo com as necessidades organizacionais, e é também explicado sua forma de aplicação e quais os resultados esperados, a partir da implantação e execução dessa atividade, em relação aos colaboradores, ao líder e ao clima organizacional. Acreditando na melhoria expressiva da produtividade da equipe a partir do momento em que suas necessidades são compreendidas e, corretamente, administradas pela liderança, obtendo melhor interação e comunicação entre os integrantes desta empresa.
Palavras-chave: Desempenho, necessidades, comunicação.
1. INTRODUÇÃO
A avaliação de desempenho é o processo que viabiliza a comunicação interna da organização a fim de criar um ambiente melhor para se trabalhar, além de aumentar a produtividade, motivação e desenvolve um bom relacionamento entre a equipe, buscando atrair, valorizar e fortalecer a relação entre o colaborador com a organização, com intuito de gerar satisfação, fidelidade e comprometimento dos funcionários, sendo esta a chave para o sucesso da empresa e do colaborador.
Para desenvolver esse trabalho foi selecionada uma empresa no ramo jurídico, Pontes & Advogados Associados.
Ao realizar a pesquisa de campo, nos deparamos com o seguinte obstáculo: Implantar um método de desempenho que estimule o potencial dos funcionários, indicando suas necessidades de comunicação entre colaboradores e gestor, com o intuito de entender os objetivos da gerência e expressar a opinião dos subordinados em relação ao desempenho da chefia. E como implantar a avaliação de desempenho em uma micro empresa onde os funcionários são desmotivados e o gestor fechado para opiniões externas?
Utilizando os conceitos sobre Avaliação de Desempenho, este trabalho tem como objetivo principal pesquisar, analisar e sugerir alternativas de melhorias com relação a comunicação interna, com intuito de motivar o colaborador e fazer com que o mesmo comece a se sentir parte da empresa, como alguém que faça falta dentro do ambiente de trabalho, dessa forma fazendo com que o próprio funcionário se sinta valorizado dentro da organização, gerando assim um comprometimento e maior satisfação.
1.1 OBJETIVOS
O principal objetivo deste trabalho é demonstrar como a escolha e a implantação certa das ações de Avaliação do Desempenho poderá ajudar a empresa a aumentar o comprometimento e a motivação dos seus funcionários.
1.1.1 Objetivo Geral
O objetivo geral deste trabalho é identificar e avaliar quais as ações de Avaliação de Desempenho já existem na organização e quais poderão ser utilizadas na empresa Dal Pont Advogados & Associados e propor a reformulação e a utilização das mesmas para que haja uma melhora de comprometimento e na motivação dos seus funcionários.
1.1.2 Objetivos Específicos
a) Alcançar melhor clima organizacional;
b) Proporcionar mecanismo de diálogo entre subordinados e gestor;
c) Identificar necessidades de aprimoramento.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Segundo Gil (2001), a avaliação de desempenho constitui um meio para desenvolver os recursos humanos da organização. Graças a ela, torna-se possível: definir o grau de contribuição de cada colaborador para a organização; identificar os que possuem qualificação superior à requerida pelo cargo e em que medida os programas de treinamento têm contribuído para a melhoria do desempenho dos colaboradores; promover o auto conhecimento e o autodesenvolvimento do grupo; obter apoio para redefinir o perfil requerido dos ocupantes dos cargos, para remuneração e promoção; adquirir auxilio para elaboração de planos de ação para desempenhos insatisfatórios. (GIL,2001, p. 149). ”A avaliação do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento futuro” (PONTES, 1996, p. 22). Avaliar o desempenho de um funcionário não está ligado somente ao estímulo salarial, mas ao desenvolvimento individual e organizacional possibilitando através da mensuração do desempenho tomar decisões acerca do colaborador e sua carreira.
Nunca foi tão importante conhecer e identificar as necessidades e os anseios
dos colaboradores como é no mundo corporativo vivido atualmente. Entretanto conhecer as necessidades dos funcionários não é o suficiente, o mais importante é compatibilizá-las com sua atuação e atividades exercidas no trabalho. Segundo Chiavenato (1994, 101) "as necessidades ou motivos não são estáticos; ao contrário são forças dinâmicas e persistentes que provocam comportamentos". São muitos os aspectos da vida que fazem com que as necessidades ou motivos pelos
...