Biomassa Basicamente é um Hidrocarboneto
Por: josearturjaimejo • 4/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.003 Palavras (13 Páginas) • 281 Visualizações
- Introdução
O presente trabalho, debruça-se a cerca dos assuntos relacionados com a caracterização de biomassa proveniente de diferentes resíduos como urbanos, industriais, animal, agrícolas e florestais. De referir que a biomassa basicamente é um Hidrocarboneto, o qual possui átomos de Oxigénio na sua composição química, diferentemente dos combustíveis fosseis.
Ao falar da biomassa florestal, veremos que esta biomassa energética é definida como produtos e subprodutos dos recursos florestais que incluem basicamente biomassa lenhosa, produzida de forma sustentável a partir de florestas cultivadas ou nativas, obtida por desflorestando de floresta nativa para abertura de áreas para agropecuária, ou ainda originada em actividades que processam ou utilizam a madeira para fins não energéticos.
A biomassa energética agrícola é definida como os produtos e subprodutos provenientes das plantações não florestais, oriundas de colheitas anuais, cuja matéria-prima é seleccionada segundo suas propriedades como: teores de amido, celulose, carbohidratos e lipídios, contidos na matéria, em função da rota tecnológica a que se destina.
2. Objectivos
2.1 Geral
- Analisar os diferentes tipos de resíduos como forma de aproveitamento de energia da biomassa.
2.2 Específicos
- Caracterizar a biomassa agrícola como forma de aproveitamento de energia;
- Caracterizar a biomassa florestal e o seu poder calorífico;
- Descrever o poder calorífico de resíduos proveniente de animais.
3. Caracterização da biomassa – Wilson Maria
A caracterização da Biomassa é que determina a escolha do processo de conversão e as dificuldades de processamento subsequentes que possam surgir
Segundo Aneel (2002) apud Saiter (2008:34) do ponto de vista energético a biomassa é toda matéria orgânica, seja de origem animal ou vegetal, que pode ser utilizada para a produção de energia.
3.1 Estrutura da Biomassa
Basicamente a biomassa é um Hidrocarboneto, o qual possui átomos de Oxigénio na sua composição química, diferentemente dos combustíveis fosseis.
“ A presença desse átomo faz com que a biomassa requeira menos Oxigénio do Ar, sendo menos poluente mas consequentemente sua quantidade de energia a ser liberada é reduzida, diminuindo assim o seu poder calorífico superior” (NOGUEIRA & RENDEIRO, 2008).
3.2 Propriedades físicas da Biomassa
As propriedades físicas da biomassa são:
- Teor de Humidade
- Massa específica
- Densidade; e
- Porosidade.
3.3 Teor de Humidade
“O teor de humidade pode ser definido como a massa de agua contida na biomassa e o poder ser expressa tanto na base húmida e quanto na base seca, qual o poder ser avaliada pela diferença entre os pesos de uma amostra, antes e logo após de ser submetida à secagem ”(NOGUEIRA2003:32).
Segundo Mckendry (2002) duas formas de teor de humidade são de interesse a humidade intrínseca (teor de humidade do material sem a influencia de efeitos climáticos) e a humidade extrínseca (a influencia de condições meteorológicas prevalecente durante a colheita da biomassa).
O teor presente na biomassa pode interferir em outras propriedades, como poder calorífico inferior (PCI) que esta intimamente ligado, pois este decresce com o aumento humidade. A condutibilidade eléctrica e outro factor que depende da humidade.
3.4 O Teor de voláteis
O teor de voláteis é parte da biomassa que evapora como um gás (incluindo humidade) por aquecimento ou seja o teor de voláteis é quantificado medindo se a fracção de massa da biomassa que volatiliza durante o aquecimento de uma amostra padronizada e previamente na atmosfera seca, a temperatura aproximadamente há 800C (Mckendry 2002).
3.5 O Teor de Cinza
O teor de cinza é os resíduos resultantes da combustão dos componentes orgânicos e oxidações dos inorgânicos. Assim as cinzas são resultados da combustão da biomassa a qual se processa em altas temperaturas, torna se necessário o conhecimento do comportamento destas cinzas para evitar operações inadequadas. As mesmas pode originar se de elemento metálicos já presente no combustíveis; de argila, areia e sais que estar na biomassa e ainda solo misturado durante a sua colheita ou manuseio.
As cinzas são constituídas de composto como; silício (Si); potássio (k); sódio (Na); enxofre (S); cálcio (Ca), fósforo (P), magnésio (Mg) e ferro (Fe).
3.6 Massa específica
A massa específica pode ser dividida em massa específica ou massa especifica aparente. A massa específica é a relação entre a massa contínua da biomassa pelo volume que essa massa continua mostra a equação.
[pic 1]
3.7 Teor de densidade
A densidade de é uma das principais características, pois ela define a logística a ser tratada: o transporte e o armazenamento (NOGUEIRA:2007) define se a densidade como “a razão entre a massa especifica da biomassa pela massa especifica da agua (PH2O). Na condição padrão (250C) e (100KPa), ou seja 1000Kg/m3
4. Caracterização da biomassa proveniente de resíduos florestais – Nelito Miguel
A biomassa energética florestal é definida como produtos e subprodutos dos recursos florestais que incluem basicamente biomassa lenhosa, produzida de forma sustentável a partir de florestas cultivadas ou nativas, obtida por desflorestando de floresta nativa para abertura de áreas para agropecuária, ou ainda originada em actividades que processam ou utilizam a madeira para fins não energéticos.
“No tocante as florestas plantadas para produção de energia, podem ser utilizadas como fonte deenergia limpa, renovável, e geradora de empregos. A biomassa florestal possui características que permitem seu aproveitamento como fonte alternativa para geração de energia, seja pela queima da madeira, produção de carvão, aproveitamento de resíduos da exploração e de óleos essenciais como o alcatrão e ácido pirolenhoso”. (SANTOS 2006).
...