TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BUREAURRATH ATUAL E SUA VISÃO MUNDIAL

Tese: BUREAURRATH ATUAL E SUA VISÃO MUNDIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Tese  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

forma, tanto o patrimonialismo, quanto a burocracia ainda estão presente apesar de prevalecer o gerencialismo.

O excesso de burocratização, de formalismo e despersonalização, é a principal origem das disfunções da burocracia. Esse excesso resulta na concepção popular de mentalidade estreita, incapazes de tomar decisões e pensar por conta própria.

Para desenvolvimento desse artigo foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica e eletrônica. O objetivo desse artigo é contextualizar a evolução dos modelos teóricos de administração publica, passando pelas disfunções e finalizando no modelo utilizado atualmente.

2 - O BUROCRATA ATUAL E SUA VISÃO DE MUNDO

Podemos definir burocracia como um excesso de procedimentos que uma pessoa ou empresa deve tomar para obter algo. A burocracia dificulta a criação de empresas e o financiamento da economia. Outro problema é que, num mercado internacional disputado, a burocracia brasileira torna o produto nacional mais caro e menos competitivo.

As criticas ao modelo burocrático não se restringem apenas ao campo da administração pública. Há muito tempo as teorias da administração geral já apontavam a necessidade de maior flexibilidade nas organizações, tanto que, ao mesmo tempo em que criticavam a burocracia e suas disfunções, as pessoas defendiam uma aproximação com a gestão privada e as técnicas gerenciais por ela utilizadas.

A administração burocrática entra em crise juntamente com o estado de bem estar social, após a década de 70, decorrente a crise fiscal. De um lado os governantes se viam pressionados pelas demandas crescentes da população por políticas públicas, de outro lado, não tinham recursos para suprir estas demandas. Para conseguir gerar serviços com menos recursos era preciso ser eficiente, e, a burocracia estava longe disso.

O gerencialismo tem uma ligação estreita com a adoção de práticas de administração privada na gestão das organizações publicas. É dessa forma que o setor público assume o discurso da modernização, da orientação para clientes, da flexibilidade da estrutura enxuta e desburocratização, focando em resultados e no próprio cidadão. Hoje em dia contamos com ferramentas de gestão de qualidade total, planejamento estratégico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com