CINEMA DE IGREJAS ANTERIORES
Projeto de pesquisa: CINEMA DE IGREJAS ANTERIORES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipe_santos • 13/11/2014 • Projeto de pesquisa • 2.468 Palavras (10 Páginas) • 431 Visualizações
FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA DO PARANÁ
Programa de Bacharelado em Teologia – Integralização de Créditos
Fichamento apresentado por:
WALMIR VIGO GONÇALVES
Fichamento de IGREJAS QUE PREVALECEM, de Carlito Paes – São Paulo, Editora Vida, 2003.
Texto apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Crescimento da Igreja do programa de Bacharelado em Teologia – Integralização de Créditos da Faculdade Teológica Batista do Paraná
Professor:
Uipirangi Franklin da S. Câmara
CURITIBA
Outubro de 2007
FICHA DE LEITURA
1. IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
Nome do aluno
Walmir Vigo Gonçalves
Dados da Obra
Autor: PAES. Carlito
Local e Editora: São Paulo: Editora Vida
No. De páginas: 206
Ano de publicação: 2003
Edição: 1ª.
Título da Obra
Igrejas que Prevalecem
2. APRESENTAÇÃO DA OBRA
Do que trata a obra (assunto geral)
A obra trata do crescimento da igreja – o autor apresenta vinte e quatro princípios para um crescimento saudável e equilibrado da igreja.
Qual o principal objetivo do autor
O principal objetivo do autor é ajudar as igrejas brasileiras no seu desenvolvimento, e isso ele o faz apontando vinte e quatro princípios que ele vê existirem nas igrejas saudáveis, equilibradas e prevalecentes tanto no Brasil quanto em outros países.
Qual o principal argumento do autor
Podemos e devemos crescer; esta é a vontade de Deus. Precisamos alcançar o mundo sem Jesus sem cair nos extremos para os quais a realidade evangélica mundial nos empurra, e o caminho para isso é o equilíbrio que gera saúde e nos livra dos extremos.
Quais as idéias principais
01) Segundo o autor, Carlito Paes, igrejas que prevalecem são igrejas fundamentadas na Bíblia, cujos princípios podem e devem ser contextualizados, desde que tal contextualização não entre em conflito com a fé bíblica, e cuja mensagem visa não o ensino como um fim em si mesmo, mas o ensino com a finalidade de que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.
02) As igrejas que prevalecem, segundo Carlito Paes, são também igrejas cujos líderes exercem o dom da liderança dado pelo Espírito Santo, com confiança em Deus.
03) Igrejas que prevalecem são igrejas que têm uma visão vinda de Deus e cujos líderes estão dispostos a trabalhar arduamente e a morrer se preciso for em função de tal visão.
04) Igrejas que prevalecem são igrejas que vibram, celebram festivamente as vitórias de Deus, o que não significa que tal igreja deva viver apenas de festa, mas desenvolver uma atitude vibrante.
05) Igrejas que prevalecem são igrejas que, baseadas nos desafios de Deus, mesmo que esses desafios sejam humanamente grandes demais, empreendem, vão adiante e fazem aquilo que Deus orienta.
06) Igrejas que prevalecem são igrejas que, cientes de que, sem o Espírito Santo, não chegarão a lugar algum, pelo menos a lugar algum que Deus queira, entregam a Ele o direcionamento de suas ações.
07) Igrejas que prevalecem são igrejas que estão em constante auto-avaliação.
08) As igrejas que prevalecem não se acomodam e estão dispostas a desmontar e remontar quando necessário.
09) Os leigos são valorizados e integrados na liderança de uma igreja que prevalece.
10) A aceitação e o perdão estão bem presentes em uma igreja que prevalece, quando o que cometeu o erro demonstra arrependimento sincero.
11) A evangelização em uma igreja que prevalece é feita não apenas do modo convencional, mas também de modos não convencionais, através do que Carlito Paes chama de eventos-ponte.
12) Para que uma igreja possa prevalecer, a autonomia da igreja local se faz essencial.
13) As tradições podem ser mantidas de forma sadia e natural em uma igreja, mas a igreja, se quiser prevalecer, não pode se deixar dirigir por essas tradições.
14) Nas igrejas que prevalecem os relacionamentos são fortes, consistentes, mas os mesmos não se tornam assim sem haver um investimento neles.
15) A liturgia da igreja precisa ser adaptada à realidade dos membros.
16) A igreja deve estar aberta a inovações, desde que estas não conflitem com a Palavra de Deus.
17) A pregação deve ser encorajadora e prática, e deve haver a preocupação se a mesma está ou não encontrando espaço no coração dos ouvintes.
18) A igreja precisa investir em treinamento de líderes.
19) A igreja precisa envolver também os novos membros nas atividades e ministérios, desde que não prematuramente na ministração da Palavra.
20) Ministérios sim, cargos e comissões não.
21) O ministério pastoral deve ser duradouro.
22) O ministério em uma igreja não é para ser desenvolvido sozinho; faz-se necessária uma equipe ministerial.
23) A estratégia de pequenos
...