COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO
Ensaios: COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: naldo2020 • 19/10/2013 • 947 Palavras (4 Páginas) • 588 Visualizações
COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO
RESUMO: Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo cientifico bem como apresenta de forma geral as regras de apresentação, o resumo, a citação no texto e as referências. As orientações aqui apresentadas baseiam-se na norma para apresentação de artigo científico, a NBR 6022 de 2003.
PALAVRAS-CHAVE: Artigo científico; Barão de Mauá; Normalização; NBR 6022.
1 Introdução
As orientações aqui apresentadas são baseadas na norma da ABNT para apresentação de artigos científicos impressos: a NBR 6022, 2003. Essa norma apresenta os elementos que constituem um artigo científico. Todavia, ao submeter um artigo científico à aprovação de uma revista, o autor deve seguir as normas editoriais adotadas pela revista. (FRANÇA et al., 2003, p. 59).
“Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (ABNT. NBR 6022, 2003, p. 2)
Para Lakatos e Marconi (1991), os artigos científicos têm as seguintes características:
a) Não se constituem em matéria de um livro;
b) São publicados em revistas ou periódicos especializados;
c) Permitem ao leitor, por serem completos, repetir a experiência.
2 O artigo científico pode ser:
a) Original ou divulgação: apresenta temas ou abordagens originais e podem ser: relatos de caso, comunicação ou notas prévias.
b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc.
3 Estrutura
O artigo científico tem a mesma estrutura dos demais trabalhos científicos:
a) Pré-textual;
b) Textual;
c) Pós-textual.
3.1 Elementos pré-textuais
a) O título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, na língua do texto;
b) A autoria: Nome completo do autor na forma direta, acompanhado de um breve currículo.
c) O currículo: incluindo endereço (e-mail) para contato, deve aparecer em nota de rodapé;
d) Resumo na língua do texto: O resumo deve apresentar, de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados, não ultrapassando 250 palavras. Não deve conter citações “Deve ser constituído de uma sequência de frases concisas e não de uma simples enumeração de tópicos. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular”. (ABNT. NBR-6028, 2003, p. 2);
e) Palavras-chave na língua do texto: elemento obrigatório, devem figurar abaixo do resumo, antecedidas da expressão: Palavras-chave separadas entre si por ponto, conforme a NBR 6028, 2003, p. 2.
3.2 Elementos textuais
3.2.1 Introdução
Na introdução deve-se expor a finalidade e os objetivos do trabalho de modo que o leitor tenha uma visão geral do tema abordado. De modo geral, a introdução deve apresentar:
a) O assunto objeto de estudo;
b) O ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado;
c) Trabalhos anteriores que abordam o mesmo tema;
d) As justificativas que levaram a escolha do tema, o problema de pesquisa, a hipótese de estudo, o objetivo pretendido, o método proposto, a razão de escolha do método e principais resultados.” (GUSMÃO; MIRANDA 1997 apud RELATÓRIO... [2003]).
3.2.2 Desenvolvimento
Parte principal e mais extensa do trabalho, deve apresentar a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão. Divide-se em seções e subseções conforme a NBR 6024, 2003.
3.2.3 Conclusão:
a) A conclusão deve responder as questões da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipóteses;
b) Deve ser breve podendo apresentar recomendações e sugestões para trabalhos futuros;
c) Para artigos de revisão deve-se excluir material, método e resultados.
3.3 Elementos Pós-Textuais
a) Notas explicativas: a numeração das notas é feita em algarismos arábicos, devendo ser única e consecutiva para cada artigo. Não se inicia a numeração em cada página;
b) Referências bibliográficas: Elemento obrigatório, constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto. (NBR 6023, 2000);
c) Glossário: elemento opcional elaborado em ordem alfabética;
d) Apêndices:
...