CATIONS DO GRUPO III (ALUMÍNIO, CROMO (III) E (IV), COBALTO, MANGANÊS (II) E (VII) E ZINCO
Artigos Científicos: CATIONS DO GRUPO III (ALUMÍNIO, CROMO (III) E (IV), COBALTO, MANGANÊS (II) E (VII) E ZINCO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Silviap • 30/12/2014 • 1.773 Palavras (8 Páginas) • 1.697 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DO AMAZONAS
DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS – 3º PERÍODO TA 31 N
CATIONS DO GRUPO III (ALUMÍNIO, CROMO (III) E (IV), COBALTO, MANGANÊS (II) E (VII) E ZINCO
Título
MANAUS-AM
2011
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DO AMAZONAS
DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS – 3º PERÍODO TA 31 N
ADRIANA DA SILVA ISEL
ERIKA DA SILVA ROSAS
SILVIA PIRES DAS NEVES
SIMONE MARINHO DA SILVA
Professora: Fernanda
MANAUS-AM
2011
TÍTULO: CATIONS DO GRUPO III (ALUMÍNIO, CROMO (III) E (IV), COBALTO, MANGANÊS (II) E (VII) E ZINCO
INTRODUÇÃO
O grupo III, também chamado de grupo do sulfeto de amônio, compõe-se de íons de sete metais que são precipitados como hidróxidos ou sulfetos numa solução tamponada com NH4OH/NH4Cl, contendo (NH4)2S. Cinco desses elementos, cromo, manganês, ferro, cobalto e níquel são elementos de transição e por esta razão pode-se esperar que suas propriedades sejam aquelas de elementos que têm uma camada interna de elétrons incompleta, isto é, valência variável, íons coloridos e uma forte tendência para formar íons complexos.
O zinco e o alumínio não são metais de transição, mas o íon Al3+ tem muitas propriedades semelhantes às dos íons Cr3+ e Fe3+, o que pode ser explicado pelo fato destes íons terem a mesma carga e raios aproximadamente iguais. Os hidróxidos de zinco, cromo e alumínio são anfóteros.
O reagente precipitante para o grupo III é o íon sulfeto. O grupo é precipitado adicionando-se uma solução de (NH4)2S, à uma solução tamponada com NH4OH/NH4Cl contendo os íons desse grupo.
Para assegurar uma separação adequada dos cátions do grupo III, quando se faz a análise de uma amostra desconhecida, deve-se evitar a precipitação de cátions do grupo II (Mg2+, Ca2+, Ba2+ e Sr2+). Destes íons somente o Mg2+ pode precipitar como hidróxido em presença de NH4OH, mas o NH4Cl impede essa precipitação: a alta concentração de íons NH4+, devido ao efeito de íon comum, reduz a concentração de íons OH- de tal modo que o Kso do Mg(OH)2 não seja atingido.
Propriedades dos cátions do grupo III
Cobalto: O cobalto forma compostos no estado de oxidação +2 (cobaltoso) e +3 (cobáltico). No estado +2 ele forma sais simples estáveis e no estado +3 forma sais complexos estáveis. Seus sais são coloridos, sendo que os cobaltosos são de cor avermelhado ou azul, dependendo do grau de hidratação e de outros fatores. Os íons complexos cobálticos apresentam uma grande variedade de cor.
Níquel: O níquel forma compostos em diversos estados de oxidação, mas os seus compostos mais comuns ocorrem no estado +2 (niqueloso). Os sais hidratados de níquel são de cor verde.
Manganês: O manganês forma compostos nos estados de oxidação +2, +3, +4, +6 e +7, sendo mais comuns os estados +2, +4 e +7. Os compostos de manganês no estado +7 (permanganatos) são fortes agentes oxidantes e coloridos. Os compostos de manganês no estado +2 (manganosos) são agentes redutores.
Cromo: O cromo forma compostos nos estados de oxidação +2, +3 e +6; os estados +3 e +6 são os compostos mais importantes. Compostos de crômio +6 (cromatos e dicromatos), são fortes agentes oxidantes. O hidróxido de crômio +3 (hidróxido crômico) é anfótero. Os compostos de crômio +2 (compostos cromosos) são fortes agentes redutores. Todos os sais de crômio são coloridos.
Alumínio: O alumínio forma compostos somente no estado de oxidação +3. Seu hidróxido é anfótero, sendo uma substância gelatinosa de cor branca possuidora de um grande poder de adsorção. Soluções contendo o íon Al3+ são incolores.
Zinco: O zinco forma compostos somente no estado de oxidação +2. Seu hidróxido, como os de Cr3+ e Al3+, é anfótero. O zinco, como o cádmio, pertence ao grupo 2B da tabela periódica, e forma com amônia o íon complexo Zn(NH3)42+.
OBJETIVO
Identificar e separar os cátions do grupo III
MATERIAL E MÉTODOS
Cobalto
Adicionar 1mL de solução de cloreto de cobalto (II) em um tubo de ensaio, em seguida, adicionar hidróxido de sódio.
Níquel
Adicionar 1 mL de solução de níquel em um tubo de ensaio, logo em seguida, acrescentar, 1 mL de hidróxido de sódio.
Em outro tubo, adicionar 1mL de solução de níquel e 1mL de solução de amônia.
Adicionar em tubo de ensaio 1 mL de solução de níquel e 1 mL de solução de sulfeto de hidrogênio.
Adicionar 1mL de solução de níquel e 1mL de solução de amônia em um tubo de ensaio
Manganês.
Adicionar em um tubo de ensaio 1mL de solução de manganês e 1 mL de solução de hidróxido de sódio.
Em outro tubo de ensaio adicionar 1mL de solução manganês, 1 mL de sulfeto de hidrogênio.
Zinco
Adicionar
...