BENTO GONÇALVES - RIO GRANDE DO SUL
Trabalho Universitário: BENTO GONÇALVES - RIO GRANDE DO SUL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: negritudeblack • 26/11/2014 • 961 Palavras (4 Páginas) • 300 Visualizações
BENTO GONÇALVES – RIO GRANDE DO SUL
Bento Gonçalves foi habitada inicialmente por indígenas e, até 1870, chamava-se Cruzinha, por ser o local onde morreu e foi enterrado um “tropeiro”, cuja função era abrir estradas. Por ato do Presidente da Província de São Pedro, com o objetivo de ampliar a área de colonização, foram criadas as Colônias Dona Isabel e Conde D’Eu, hoje Bento Gonçalves e Garibaldi, respectivamente.
Localizada na região dos vinhedos, tem como atração principal o Parque Fenavinho, onde acontecem feiras, exposições e eventos esportivos e culturais, além de seus inúmeros atrativos naturais.
O binômio móvel-vinho é responsável pela base econômica do município, destacando-se, ainda, com forte presença, outras atividades como o setor metalúrgico, alimentício, têxtil, artefatos de couro e borrachas, artes gráficas e o setor plástico, que apresenta as melhores perspectivas de crescimento dentro do atual contexto econômico. Quanto ao comércio, Bento Gonçalves oferece qualidade e variedade de produtos, propiciando, assim, boas compras.
O município tem cerca de cem mil habitantes e oferece toda a infraestrutura necessária para que os visitantes possam desfrutar da gastronomia, do lazer, dos costumes e das tradições do hospitaleiro povo Bento-Gonçalvense. Hoje, Bento Gonçalves, pelo referencial turístico que possui, desenvolve a atividade que ganha expressão econômica a cada ano, especialmente no turismo rural e de negócios.
Grandes ou pequenas, coloniais ou industriais, todas turísticas, as cidades da zona da serra se destacam por seus vinhos e cantinas. Uma infra-estrutura de primeira linha oferece boas opções de hospedagem e da gastronomia típica italiana.
Caxias do Sul possui uma indústria bem desenvolvida, Garibaldi é o maior produtor de champanhe do País e Bento Gonçalves produz vinho de mesa de qualidade. Em horário comercial, as cantinas abrem suas portas para visitação e degustação.
Como chegar: distâncias de São Paulo -1233km
distâncias Porto Alegre – 115 km
Hotéis e Pousadas:
12 Hotéis
24 pousadas
Clima em Bento Gonçalves: Subtropical
Área de Bento Gonçalves: 383 Km²
Habitantes por Km² (2006): 272.64
Fundado em 11/10/1890 (Ato nº. 474)
Município de Origem: Montenegro
Mesoregião: Nordeste Rio-Grandense
Microregião: Caxias do Sul
Cidades limítrofes com Bento Gonçalves: Farroupilha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Veranópolis, Muçum, Santa Tereza e Nova Roma do Sul.
Atrativos Turísticos:
Pipa Pórtico
Igreja Cristo Rei
Maria Fumaça
Epopéia Italiana
Faces, o vinho da Copa
Via Vel vino
Monumento ao Gen. Bento Gonçalves
Igreja Santo Antônio
Igreja Metodista
Monumento ao Imigrante
Igreja São Bento
Museu do Imigrante
Fundação Casa das Artes
Tour de Compras: Lojas, cafeterias, restaurantes, muitas as opções a sua escolha. Possibilidade de vivenciar o dia-a-dia nas ruas mais charmosas da cidade.
BENTO CITY TOUR: Conheça a história do município através de monumentos, parques, construções e obras de arte.
TOUR VIA DELVINO: Conheça o coração da cidade, local onde se desenvolveu a vida social e econômica de Bento Gonçalves.
VALE DOS VINHEDOS: Uma harmonização perfeita entre os melhores vinhos, gastronomia e paisagens apaixonantes nas quatro estações do ano. A devoção aos santos, o dialeto vêneto e, principalmente, o cultivo da videira e a produção do vinho, marcas da imigração italiana, continuam vivas, possibilitando toda experiência em torno dessa nobre bebida. Pequenas propriedades dividem espaço com vinícolas renomadas. Imperdível, merece sua visita e o seu brinde.
CAMINHOS DE PEDRA: A arquitetura e os costumes dos imigrantes italianos permaneceram preservados nos Caminhos de Pedra. Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul, esse roteiro com 12 km de extensão resgata o passado em busca da valorização dos costumes dos imigrantes italianos. As centenárias casas de pedra incluem moinhos, cantinas coloniais, casa de massas caseiras, teares, casa de doces e muito mais, deixando lado a lado a história e as experiências de vida dos imigrantes e seus descendentes.
PASSEIO MARIA FUMAÇA: Num passeio de 23 km, uma locomotiva do século XIX oferece a você uma surpresa em cada estação. Shows folclóricos e degustação de vinhos e espumantes tornam este passeio inesquecível.
...