TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLASSIFICAÇÃO DE CERVEJA

Tese: CLASSIFICAÇÃO DE CERVEJA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Tese  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRICO

A cerveja é a mais antiga das criações do homem, data de 8.000 a.C.

Egípcios, babilônicos, assírios e sumérios já fabricavam e degustavam sua cerveja há 6.000 anos. Era para tratamento de doenças e para cerimônias religiosas ou festivas.

Em Sumério a palavra cerveja significa pão líquido, pois os ingredientes para preparo de ambos são praticamente os mesmos.

A cervejaria mais antiga foi descoberta por arqueólogos e data de 5400 a.C.

Durante a idade média (Gregos e Romanos), a produção em maior escala começou a ser difundida na Europa pelos mosteiros.

A Weihenstephan, na Alemanha, é a cervejaria mais antiga do mundo

No séc. XVI, na Baviera, é decretada a Lei da Pureza, que determinou os ingredientes que podem ser usados na fabricação da cerveja: cevada, lúpulo, malte e água.

CLASSIFICAÇÃO DAS CERVEJAS

Os aspectos usados para a classificação, assim como para as características sensoriais de uma cerveja, dependem basicamente da natureza e das características das matérias-primas utilizadas, do tipo de levedura e da condução do processo de fermentação utilizado, que terão influência direta no tipo de cerveja obtida.

Os tipos de cerveja estão relacionados com:

Conteúdo alcoólico;

Tipo de fermentação;

Concentração do malte e lúpulo utilizado;

Duração do envelhecimento;

Teor de extrato final;

Extrato primitivo;

As cervejas são classificadas segundo algumas características do produto e tipo de processo utilizado na sua fabricação, os principais aspectos levados em consideração para a classificação da cerveja são:

QUANTO AO TIPO DE FERMENTAÇÃO:

Alta Fermentação ( 12-15º C )

São as cervejas antigas, isto é, as que eram produzidas antes do domínio da tecnologia da fermentação. Sua fabricação sugere a adição de concentrações mais elevadas de malte e lúpulo, seguida de um envelhecimento de maior duração.

Esse tipo de cerveja é obtido pela ação da levedura cervejeira, que surge à superfície da fermentação tumultuosa (flotante) devido a retenção de gás pelas leveduras; a coleta do fermento é feita nesta etapa do processo.

Este tipo de fermentação fornece cervejas de maior teor alcóolico, podendo citar-se Weizenbier que é produzida com trigo malteado, normalmente servida com a levedura em suspensão, isto é, sem filtrar e Stout que é uma cerveja forte, escura e rica em lúpulo, possui alta graduação alcoólica chegando a 5,6%..

Baixa Fermentação ( 5-10ºC )

É a cerveja obtida pela ação da levedura cervejeira, que se deposita no fundo do tanque (floculante), após a fermentação tumultuosa. Pode-se citar a Pilsen, que tem cor clara, poucos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com