Beneficios Sociais
Ensaios: Beneficios Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juliamandetta • 14/4/2014 • 1.945 Palavras (8 Páginas) • 533 Visualizações
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus, por ser essencial em nossas vidas, aos nossos pais, que sempre nos apoiaram em nossos estudos e aos amigos, colegas e companheiros(as) que de certa forma nos ajudaram a seguir em frente.
“O beneficio é uma forma de remuneração indireta que visa oferecer aos empregados uma base para satisfação de suas necessidades pessoais”
CHIAVENATO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
OBJETIVOS 6
JUSTIFICATIVAS 6
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 6
1. O QUE SÃO OS BENEFÍCIOS SOCIAIS 8
2. A ORIGEM DOS BENEFÍCIOS SOCIAIS 9
3. TIPOS DE BENEFÍCIOS SOCIAIS 10
4. VANTAGENS E CAUTELAS EM RELAÇÃO AOS BENEFÍCIOS 12
5. CUSTO DOS BENEFICIOS SOCIAIS 143
6. PRINCÍPIO DO RETORNO DO INVESTIMENTO 14
7. CUSTOS VERSUS INVESTIMENTO 15
8. BENEFÍCIOS FLEXÍVEIS 16
9. MERCADO ATUAL DOS BENEFÍCIOS SOCIAIS 18
CONCLUSÃO 22
BIBLIOGRAFIA 23
INTRODUÇÃO
Os pacotes de benefícios sociais são constituídos de facilidades, serviços, vantagens e conveniências oferecidos aos empregados, para suprir suas necessidades, sejam elas fisiológicas, de segurança, sociais e de auto realização, em sequência cronológica (CHIAVENATO, 2009).
Objetivos
Este trabalho visa apresentar um estudo dos principais Benefícios Sociais que as empresas hoje em dia oferecem aos colaboradores
Justificativas
Os serviços e benefícios sociais, além do aspecto competitivo no mercado de trabalho, constituem-se em atividades voltadas para a preservação das condições físicas e mentais dos seus empregados.
No passado, as companhias ofereciam planos de assistência médica e odontológico e isso bastava. No cenário atual, a prática mudou bastante, pois se existem profissionais altamente capacitados na empresa, devem ser avaliadas as vontades e aspirações desses profissionais. Não é mais a organização quem decide o que é bom para seus colaboradores, mas sim o profissional, que possui suas metas e objetivos, e que exige que sejam oferecidas oportunidades de desenvolvimento por meio dos benefícios.
Organização do Trabalho
“Este trabalho foi organizado em 12 capítulos, sendo este o primeiro capítulo. No capítulo dois vemos o que é Beneficio Social. O capítulo três traz o surgimento dos Benefícios, do 4° ao 9° capitulo apresentaremos mais detalhes sobre os benefícios sociais quais são, os obrigatórios por lei, vantagens e cuidados ao implantar os benefícios, veremos a diferença quando é considerando custos ou investimentos, a nova modalidade; os benéficos flexíveis, os pros e os contras em relação a essa nova modalidade. No capitulo 10 será apresentado brevemente os dias de hoje em relação ao Benefícios”. No capitulo 11 nossa conclusão sobre o assunto abordado e no capítulo 12 nossas referencias para elaboração deste trabalho.
1. O que são os benefícios sociais
São vantagens, facilidades e regalias concedidas pelas organizações a seus colaboradores. Podem ser totalmente adicionadas no salário ou em parte dele.
São remunerações indiretas que devem ser consideradas na escolha do funcionário por uma empresa ou outra.
Esses benefícios, ao serem concedidos, caracterizam as preocupações das organizações com seus funcionários.
2. A origem dos benefícios sociais
A origem dos benefícios estão ligados às regulamentações das leis trabalhistas, aos surgimentos dos sindicatos, às mudanças de posturas dos funcionários e também no interesse das empresas em atrair e reter talentos.
3. Tipos de Benefícios Sociais
Os planos de benefícios e serviços são feitos para auxiliar os empregados em 3 áreas de sua vida:
1. No exercício do cargo (seguro, prêmios de produção);
2. Fora do cargo, mas dentro da empresa (lazer, refeitório);
3. Fora da empresa, ou seja, na comunidade (recreação etc.)
Quanto à sua exigência: legais ou espontâneos
Legais: Exigidos pela legislação trabalhista:
- 13º Salário;
- Férias remuneradas;
- Horas Extras;
- Vale Transporte;
- Depósito FGTS;
- Adicional Noturno;
- Adicionais por Periculosidade e Insalubridade (De acordo com a função a ser desenvolvida).
Espontâneos: Concebidos por liberalidade das empresas. Ex: refeições, transporte, empréstimos, gratificações, plano de saúde etc.
Quanto à sua natureza: monetários ou não monetários
Monetários:
...