TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO ABRIR UM MERCADINHO

Pesquisas Acadêmicas: COMO ABRIR UM MERCADINHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  1.492 Palavras (6 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 6

Como abrir um mercadinho

Confira o passo a passo de como abrir um mercadinho de sucesso. Mercados, fruterias e armazéns são os negócios que apresentam maior rentabilidade em bairros ou pequenas cidades. Isso porque tem um público garantido, possibilidade de vender produtos diversos que seja de interesse geral e a vantagem de estar próximos das pessoas, sendo procurados primeiramente antes das grandes redes pela conveniência da localização.

Caso você tenha interesse em abrir um mercadinho, saiba que está fazendo uma grande escolha. Primeiro porque o lucro pode ser alto quando bem administrado. Segundo porque produtos vendidos em um mercadinho fazem parte da necessidade do lar, no dia a dia da dona de casa e sempre terão saída, mesmo em pequena quantidade. E terceiro que com uma boa administração é possível crescer e virar até um grande empreendimento.

Veja aqui como montar um mercadinho e entre para o ramo de negócio mais lucrativo de todos os tempos!

Localização para abrir um mercadinho

Você irá precisar de um espaço amplo, que tenha a possibilidade de ter mais de uma porta para entrada e saída constante. Antes de escolher o local para alugar ou comprar, observe se ele oferece os seguintes pontos: segurança de estar aberto de segunda a domingo até o meio dia, visibilidade para que os clientes e futuro clientes possam ver o seu ponto e local para estoque, para que não tenha apenas os produtos da prateleira.

Uma boa localização é estar próximo a paradas de ônibus, que são locais vistos tanto pelos transeuntes como por quem está esperando pela condução. Quanto maior o fluxo de pessoas e veículos pelo local melhor. Vale lembrar que o cliente de mercadinho não é apenas um cliente tradicional de feira mensal e sim também o de pequenas compras do dia a dia que acaba virando um cliente fiel se sentir atraído pelo espaço.

Licenças necessárias para abrir um mercadinho

Ao abrir um mercadinho você precisará registrá-lo. Para ser considerado um mini mercado ele precisa ter até 300 metros quadrados, ou será considerado um supermercado de maior porte e as licenças modificam um pouco, respeitando as particularidades de cada região e vigilância sanitária da cidade. O que o caracteriza como um supermercado é a venda de produtos voltados paraalimentação, sejam eles prontos ou enlatados.

O proprietário precisa fazer o registro como pessoa jurídica e também na junta comercial da cidade. Esta parte é necessária para se conseguir um CNPJ, número da empresa diante da Receita Federal do Brasil, como um CPF para pessoa jurídica. Todo esse tramite pode e é aconselhável que seja feito com a ajuda de um contador, que também o irá ajudar em caso de contratação de funcionários. O valor de abertura de firma para se obter um CNPJ varia conforme a cidade e o tipo de empresa, se tem sócios ou não e do profissional escolhido para abrir a empresa.

O mercadinho só pode entrar em funcionamento mediante alvará expedido pela Vigilância Sanitária da cidade. Para obter tal licença, é preciso estar cadastrado no Cadastro Municipal de Vigilância Sanitária, o CMVS, do Sistema Estadual de Vigilância Sanitária, o SEVISA.

Agentes irão visitar o estabelecimento e em seguida verificar se o espaço merece ou não uma autorização para funcionamento, que é sempre atualizada ao menos anualmente. Tal procedimento é necessário porque o espaço irá manipular e vender alimentos, podendo causar danos a saúde da população.

Equipamentos para mini mercado

O investimento maior deve ser em produtos, mas é preciso de uma estrutura base para iniciar o funcionamento de um mercadinho.

O primeiro a se pensar é na exposição dos produtos, que podem ser feitos em prateleiras encomendadas de vidro, madeira ou gôndolas. Para quem não conhece, gôndolas são prateleiras em ferro com estrutura base também em ferro com diversas prateleiras para que os produtos sejam colocados, sejam em menor ou maior peso.

Caso venda congelados e produtos que necessitem de uma refrigeração como carnes, iogurtes e afins, irá precisar de um ou mais freezers. Eles podem ser do modelo tradicional com tampa em material não transparente e abertura para cima ou próprios para exposição, em aço ou ferro com tampa de vidro cromado para que o cliente veja o produto.

Lembre-se de fazer uma bela fachada de mini mercado, isso atrairá a atenção dos seus clientes.

Há ainda o expositor vertical com refrigeração, semelhante a uma geladeira que geralmente os estabelecimentos comerciais colocam garrafas, manteigas, entre outros. O valor varia com o tamanho do expositor, podendo chegar a R$ 20 mil reais. Assim, o ideal é fazer o planejamento personalizado para seu mercadinho e descobrir quanto você gastará para abrir as portas. Caso você tenha alguma dificuldade veja o Kit Como Abrir Um Negocio, que conta com cálculos automatizados de viabilidade.

Dicas de como manter ao abrir um mercadinho

Você já sabe como montar um mercadinho ou extra mini mercado, agora chegou a hora de aprender a manter.

Para ter um negocio popular é preciso investir no que mais atrai os clientes: os valores. No inicio, é bom diminuir a margem de lucros e desta forma atrair o público. Mesmo que perca um pouco mais em lucro, irá fidelizar a clientela e assim conseguir seu ambiente sempre cheio.

Outra estratégia usada é deixar alguns produtos de uso comum com margem de lucro baixíssima, próxima ou igual a zero e assim atrair clientes. Não se preocupe que este valor é recuperado na venda de outros produtos, para o mesmo cliente, que uma vez estando no mercadinho não comprará apenas o item em promoção.

Invista em serviços de qualidade, que são importantes em ambientes de comercio. Em venda de alimento, o mais importante sempre é a limpeza. Procure deixar as prateleiras sempre limpas e verificar os produtos periodicamente quanto ao vencimento, bem como o acondicionado. Da mesma forma que um ambiente se sobressai com boa limpeza, pode ganhar má fama rapidamente se o inverso acontecer.

Será que minimercado é o negócio ideal para mim?

Continuando minhas pesquisas por um negócio interessante para abrir um dia e ser empresário, depois de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com