Batalha De Palavras Jogo Pedagógico
Ensaios: Batalha De Palavras Jogo Pedagógico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KauanGabriel • 29/9/2013 • 703 Palavras (3 Páginas) • 2.504 Visualizações
BATALHA DE PALAVRAS
Nuta do jogo
Vence o jogo quem tiver mais fichas ao final.
Jogadores
2 jogadores ou duplas
Componentes
30 fichas com figuras cujos nomes variam quanto ao numero de silabas
Regras
As fichas devem ser distribuídas igualmente entre os dois jogadores. Estes as organizam de forma que fiquem com as faces viradas para baixo, uma em cima da outra, formando um monte.
O primeiro jogador vira a primeira ficha de seu montinho ao mesmo tempo em que se adversário também vira uma ficha do montinho dele.
O jogador que virar a ficha cuja palavra contiver maior quantidade se sílabas ganha a sua ficha e a ficha virada por seu adversário .
Se duas palavras coincidirem quanto ao numero de sílabas cada jogador deve virar mais uma ficha do seu montinho até que haja uma diferença quanto ao numero de sílabas nesse caso o jogador que virar a ficha cuja palavra tiver maior numero de sílabas leva todas as fichas viradas na jogada.
O vencedor será quem ao final do jogo, conseguir ficar com o maior numero de fichas.
a) Publico – 1º ano
b) Perfil da turma
25 alunos
5 alfabéticos
9 silábicos alfabéticos
6 silábicos
5 pré –silábicos
Alunos em processo de alfabetização que precisam perceber que a palavra é constituída de significado e sequencia sonora e que precisam refletir sobre as propriedades sonoras das palavras, desenvolvendo a consciência fonológica.
c) Jogos de alfabetização: Batalha de palavras.
d) Na alfabetização eles podem ser poderosos aliados para que os alunos possam refletir sobre o sistema de escrita, sem necessariamente, serem obrigados a realizar trinos enfadonhos e sem sentido.
e) compreender que as palavras são compostas por umidades sonoras menores;
_ Identificar a silaba como unidade fonológica
_ Segmentar palavras em sílabas
_ comparar palavras quanto ao numero de sílabas
f) Segmentação, duas de subtração e desigualdade
Português – avançar no nível conceptual linguístico- mudar de fase símbolos e códigos
Matemática – conta quantas sílabas tem a palavra; comparar com outra; quantas a mais, quantas a menos – noções de subtração e adição.
g) o professor deve ler em voz alta as regras do jogo e à medida que lê, discutir com os alunos sobre como ele funciona. Durante o jogo caso existam duvidas quanto as regras o professro deve ler novamente.
Para que os alunos iniciem o jogo é importante que o professor ajude-os a entender que é preciso contar as sílabas das palavras. Ele pode dar alguns exemplos, segmentando palavras em sílabas e comparando-as,
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