CIA DE ARTE E DANÇA RAINHA
Ensaios: CIA DE ARTE E DANÇA RAINHA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LSCRUZ • 4/3/2015 • 1.162 Palavras (5 Páginas) • 359 Visualizações
1. APRSENTAÇÃO
As Quadrilhas Juninas constituem uma das manifestações culturais mais representativas do São João. Elas ocupam os diferentes espaços da festa, transformando o cotidiano da cidade com a singularidade de espetáculos artísticos que dizem de nós, o que fomos e o que somos reafirmando as nossas riquezas e diversidade cultural.
Nessa época festiva dos folguedos juninos, as quadrilhas juninas escrevem diferentes histórias e um trabalho que documenta o nosso reconhecimento, a valorização e a perpetuidade de uma expressão cultural, que particulariza as festividades juninas e a história da nossa comunidade. Onde são contadas peculiaridades dos grupos, costumes em comum, além do reconhecimento de inúmeros talentos que se revelam e se superam a cada São João.
Como somos seduzidos pelas festividades de ciclo junino e apaixonados por fazer e brincar Quadrilha Junina criamos a Cia de Arte e Dança Rainha na intenção de diminuir as nossas inquietações e criar uma brincadeira de reuni a comunidade, ocupando o tempo ocioso dos jovens e adolescentes de nossa comunidade e produzindo assim um trabalho que prioriza a preservação, a divulgação e a valorização da diversidade das nossas manifestações culturais, em especial a Quadra Junina.
Cada componente da Cia de Arte e Dança Rainha contem a magia de gostar de dançar, pois temos como forma de expressão. Então, por esse motivo entre outros é que temos orgulho de sermos Quadrilha Moderna “Rainha” e nessa intenção é que buscamos somar forças em prol da continuidade desta manifestação tão importante para o nosso município.
2. JUSTIFICATIVA
A nomenclatura de Quadrilhas Modernas é semelhante, mas a essência é outra. As quadrilhas modernas surgiram a partir do desenvolvimento das quadrilhas juninas. Elas mantem a mesma estrutura de uma quadrilha tradicional, ou seja, o marcador, os pares, as miss, e alguns movimentos. No entanto, se diferenciam pela exuberância e grandiosidade de produção, às vezes comparadas até como verdadeiros espetáculos de dança ou grupos coreográficos.
A evolução das quadrilhas pode ser notada através das vestimentas, da música e da dança. Os passos tradicionais foram substituídos por coreografias contemporâneas. A indumentária se adapta a partir da temática. As quadrilhas escolhem e trabalham em temas para apresentar um verdadeiro espetáculo de dança.
Diante desse contexto de inovar o tradicional surgiu a Cia de Arte e Dança Rainha, fundada no dia 03 de Janeiro do ano de 2002, com a proposta de representar o município de Santa Izabel do Pará em um estilo singular conhecido como quadrilha moderna, sendo este um grupo que une dança, teatro, performance e outros gêneros artísticos dentro de um contexto cultural tradicional que é a quadra junina, mas adotando uma nova roupagem.
A Cia de arte e Dança Rainha, hoje sediada na Av. Cap. Noé de Carvalho, Bairro do Juazeiro, Santa Izabel do Pará, tem como responsáveis os jovens: Carlos Alberto Soares da Silva, Adielson Tavares dos Santos, Rafael da Silva Brandão, Leandro Vieira e Leandro Silva da Cruz e conta com a participação de 40 jovens e adolescentes residentes no próprio município e municípios circunvizinhos.
Sendo a única representante do município de Santa Izabel do Pará a disputar concursos na categoria de quadrilhas modernas, o grupo Rainha desde o ano de sua fundação vem disputando concursos realizados nos municípios vizinhos, tais como: Bujarú, Tomé-Açú, Mojú, Concordia, Vigia, Acará, Barcarena, entre outros e em seus 13 anos de existência conquistou vários títulos que compõem a sua história de legitimidade, sendo eles: campeonatos e vice-campeonatos em alguns destes municípios.
A Cia de Arte e Dança Rainha traz em suas raízes temas embasados na pesquisa sobre a cultura e episódios historicamente conhecidos, sempre explorando o tempo e o espaço, de acordo com a proposta coreográfica transformando em dança teatral, imbuindo no mesmo a responsabilidade que a dança nos proporciona.
No ano de 2015 a Cia de Arte e Dança Rainha tem como proposta temática Alice no País das Maravilhas, onde através de seus trajes, coreografias e encenações demonstrará de forma lúdica a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares, revelando uma lógica do absurdo das características dos sonhos. Para isto apresentará os seguintes personagens:
• Rainha Vermelha;
• Rainha Branca;
• Alice;
• Coelho falante;
• Jaguadarte;
• Chapeleiro Maluco;
• Soldados da Rainha Vermelha;
Para melhor apresentação e caracterização, o grupo contará com a produção de trajes, adereços e cenários que darão vida a proposta coreográfica executada pelos dançarinos.
3. OBJETIVOS GERAIS
Enriquecer o conhecimento aos costumes das festas juninas, contribuindo para a socialização dos brincantes, na valorização e formação de dançarinos em diversos estilos coreográficos.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
• Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos socioculturais;
• Montar coreografia para ser apresentada na quadra junina;
• Desenvolver a noção espacial dos componentes em relação ao espaço e tempo de apresentação;
• Perceber
...