CARACTERÍSTICA DA ESCOLA ESCOLAR DO ESTADO DE TIRADENTES
Tese: CARACTERÍSTICA DA ESCOLA ESCOLAR DO ESTADO DE TIRADENTES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rkjhaiodef • 4/8/2014 • Tese • 914 Palavras (4 Páginas) • 587 Visualizações
1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA ESTADUAL TIRADENTES
1.1 ASPECTOS GERAIS
A Escola Estadual Tiradentes foi inaugurada no dia 31 de março de1974, pelo Decreto de 14/03/1975, iniciando suas atividades no dia 2 de maio do mesmo ano, sob gestão do Tenente da Polícia Militar Gutemberg, atendendo cerca de 2.935 alunos distribuídos em Ensino Fundamental (1ª a 8ª séries), Ensino Médio (1º ao 3º anos), EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Telecurso 2000. Estando localizada no bairro de Petrópolis, à rua Cel. Ferreira de Araújo, S/N, a Escola Tiradentes teve como fundador o então governador do Estado Gilberto Mestrinho com seu plano de governo que visava a melhor qualidade do ensino e a erradicação do analfabetismo no Amazonas. A filosofia da escola parte dos princípios estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 20 de dezembro de 1996 (Lei Nº 9.394/96) que:
Estabelece a educação como dever da família e do estado, este que por sua vez, através dos sistemas educacionais (as escolas), inspirados nos princípios de liberdade nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da cidadania.
E sua missão sempre foi alcançar a melhoria do ensino-aprendizagem através da comunicação visual, verbal, tecnológica e de pesquisa, atendendo a comunidade e bairros adjacentes com o que há de melhor em qualidade educacional, filosofia esta adotada por toda a rede pública de ensino do Estado.
Faz-se necessário notar a contribuição das gestões administrativas anteriores, e vale citá-los: Profa. Marlene Silva †, Profa. Luzilda Cativo, Prof. Aldenice Vasconcelos, Prof. Wellington Nóbrega (atual administrador da Escola Tiradentes), Prof. Ernani Mendes †, Profa. Ajupirá Araújo Pereira, Prof. Mário Guedes, Profa. Sonia Regina Colares D’Almeida, e atualmente, Profa. Ana Goreti Guimarães Bernardo. .
Da Escola Tiradentes saíram grandes profissionais, mas um até hoje se autodenuncia: o repórter, licenciado em Letras (UFAM) e vereador de Manaus, Elias Emanuel, também morador do bairro, e atual candidato a deputado estadual, e que relata, sempre que tem oportunidade em pronunciar-se publicamente, sobre a importância da formação que recebeu na Escola Tiradentes e, eu, como fruto dessa educação sou suspeito em dizer que fui muito bem encaminhado, de igual modo como Elias. .
Ao longo dos seus 36 anos de existência, a Escola Estadual Tiradentes passou por grandes reformas, tanto físicas quanto técnico-administrativas, mudanças estas que foram cruciais para o desenvolvimento em todos os âmbitos da educação, culminando com a sua escolha para transformar-se em um dos Centros de Excelência, projeto desenvolvido pelo Governo do Estado para modificar o quadro da educação no Amazonas.
Construída na década de 70, Tiradentes conserva sua estrutura original, salientando o formato em forma da letra G quando visto do alto, marcando a passagem do Governo Gilberto Mestrinho.
Por ter participado durante 12 anos do contexto interno da Escola Estadual Tiradentes, me vejo como suspeito e ao mesmo tempo como privilegiado por voltar ao lugar da minha formação básica. A Escola Tiradentes, mais do que um campo de estágio, tornou-se motivo do meu orgulho. Quando muitos desprezaram, eu abracei as oportunidades que foram postas à minha frente.
É de considerável importância mencionar também o forte vínculo que a escola firmou junto à comunidade do bairro de Petrópolis onde a mesma está localizada, tendo por metas a sua interação com a comunidade. Para facilitar este processo de interação, foram criados projetos pelo Governo do Estado que visam o pleno
...