Bacia Hidrografica
Exames: Bacia Hidrografica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: FDSM • 22/9/2014 • 1.393 Palavras (6 Páginas) • 282 Visualizações
Respostas
01- É crescente a demanda pelo uso dos recursos naturais, estudos procura estabelecer de forma sistematizada uma referência sobre Planejamento e Gerenciamento de Bacia Hidrográfica, cuja degradação ambiental está tipicamente caracterizada por: solos empobrecidos e erodidos, instabilidade hidrográfica, produtividade primária reduzida e diversidade biológica ameaçada, sendo possível avaliar de forma integrada as ações humanas sobre o ambiente e seus desdobramentos no equilíbrio hidrológico, presente no sistema representado pela Bacia Hidrográfica. Definida como um conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes, um sistema que compreende um volume de materiais, predominantemente sólidos e líquidos, próximos à superfície terrestre, delimitado interno e externamente por todos os processos que, a partir do fornecimento de água pela atmosfera, interferem no fluxo de matéria e de energia de um rio ou de uma rede de canais fluviais. Inclui, portanto, todos os espaços de circulação, armazenamento, e de saídas de água e do material por ela transportado, que mantêm relações com esses canais.
02- Numa bacia hidrográfica os processos de circulação de matéria e de energia que nela se operam, não envolvem apenas os canais fluviais e planícies de inundação, mas incluem as vertentes, nas quais os processos internos são de suma importância. Para reconhecer os limites espaciais de bacias hidrográficas é necessário, considerar em primeiro lugar a distribuição espacial do conjunto dos processos envolvidos em todos os subsistemas.
03- Um longo tempo foi necessário para que os limnólogos e engenheiros iniciassem sua interação na gestão das águas. O tratamento da água, na abordagem tradicional da engenharia advém da concepção de que com a tecnologia qualquer água é possível ser transformada em água potável. Mesmo sendo verdade, os altos custos do tratamento tornam inviável a produção de água potável.
Quando se trata de gerenciamento de bacia hidrográfica as medidas de prevenção são as melhores aliadas, sobretudo porque esse gerenciamento deve ser planejado com objetivo duradouro, isto é, de longo prazo, pois medidas preventivas são menos dispendiosas do que as corretivas.
Prevenção de problemas na qualidade da agua.
Menos desperdício
Horizonte de longa duração
Aumento da capacidade preventiva
Prevenção da poluição
Reciclagem de material.
04- Quatro medidas de recuperação citadas por Tundisi (2003);
• Introdução de corredores de florestas de espécies nativas na bacia hidrográfica.
• Controle da erosão para diminuir assoreamento (Tundisi et al., 2003).
• Tratamento de esgotos domésticos, várias técnicas ecotecnológicas.
• Tratamento dos efluentes industriais e reuso da água.
Os Corredores Ecológicos são considerados atualmente uma das principais estratégias de conservação da biodiversidade em todo o mundo. O objetivo é reduzir a fragmentação dos remanescentes florestais. Já o processo de assoreamento numa bacia hidrográfica encontra-se intimamente relacionado aos processos erosivos, uma vez que são estes que fornecem os materiais que, ao serem transportados e depositados, darão origem ao assoreamento. Assoreamento e erosão são dois processos diretamente proporcionais na dinâmica de uma bacia hidrográfica: quando aumenta a erosão, haverá o consequente aumento do assoreamento em algum lugar a jusante na bacia hidrográfica. Um processo que se deve dar grande importância também é o tratamento de esgotos domésticos a falta de tratamento dos esgotos e condições inadequadas de saneamento podem contribuir para a proliferação de inúmeras doenças além da degradação do corpo da água. Doenças que podem ser transmitidas pela disposição inadequada dos escotos. Não podendo esquecer uma razão muito importante para tratar os esgotos é a preservação do meio ambiente. Sedo que o mesmo causa sérios danos tanto na vida humana como na dos animais. Pra finalizar não poderia deixar de falar do reuso. O processo de utilização da água por mais de uma vez. A água de reuso tratada é produzida dentro das estações de tratamento e pode ser utilizada para inúmeros fins, como geração de energia, refrigeração de equipamentos, em diversos processos industriais, lavagem de ruas e pátios, desobstrução de rede de esgotos e lavagem de veículos.
A escassez de água nos grandes centros urbanos e o aumento de custos para sua captação e posterior tratamento, devido ao aumento do grau de poluição das fontes de água, faz do reuso de água um tema de enorme importância nos dias atuais.
05- Mudanças de atitudes, tanto de gerentes como do público, são necessária para obter sustentabilidade para as gerações futuras. Os gerentes devem considerar as atividades seguintes como aplicáveis à interação bacias hidrográficas.
• Introduzir tecnologias com métodos não agressores ao meio ambiente, como tecnologia e engenharia ecológica.
• Empregar abordagens de gerenciamento integrado. Integrar gerentes com engenheiros, cientistas e a comunidade local.
• Implementar programas para reciclagem de materiais, visando à redução da poluição das águas. Essas atividades visam garantir:
a) desenvolvimento controlado capaz de garantir a manutenção, a longo prazo, dos recursos hídricos e minimizar os efeitos sobre esse ou outros recursos;
b) que não se esgotem opções para um desenvolvimento futuro;
c) que a eficiência no uso da água ou de outros recursos seja o elemento-chave da estratégia de seleção.
...