Somos feitos de tempo?
Projeto de pesquisa: Somos feitos de tempo?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sael • 26/4/2013 • Projeto de pesquisa • 4.639 Palavras (19 Páginas) • 762 Visualizações
Introdução
O trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento da educação através do tempo. Buscar informações importantes do processo educacional para entendermos a realidade.
Desenvolvemos a linha do tempo, fazendo um rápido resumo dos fatos e períodos que marcaram a Historia da Educação no Brasil e um breve modelo da atual Educação Brasileira, suas descobertas, falta de estrutura, e também seus avanços.
Diante dos fatos expostos na leitura do trabalho tem o propósito de refletir o processo educacional atual.
Somos feitos de tempo?
Nós somos os autores de nossa história e a cultura onde estamos inseridos.Entretanto conhecer o passado é relevante para projetar o futuro,dentro de uma ação presente.Por isso não podemos pensar que a natureza humana tem características universais e eternas.Portanto nos referimos a condição humana,como um conjunto de relações sociais mutáveis. Como indivíduos históricos estamos vinculados à dimensão temporal.A história surge da necessidade de reconstruir o passado,evidenciando a ação transformadora do homem. Preservar a memória é diferente através dos tempos e varia conforme a cultura vigente. A pré-história se constitui em um longo período,e por ter ocorrido antes da história onde os povos ainda não conheciam a escrita e por isso os acontecimentos não eram registrados. A escola não existiu sempre em todas as sociedades,as mudanças não são iguais em todos os lugares. As sociedades tribais eram despidas do Estado, classes, escrita, comércio, escola e nem história. Por isso uma abordagem mais adequada considera este povo diferente e não atrasado.
Tais comunidades tribais são míticas e de tradição oral. Para estes povos a natureza está carregada de deuses. No agir, nas danças nas guerras emitam o que os deuses faziam no início dos tempos.
Os mitos e os ritos são transmitidos oralmente. A organização social das tribos basia-se nas relações homogêneas sem dominação. A educação difusa as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos. As tribos nômades ou mesmo as que se tornam sedentárias para praticar a pesca, agricultura, caça, o pastoreio, aprendem para a vida, sem que ninguém tinha a tarefa de ensinar.
Há respeito e paciência para com os erros infantis adequando ao rítmo próprio de cada um.
A formação é integral, abrange todo saber da tribo e universal porque todos podem ter acesso ao saber e fazer.A escrita com a necessidade de organizar os negócios a partir da complexidade das atividades.
O aparecimento das cidades dá-se a partir da produção excedente.
Com a complexidade da organização social originou-se a hierarquia devido aos privilégios de classe. No trabalho apareceram formas de servidão e as terras de uso comum passam ao controle do Estado. A mulher que na tribo tinha relevante papel social, fica restrita ao lar.
O saber antes aberto a todos torna-se privilégio da classe dominante.
Então o ser humano é feito de tempo porque as ações são mutáveis de acordo com os problemas e situações que se apresentam no decorrer da história, num constante aprendizado que evolui a partir das suas necessidades. Aos historiados cabe resgatar a memória dos seus antepassados para projetar o futuro. Neste contexto, a pedagogia tem um papel fundamental, a partir do conhecimento de como evoluiu a cultura para valorizar o presente.
A origem da educação escolar no Brasil
Principais teóricos contemporâneos que fundamentam a didática:
1- Comenius: O pai da didática. Maneira de obter o máximo resultado com o mínimo esforço; alcançando tanto os requisitos objetivos da matéria e sua lógica interna quanto as capacidades subjetivas do aluno.
- No passado - dominado pela figura central do professor.
- Contemporâneo - nova projeção do aspecto correlativo da aprendizagem.
- A filosofia - sendo a reflexão sistemática sobre a concepção da vida, exerce influência direta e está em estreita conexão com a pedagogia.
A pedagogia é a reflexão sistemática sobre o ideal da educação e da formação humana. Toda pedagogia pressupõe uma filosofia.
2 – Pestalozzi: Defendia a doutrina naturalista, dizia que o ser humano nascia bom e que o seu caráter era formado pelo ambiente. A transformação da sociedade se dá através da educação, tendo por finalidade o desenvolvimento natural, progressivo e harmonioso das faculdades e aptidões do ser humano.
Na teoria de Pestalozzi encontramos a semente da Pedagogia moderna, onde a educação deveria respeitar o desenvolvimento infantil.
Segundo Pestalozzi, propõe trabalhos concretos. A criança tem que manipular os objetos. Principal objetivo da educação era fornecer o desenvolvimento físico, intelectual e moral da criança e do jovem.
A sociedade só se transforma através da educação, era um instrumento de desenvolvimento social e ele também criou um método de ensino para o desenvolvimento moral e social.
3 – Dewey: Defendia que a ação é inerente ao ser humano. O homem é um ser social, por isso as necessidades sociais norteiam sua concepção de vida e educação.
O trabalho em comum e a cooperação são elementos fundamentais de vida coletiva e satisfazem as necessidades sociais e psíquicas do ser humano .
A renascença é o período compreendido entre os séculos XV e XVI, e assim se chama porque retoma os valores Greco-romanos. Este termo também se refere ao termo renascimento e deu origem ao movimento humanista.
O interesse pela educação foi muito intenso no Renascimento, sobretudo comparado com a Idade Média. Nesta época, houve a criação de muitos colégios. Alunos e professores recebiam manuais, uma nova exigência , já que se adequava à novas concepções do ser humano.
A educação pelas classes populares em geral não eram levadas em conta e se restringiam apenas à aprendizagem de ofícios, enquanto os mais ricos e nobres eram educados por preceptores nos seus castelos.
A burguesia, a pequena nobreza queriam educar seus filhos encaminhando-os
...