Aço E Ferro
Dissertações: Aço E Ferro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pascuti • 27/2/2015 • 376 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
Definição de Aço
O aço é uma liga metálica formada principalmente de ferro e carbono, possui maior aplicação que o próprio ferro e pode ser usado para produzir outras ligas. É uma liga metálica composta por aproximadamente 98,5% de Fe (ferro), 0,5 a 1,7% de C (carbono) e traços de Si (silício), S (enxofre) e P (fósforo). Portanto, o seu componente principal é o metal ferro, obtido em siderúrgicas por meio do seu principal mineral, a hematita, Fe2O3.
Curiosidades
Graças a sua versatilidade e propriedades o aço foi um elemento fundamental à Revolução Industrial, mas nem por isso tornou-se datado. Por agredir pouco o meio ambiente e ser altamente reciclável, ele adequa-se totalmente às necessidades atuais da indústria, sendo por isso uma matéria-prima ecologicamente correta.
Definição de Ferro
O ferro é um metal muito utilizado pelas indústrias. É encontrado na natureza na forma de minério. O minério de ferro apresenta-se nas jazidas misturado com impurezas e terra. Após passar por um processo de limpeza e purificação, o minério de ferro é levado para fornos de alta temperatura nas siderúrgicas. Neste processo ele e transformado em ferro gusa, de consistência dura, porém quebradiça.
Curiosidades
Conhecido pela sua utilização vasta em função de ser barato e resistente, apesar da oxidação pelo componente oxigênio do ar, formam ligas importantes na indústria tais como o aço-carbono que é uma mistura de ferro e carbono, misturado com níquel e cromo, origina o aço-inoxidável, presente em inúmeras estruturas metálicas.
Diferenças entre o Aço e o Ferro
Para quem trabalha em empresas que tenha como matéria prima o aço e ferro é fácil distinguir as suas diferenças. Porém, ainda existem uma certa confusão. “No caso do ferro gusa (fabricado no Alto forno) e o aço (produzido na Aciaria) tem como principal distinção o teor de carbono com valores abaixo de 2,1%, no aço, e 2,1%, acima, no ferro gusa”.
No que diz respeito a grande diferenciação entres os metais, é que o aço sólido é deformável mecanicamente (no processo chamado laminação) sem comprometer a sua estrutura. Mas, quando o teor de carbono ultrapassa a marca dos 2,1%, é necessário que o material esteja em forma líquida para ser moldado. “Em outras palavras, quanto maior o teor de carbono, menor a ductilidade (o grau de deformação que um material suporta antes da sua quebra)”.
Bibliografia:
http://www.jomafer.com.br/noticias/curiosidades-sobre-o-aco
http://www.infoescola.com/elementos-quimicos/ferro/
http://www.brasilescola.com/quimica/aco.htm
http://www.thyssenkrupp-csa.com.br/pt/noticias/comunicado-a-imprensa/single-view/archive/2013/01/04/article/ferro-x-aco-voce-sabe-a-diferenca.html
...