Biotecnologia - Ética E Bioética (resumo)
Ensaios: Biotecnologia - Ética E Bioética (resumo). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vero123nica • 8/9/2014 • 1.037 Palavras (5 Páginas) • 465 Visualizações
Ética: Estudo dos juízos de apreciação referentes a conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal” ou “ Conjunto de normas e princípios que norteiam boa conduta do ser humano”. O julgamento do que é uma boa conduta é pessoal.
A ética modula a pesquisa científica. Hoje em dia para se fizer qualquer tipo de pesquisa deve-se ter a aprovação prévia do comitê de ética e pesquisa. Esses comitês são multidisciplinares, compostos por cientistas, juristas, pedagogos, filósofos e tem o objetivo de proteger a população sujeita ao estudo proposto.
As decisões são individuais, mas as consequências, muitas vezes, podem ser coletivas, por isso faz-se necessário o trabalho do comitê de ética.
Bioética: é um ramo da ética aplicada que surgiu a partir da necessidade da aplicação de um padrão moral que pudesse ser compartilhado no campo das ciências biomédicas.
A bioética garante que na pesquisa os indivíduos que participarão dos estudos sejam respeitados e suas decisões também. Esse é o princípio mais valorizado na bioética. Por exemplo, o patrão não pode submeter um empregado a uma pesquisa, pois o empregado pode ter aceitado participar por se sentir coagido, logo essa pesquisa se fosse submetida ao comitê de ética não passaria porque há a possibilidade da decisão de indivíduo não ter sido respeitada.
A melhor abordagem para os problemas da bioética passa por dois pontos: a democracia que deve prevalecer, ou seja, o indivíduo deve se sentir livre para participar da pesquisa. É necessário que para que o indivíduo tenha uma escolha esta seja consciente, portanto a educação se faz necessária. Ou seja, o indivíduo que está sendo submetido à pesquisa tem que ser capaz de receber a informação a cerca da pesquisa que está participando e tem que ser capaz de discernir sobre a informação que está recebendo.
Desmistificação do conhecimento científico, hoje faz-se apostas no conhecimento científico. De um modo geral acredita-se que todos os problemas serão solucionados pela ciência. A genética funciona como se fosse um novo oráculo. Como se nela estivesse a solução terapêutica para todas as patologias.
Tanto a população quanto os profissionais de saúde pouco sabem a respeito do conhecimento genético e da ética. A ética é um campo multidisciplinar e isso se faz necessário, uma vez que precisamos utilizar a genética e as novas possibilidades oferecidas por ela de maneira adequada. Por exemplo, o desenvolvimento da soja transgênica. Qual impacto que isso traz para sociedade?
Medicina genômica: Baseada em testes de DNA que oferecem informações sobre o mapa de predisposições genéticas de um indivíduo, permitindo que ele monitore sua saúde.
A genética médica deve visar à prevenção de doenças, à análise de opções reprodutivas, minimização das manifestações clínicas, ao auxílio as famílias, além da educação a comunidade.
Na medicina genômica é necessário a confidencialidade das informações genéticas, para evitar preconceito genético, por exemplo.
Testes preditivos: não se trata de um diagnóstico, mas uma comparação de risco específico do indivíduo testado. A criança deve ser testada se houver benefício direto para elas.
Esses testes identificam doenças antes do seu início. Informa presença de genes relacionados a doenças. Esse tipo de teste é interessante quando se trata de doenças que tem tratamento. Porém para doenças que não há tratamento, o fato de identificar um gene que está associado à determinada doença não determina a mudança na condição clínica do paciente. Pode até ter algum benefício futuro, mas não é certo que o tenha.
Quando a pessoa faz esse teste preditivo ela tem que ser informada sobre o significado daquele diagnóstico. Pois a presença do gene não significa que a pessoa desenvolverá a doença em determinados casos.
Quando esse tipo de teste é feito e se descobre, por acaso, um caso de falsa paternidade, a OMS sugere que a família não seja informada.
Acesso
...