Bm Sua Casa
Pesquisas Acadêmicas: Bm Sua Casa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elisanesanti • 7/11/2013 • 2.608 Palavras (11 Páginas) • 343 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO ll 4
2.1.2 Liderança e Poder 4
2.1.3 Micro e macro ecônomia.....................................................................................6
2.1.4 Comportamento organizácional...........................................................................7
2.1.5 Estatística............................................................................................................8
3CONCLUSÃO..........................................................................................................10
REFERÊNCIAS..........................................................................................................11
ANEXO.......................................................................................................................12
ANEXO A....................................................................................................................12
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo por meio de uma entrevista e observação, analizar os elementos da empresa e suas relações com teoria de administração, uma analise econômica da empresa, o seu clima organizacional e suas ferramentas financeiras.
Foi desenvolvida esta analise na por meio da dinâmica de funcionamento de uma empresa de serviços financeiros, BM sua Casa promotora de Vendas e sua forma de atuação no mercado, suas principais funções, campo de atuação, rentabilidade e seu ambiente de trabalho.
Apresentaremos de forma clara e simples como é sua administração e embasada nas teorias administrativas e econômicas.
A empresa utilizada para este trabalho foi a BM sua Casa promotora de vendas, aonde um das integrantes do grupo trabalha que esta no mercado de Mato Grosso a menos de 2 anos e esta crescendo e ganhando mercado,e hoje ganha credibilidade e confiabilidade da marca no estado, porém já reconhecida a nível nacional.
Todo o trabalho foi desenvolvido em observação e analise do ambiente da empresa, e com base na entrevista com o gestor e estudo no site da empresa para conhecimento de sua atuação.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO ll
Na BM sua Casa, a partir de uma analise de sua gestão observa-se que ela se utiliza pela Teoria Clássica, que se caracteriza pela ênfase na estrutura que a organização deve possuir para ser eficiente, assim reduzindo custos e maximizando sua produtividade.
Na Teoria Clássica da Administração estudava-se privilegiando a estrutura da organização, buscando alcançar um objetivo: maior produtividade do trabalho e a busca da eficiência nas organizações.
A Administração Clássica foi idealizada por Henry Fayol e caracterizava-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca na máxima eficiência. Sua diferença principal com o Taylorismo reside no foco: Taylor = tarefas, Fayol=estrutura.
2.1.2 Liderança e Poder
A Liderança na empresa BM, esta diretamente ligada a teoria Clássica, a liderança da empresa é regida pela responsável pela loja (filial), a mesma centraliza sua administração e seu poder.
É uma liderança centralizadora e rígida, que por meio da racionalização do trabalho coloca cada coisa em seu lugar e assim também seus subordinados.
Podemos contextualizar a liderança desta organização pela POOC de Fayol que afirma a existência dos cinco elementos de administração: Previsão, Organização, Comando, Coordenação e Controle.
• Previsão – Fayol conceitua previsão como o ato de calcular o futuro e preparar as ações para que as metas seja atingida, tal previsão se faz com um programa de ação. Estabelece que existam vantagens e desvantagens na previsão. Como vantagem afirma que um programa de ação facilita a utilização dos recursos da empresa e a escolha dos melhores meios a empregar para atingir os objetivos; estabelece que a desvantagem resida na dificuldade de se confeccionar um bom programa anual.
• Organização – É o ato de dotar uma empresa de tudo quanto for útil ao seu funcionamento (matérias-primas, utensílios, capital e pessoal). Subdivide a organização em organização material e social, tratando apenas do segundo.
• Comando – Fayol afirma que constituído o corpo social, é preciso fazê-lo funcionar, sendo esta a missão do comando. Conceitua a arte de comandar como o conjunto de certas qualidades pessoais e sobre o conhecimento dos princípios gerais de administração. O comando requer certos preceitos, dos quais Fayol separa oito:
1º ter conhecimento profundo de seu pessoal;
2º excluir os incapazes;
3º conhecer bem os convênios que regem as relações entre a empresa e seus agentes;
4º dar bom exemplo;
5º fazer inspeções periódicas do corpo social, recorrendo nestas inspeções ao auxílio de quadros sinópticos;
6º reunir seus principais colaboradores em conferências, onde se preparam a unidade de direção e a convergência dos esforços;
7º não se deixar absorver pelos detalhes;
8º incentivar no pessoal a atividade, a iniciativa e o devotamento.
• Coordenação – Fayol conceitua coordenar como o ato de estabelecer a harmonia entre todos os atos de uma empresa de maneira a facilitar o seu funcionamento e o seu sucesso. É dar ao organismo material e social de cada função as proporções convenientes para que eles possam desempenhar seu papel de forma segura e econômica.
• Controle – Consiste em verificar se tudo corre de acordo com o programa adotado (programa de ação – item ‘a’ do presente), as ordens dadas e os princípios admitidos.
Os colaboradores, por serem uma equipe pequena,
...