Como Elaborar Artigos
Por: paulacabral23 • 11/5/2016 • Trabalho acadêmico • 907 Palavras (4 Páginas) • 457 Visualizações
Artigo –
Uma síntese de como elaborar um artigo* –
Lourdes da Silva Gil
O propósito da confecção deste material se deve à necessidade de serem fornecidos elementos tanto para o Tutor como para o aluno, que deseja ou foi convidado a elaborar um artigo alusivo ao seu trabalho desenvolvido em TCC ou em sua prática diária. Destacou-se como principais as nove etapas estruturais, enumeradas a seguir, assim como algumas observações foramb assinaladas em negrito:
1. Título - Breve. Deve ser como uma manchete de jornal, ou seja, o título deve dar uma breve noção do que será abordado,mas provocando a curiosidade do leitor em potencial.
2. Autor ( autores) - Os nomes são colocados conforme a proporção que a pessoa trabalhou durante a pesquisa. Quando envolve professor- orientador e aluno, deve ser colocado o nome do aluno em primeiro lugar. Porém, se o projeto é de autoria do Orientador, então o nome deste deve vir em primeiro lugar.
Chama-se atenção para a colocação da afiliação dos autores em algum lugar apropriado como, por exemplo, em nota de rodapé, podendo ser incluído o e-mail. Exemplo:
Fulano de Tal.
Professor do Curso de ..... ( ou Prof. Titular da disciplina de ......) da Universidade...........
3. Resumo - É uma pequena síntese (200 a 300 palavras) contendo: introdução, objetivos, material usado, método, resultados, discussão e conclusão. Mostra os aspectos mais relevantes do trabalho realizado. Deve ser escrito de forma impessoal, sem parágrafos. Quanto à colocação ou posição do resumo no artigo: pode ser conforme a ordem aqui apresentada ou no final do trabalho, após a Bibliografia.
4. Abstract - ou Resumen – ou Résumé – ou Zusammenfassung - Resumo vertido (traduzido) para a língua inglesa ( abstract -mais usado), espanhola, francesa ou alemã, respectivamente. Deve-se chamar a atenção para as versões que são feitas via internet, pois a versão é literal e nem sempre corresponde ao que o autor quis dizer. Recomenda-se que seja feita oi corrigida por um Professor ou conhecedor do idioma clássico.
5. Palavras chaves: Composto pelas palavras de cunho geral que agregam idéias importantes. Ex.: Aprendizagem - criança – dificuldades - alfabetização.
Então, conforme as palavras- chaves expressas sinteticamente neste exemplo, significa que neste artigo você encontrará um assunto que aborda a questão da aprendizagem da criança e os aspectos mais importantes de dificuldades que elas possam apresentar no e durante o processo de letramento e/ou alfabetização.
Para qualquer texto, agora que envolva os itens a seguir, deve-se apresentar ao escrever, mesmo com diferentes propósitos e de diferentes tamanhos: uma frase introdutória, citações, discussão da citação e uma síntese final, expressando a posição pessoal.
A escrita é feita com verbos no impessoal, evitando-se o nós e o eu. Observa-se que ao se fazer uma citação, tendo o autor usado a primeira pessoa, tanto no singular ou no plural, deve-se manter conforme o original, pois a sua idéia aparecerá entre aspas.
6. Introdução – Devem ser apresentados resumidamente os elementos principais do trabalho em pauta, incluindo-se a delimitação e formulação do problema, hipóteses*1, o objetivo geral ( ou algum específico importante) e a justificativa para a sua realização.
Obs.*1: Em uma pesquisa exploratória ou bibliográfica não se apresenta hipóteses pelo tipo de estudo a ser feito. É uma exploração ou garimpagem de assunto através do qual poderão surgir, no final, hipóteses a serem futuramente pesquisadas.
7. Desenvolvimento - Este é o espaço destinado à revisão de literatura, destacando-se o que foi encontrado de mais importante ou o que fundamentou basicamente esse trabalho. É o momento de responder às questões formuladas na introdução, registrar os principais resultados da coleta de dados, etc., dar respostas aos objetivos e às palavras - chaves colocadas. Em sua estrutura pode manter divisões e subdivisões existentes na elaboração do trabalho de Conclusão de Curso e ou do Projeto de Pesquisa (se for o caso), porém, mantendo-se de forma sintética pontuando os princiapis assuntos uma linha de continuidade ao assunto proposto.
...