Atividade Pratica Supervisionada de Jogos e Brinquedos na Educação Infantil.
Por: RUTHDIAS32 • 18/8/2016 • Trabalho acadêmico • 745 Palavras (3 Páginas) • 720 Visualizações
- DESENVOLVIMENTO
- ANALISE DA OBSERVAÇÃO DO FAZ - DE – CONTA
A criança observada chamava-se Jhennifer Lavinne Bittelli pereira, tem 5 anos de idade e o faz-de-conta observado foi uma brincadeira de bonecas na qual Jhennifer era uma professora e suas bonecas era os alunos, Jhennifer estava imitando a professora da sua escola, pois se identificara por Conceição que segundo a sua mãe é assim que se chama a professora de Jhennifer, no faz-de-conta desta criança pudemos perceber que ao transferir o contexto social em que vive ela imita um fato bastante presente nos adultos a “ordem” percebemos este fator importante quando ao interagir com as bonecas Jhennifer se impõe dizendo “todos sentados” ou “Paulo sente-se direito”. Além de fingir ser outra pessoa, ela brincava sozinha com suas bonecas, como suporte da brincadeira além das bonecas utilizava quadro negro e giz, usava salto alto de sua mãe, batom e um crachá. Assim segundo Edda Bomtempo:
[...] A interpretação do papel do adulto pela criança é uma forma original de simbolização. A criança passa do brinquedo cujo conteúdo básico é a reprodução das atividades dos adultos com objetos para o brinquedo cujo conteúdo básico torna-se a reprodução das relações de adultos entre si ou com crianças [...], a criança reproduz do adulto ou do contexto social, por tanto a observação da criança em relação ao adulto é observá-lo e imitá-lo.(Kishimoto,1996, p.63)
Portanto a respeito da observação feita em campo pode-se perceber que o faz de conta faz parte da imaginação da criança onde o ponto principal é a representação e que para essa criança o faz-de-conta é uma verdade que para ela é real, ou seja, para ela não é apenas uma representação, pois ela faz da brincadeira o seu mundo e se envolve com ele.
- O FAZ-DE-CONTA
O faz-de-conta é marcado pela imaginação da criança é nele que a criança pode ser tudo o que possa imaginar e se assim o desejar, pode imitar o pai, a mãe a professora, médicos, policiais, animais dentre outros, portanto podemos dizer que o faz-de-conta ajuda de forma significativa na vida das crianças e é através da representação do contexto social que ela conhece o mundo de seu jeito à sua maneira mais conhece.
Segundo Kishimoto (1996) a brincadeira de faz-de-conta também conhecida como simbólica, de representação de papeis ou sociodramática, é que deixa mais presente a situação imaginária. Ela surge com o aparecimento da representação e da linguagem, em torno de 2/3 anos, quando a criança começa a alterar o significado dos objetos, dos eventos, a expressar seus sonhos e fantasias e a assumir papéis presentes no contexto social. (KISHIMOTO, 2001, P.39)
- O FAZ-DE-CONTA E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
Segundo Kishimoto (2001) a brincadeira é o lúdico em ação. O que entendemos por isso é que ao brincar a criança se envolve com a brincadeira e a transforma, mudado muitas vezes o sentido da brincadeira com o mesmo brinquedo.
Como vimos na matéria de Jogos e Brinquedos na Infância a brincadeira lúdica tem por objetivo proporcionar as crianças o prazer em brincar, e é através deste prazer pelo o aluno no processo de brincar que acreditamos que o faz-de-conta pode fazer parte do contexto escolar para ajudar na aprendizagem dos alunos.
...