Bem Feito
Trabalho Universitário: Bem Feito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RayanaDuarte • 13/11/2014 • 492 Palavras (2 Páginas) • 339 Visualizações
Em um sentido amplo, é possível chamar de literatura tudo o que é escrito sobre determinado assunto.
O que mais chama a atenção no japonês é a escrita. Você já deve ter ouvido falar que são usados vários alfabetos, e que cada letra significa uma palavra. É parcialmente verdade, como mostro a seguir.
Há quatro tipos de escrita em uso no Japão:
Hiragana
Katakana
Kanji
Alfabeto romano, que é o que usamos para escrever o português. Ele é utilizado no Japão em siglas como CD, FM, em nomes comerciais etc.
O alfabeto romano você já conhece, então vamos direto aos japoneses.
Hiragana
A primeira escrita que se aprende é o hiragana (pronuncia-se hiraganá). Os professores da Associação Nipo-Catarinense ensinam o hiragana logo no Nível Iniciante.
O hiragana é um silabário, ou seja, cada letra representa uma sílaba. Abaixo, os caracteres organizados em colunas:A vogal a se pronuncia como em casa. As vogais e e o são pronunciadas fechadas, como o e de pêlo e o o de moça. O chi, na quarta coluna, se pronuncia como em atchim. Os Hs, na sexta coluna, são pronunciados mais ou menos como no inglês. As letras com R, na antepenúltima coluna, são sempre pronunciadas como em cara, marido, erudito, sereno e erosão, mesmo que estejam no início da palavra. O W da penúltima coluna se pronuncia como U.
As letras das colunas ka, sa, ta e ha podem ser acentuadas, alterando a pronúncia:Os sons gi e ge, na primeira coluna, se pronunciam gui e gue. Os dois ji na segunda e na terceira coluna se pronunciam como dji.
Estão ausentes as sílabas com V, F e L. Estes sons não existem originalmente na língua japonesa. Em compensação, não há nenhum som com dificuldade de pronúncia para um brasileiro.
O hiragana tem poucas letras e elas são relativamente simples. É possível memorizá-lo em um par de semanas, dependendo do seu ritmo. Acredite: é divertido aprender a ler um novo alfabeto. Faz lembrar do entusiasmo que se sente na infância ao ler as primeiras palavras.
Em um texto normal, o hiragana é usado para escrever:
Terminações de verbos e adjetivos
Algumas saudações
Partículas
Certas palavras que não são escritas com ideogramas
Entretanto, pode-se escrever qualquer coisa em hiragana, mesmo que o correto seja usar ideogramas. Por exemplo:
Os ideogramas, ou kanjis
Kanjis são os ideogramas. A palavra kanji significa "letra chinesa", e tem esse significado porque esses ideogramas foram criados na China. O Japão começou a importar os kanjis a partir do século IV depois de Cristo. Hiragana e katakana, os dois alfabetos fonéticos, foram criados no Japão no século VIII.
No Japão, há uma lista oficial de aproximadamente 2 mil ideogramas para uso corrente, ensinados durante a vida escolar. Pode parecer muito,
...