Boticario
Ensaios: Boticario. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: apetio • 2/5/2013 • 1.817 Palavras (8 Páginas) • 1.174 Visualizações
ccocCoConsumo e Produção Sustentável
Por meio de seu Programa Regional sobre Consumo e Produção Sustentável para a América Latina e Caribe, o PNUMA vem impulsionando diversas atividades em relação a compras sustentáveis, rotulagem ambiental, eco desenho, e produção mais limpa.
As experiências acumuladas até então estão disponíveis online em um site desenvolvido pelo PNUMA em colaboração com a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A Rede de Informação e Capacitação em Consumo e Produção Sustentável (CPS) para América Latina e Caribe coloca à disposição uma biblioteca virtual sobre produção sustentável, cursos à distância, boletins informativos sobre atividades e projetos, calendário de cursos, reuniões e eventos, fóruns de diálogo e um sistema de busca de documentos por título, autor, categoria temática e área de influência.
Uma importante atividade relativa ao Processo de Marrakesh é o apoio especial a economias emergentes (Brasil, África do Sul, China e Índia) na identificação de prioridades e no desenvolvimento de planos de ação e projetos de CPS.
Neste marco, uma série de atividades que estão sendo desenvolvidas pelo PNUMA a nível global tem componentes, estudos ou projetos piloto em implementação no Brasil como se detalha abaixo.
o Construções sustentáveis
O setor de construções é chave para o desenvolvimento sustentável, tanto em termos de geração de emprego e renda, de investimentos, de desenvolvimento tecnológico e industrial como também quanto aos potenciais impactos negativos ao meio ambiente. Estima-se que os edifícios sejam responsáveis por mais de 40 % do uso global de energia e 30% das emissões de gases de efeito estufa, o que torna as edificações responsáveis por boa parte do uso de recursos, geração de desperdício, consumo de energia e emissão de carbono na sociedade.
As iniciativas colocadas em andamento por governos, indústria, companhias privadas e universidades de incorporar ao máximo as variáveis ambientais ao setor da construção civil são, portanto, extremamente bem vindas tanto no que diz respeito a um uso mais eficiente de recursos naturais, como à mitigação das mudanças climáticas.
O PNUMA vem desenvolvendo simultaneamente no Brasil e na Tailância a Iniciativa de Habitação Social Sustentável (SUSHI, da sigla em inglês). O projeto, coordenado pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e que congrega parcerias com outras instituições públicas federais e do Estado de S. Paulo, tem como objetivo mapear e avaliar práticas de construção sustentável em programas habitacionais, principalmente os de baixo custo, e desenvolver uma abordagem para garantir que esses programas incluam - desde a fase de projeto e ao longo de todo o ciclo de vida das edificações - princípios de sustentabilidade e boa gestão ambiental.
o Rotulagem Ambiental (Eco-Labelling)
O projeto de rotulatem ambiental destina-se a intercambiar experiências e construir capacidades junto a indústrias e governos de países em desenvolvimento.
Esse projeto desenvolve-se simultaneamente no Brasil, China, Índia, Quênia, México, África do Sul e na região sudeste africana, países em que um setor foi selecionado. No Brasil, a iniciativa é realizada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e a Associação Brasileira de Papel e Celulose com o objetivo de fornecer ferramentas para que o setor alcance um padrão de excelência ambiental ao longo de todo o ciclo de vida do produto e avance em questões de rotulagem ambiental. A experiência da União Europeia, de países nórdicos e eventos em várias partes do mundo proporcionam estímulo e a capacitação para promover a competitividade das empresas e a crescente adequação a padrões internacionais de sustentabilidade de seus produtos de exportação.
o Turismo sustentável
A indústria de turismo é uma das maiores empregadoras do mundo e apresenta uma grande diversidade de impactos - positivos e negativos - na vida das pessoas e no meio ambiente. Perda na biodiversidade, destruição da camada de ozônio e contribuição para as mudanças climáticas fazem parte dos impactos ambientais negativos deste cada vez mais importante setor da economia mundial. Diante disso, o PNUMA atua no apoio a governos e às organizações voltadas ao turismo (como operadores turísticos, hotéis e gestores de destinos turísticos) para a formulação ou reforço de políticas efetivas e implementação de programas que incorporem sustentabilidade como um dos valores da atividade turística e da manutenção da base produtiva dessa indústria.
Os consumidores também são alvo das ações da organização, no sentido de estimular a demanda pelo turismo sustentável. Dentro deste marco, a cidade brasileira de Paraty, no Rio de Janeiro, foi selecionada para a implementação do projeto piloto da campanha mundial Passaporte Verde. O objetivo é oferecer ao turista informações sobre como contribuir com o desenvolvimento sustentável a partir de atitudes responsáveis no momento da escolha do destino, em relação ao que fazer quando chegar lá, antes de ir embora e até depois de voltar para casa.
http://www.pnuma.org.br/interna.php?id=63
www.sic.gov.br ; http://revista.brasil.gov.br/especiais/rio20/desenvolvimento-sustentavel/producao-e-consumo-sustentaveis
Brasil reconhece a importância de buscar alternativas para um País sustentável
A produção e o consumo sustentáveis têm um ideal em comum: reduzir o impacto dos processos produtivos sobre o meio ambiente e implementar o desenvolvimento econômico-social. A produção sustentável ocorre quando a indústria adota as melhores alternativas para minimizar custos ambientais e sociais durante a extração, produção e descarte dos produtos. Já a definição de consumo sustentável passa pela escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais na produção, na utilização e no descarte.
O País conta com diversas experiências de boas práticas para o desenvolvimento sustentável. Uma delas está em Paraíso, cidade localizada a 60 quilômetros da capital do Tocantins, onde funciona uma fábrica de telhas e tijolos, iluminada apenas pela irradiação natural do sol.
A empresa utiliza
...