Base histórica e teórica e metodológica do serviço social III
Projeto de pesquisa: Base histórica e teórica e metodológica do serviço social III. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2434 • 14/5/2014 • Projeto de pesquisa • 873 Palavras (4 Páginas) • 339 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III
PROFA. EAD- MS. ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social III
Relatório Final da disciplina de Fundamentos Históricos e Teóricos - Metodológicos do Serviço Social III, apresentado com a finalidade de avaliação da turma de 2013.4, turno noturno do curso de serviço social. Centro de Educação a Distância – Anhanguera Uniderp – Pólo de Irecê na Bahia.
PROFA. EAD- PROFA. EAD- MS. ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES
2013
Resumo
O trabalho relata sobre os aspectos importantes da vida do Assistente Social, trazendo ao nosso entendimento em relação à vida e ação de um profissional na área de Serviço social. Abordando também sobre as dificuldades que cada profissional enfrenta em conseguir emprego e levando em conta até mesmo às diferenças salariais dos profissionais da área de Serviço Social. Com este trabalho podemos compreender e identificar a área de atuação do Assistente Social nos setores como: Setor Público, Setor Privado e Terceiro Setor, e levando em consideração os direitos sociais para os cidadãos do nosso país, conhecemos e entendemos melhor sobre o que é Assistencialismo e Filantropia, podendo compreender que os assistentes sociais não têm muito haver com o assistencialismo. Deixando bem claro que cada um deles representa na vida de cada cidadão e também na vida profissional do assistente social.
Introdução
O serviço social vem se destacando a cada dia, sua demanda no mercado de trabalho vem aumentando. E a área que mais se destaca para emprego é a área da saúde, e logo depois vem à área de politica de assistência social. Hoje precisamos de assistentes sociais em diversos órgãos, privado, públicos e terceiro setor, dando como exemplo, secretaria estaduais e municipais de assistência social, hospitais, clinicas, centros de saúde, presídios, abrigos, creches, escolas, sindicatos, conselhos, secretarias municipais, estaduais, ministérios e ONGs, que tem como objetivo gerar serviços de caráter publica. Segundo o conselho federal de serviço social CFESS, a ao todo cerca de 74 mil profissionais, hoje o quadro de desemprego do assistente social é reduzido segundo a presidente do CFESS Ivanete Boschetti.
Os desafios encontrados na profissão são a desigualdade de salário que é muito grande pelo Brasil principalmente no interior do país , falta de oportunidade no mercado de trabalho. A profissão que escolhemos é muito importante para a sociedade, pois lutamos pelos direitos e igualdade social.
Filantropia é a atitude de ajudar ao próximo seja ela através de donativos como roupa, comida, dinheiro e etc. a relação entre filantropia e serviço social é ambos tem a atitude de ajudar ao proximo e tem a ação de contribuir para uma sociedade melhor e também esta relacionada com poder dar algo até mesmo tempo e atenção para outras pessoas.
Assistencialismo é a doutrina ou pratica politica que defende assistência aos mais carentes da sociedade. O assistencialismo junto com o serviço social tem como doutrina basear-se no conceito de assistência e lutar pela dignidade
...