Biologia Geral
Ensaios: Biologia Geral. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: nicesantos • 16/4/2014 • 777 Palavras (4 Páginas) • 482 Visualizações
Glicogenólise é a quebra de glicogênio realizada através da retirada sucessiva de moléculas de glicose.
A glicogenólise consiste na conversão de glicogênio em glicose, realizada no fígado, geralmente entre as refeições. Este processo é estimulado quando os níveis de açúcar do sangue caem muito. Nesta situação, o hormônio glucagon é liberado pelo pâncreas para estimular o processo e reabastecer, assim, o estoque de glicose no sangue.
A glicogênese corresponde ao processo de sintese de glicogênio no fígado e músculos, no qual moléculas de glicose são adicionadas à cadeia do glicogênio. Este processo é ativado pela insulina em resposta aos altos níveis de glicose sangüínea.
Lipólise é um processo pelo qual há a degradação de lipídios em ácidos graxos e glicerol. Ocorre nas mitocondrias, principalmente na matriz mitocondrial. Nos desportistas, é usado substâncias legais (l-carnitina) (salbutamol) para aumentar o efeito, estas ajudam os ácidos gordos a atravessar a matriz mitocondrial. Ativado pelo Glucagon e ou Adrenalina. Inibido pela Insulina.
A Lipogênese é a síntese de ácidos graxos e triglicérides, que serão armazenados subsequentemente no fígado e no tecido adiposo. A Lipogênese é regulada por vários fatores, entre os quais estão os elementos nutricional, hormonal e genético
Gliconeogênese ou neoglicogénese ou ainda neoglucogénese("formação de novo açúcar") é a rota pela qual é produzida glicose a partir de compostos aglicanos (não-açúcares ou não-carboidratos), sendo a maior parte deste processo realizado no fígado (principalmente sob condições de jejum) e uma menor parte no córtex dos rins.
Enquanto a insulina tem sua atuação voltada para a absorção de glicose pelas células do fígado,músculos esqueléticos e tecido adiposo, diminuindo sua concentração em razão da retirada de glicose do sangue. o glucagon, com atividade estimulante oposta, faz aumentar o teor de glicose na corrente sanguínea a partir da quebra do glicogênio (substância de reserva energética).
Desta forma, conforme a necessidade do organismo, o pâncreas é requisitado a secretar insulina ou glucagon, dependendo da atividade metabólica a ser desenvolvida, utilizando energia das ligações químicas liberadas pelo catabolismo da glicose durante a respiração celular ou processo de fermentação lática.
Diabetes Melitus tipo 1 - o organismo do paciente passa a produzir anticorpos para destruir uma regiao do pancreas (Ilhotas de Langerhans) q sao responsaveis pela produçao de insulina (q uma entre suas varias funçoes é fazer com que a glicose entre nas celulas)... assim esses pacientes produzem pouco ou nenhuma insulina e seu tratamento constitui na reposiçao da insulina... é mais comum ocorrer em crianças e adolescente! Ela tem caracter auto-imune.
Diabetes Melitus tipo 2 - o paciente, geralmente é adulto e obeso... dessa forma com a alteraçao do seu metabolismo devido a varios fatores... entre eles a obesidade. Faz com que o organismo seja insensível à insulina produzida (o paciente tem a insulina, mas o organismo nao a usa como deveria utilizar).
o oxigenio vem do pulmão para o coração pelo atrio esquerdo e sai pelo ventriculo esquerdo o sangue vai com oxigenio e glicose para celula, na celula
...