COMPETENCIAS PROFISSIONAIS
Exames: COMPETENCIAS PROFISSIONAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MARCELOLINDO • 4/5/2014 • 1.300 Palavras (6 Páginas) • 531 Visualizações
COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS
MAYARA SANZ FONTES DEMARQUE RA2307311651
MICHELLE APARECIDA MARTINS PINTO RA 2504045326
NEIDE APARECIDA ARAUJO NASCIMENTO RA 2504089820
SILVANA DE BRITTO LEITE ROCHA RA 2504089836
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Competências Profissionais”, sob orientação do professor-tutor à distância Tatiane Heiffig Borges Bispo.
Sorocaba
2013
1. A importância do elemento lúdico no processo de ensino e aprendizagem.
O presente estudo apresenta a importância do lúdico como proposta pedagógica no processo de aprendizagem. A ludicidade é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. O lúdico tão importante para a saúde física e mental do ser humano é um espaço que merece atenção dos pais e educadores.
Ao pensarmos na realidade da sala de aula, nos deparamos com um número elevado de alunos com grandes dificuldades de aprendizagem e desmotivados para os estudos.
Para mudar tal visão, faz-se necessário uma prática pedagógica dinâmica e provocadora, no sentido de instigar os alunos a aprender de maneira significativa e prazerosa.
2. O papel do professor na prática pedagógica.
O educador exerce considerável função nesse processo, pois é quem vai direcioná-lo, sendo mediador e propondo atividades que estimulem o aluno em sala de aula.
Partindo de concepções teóricas de que a criança tem sua curiosidade despertada por jogos e brincadeiras e por meio deles se relaciona com o meio físico e social, de modo a ampliar seus conhecimentos, desenvolver habilidades motoras, cognitivas e linguísticas, a escola deve considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento dos alunos.
3. A importância da gestão e organização das classes com vistas à aprendizagem.
É analisando a escola, que as possíveis intervenções no processo de ensino-aprendizagem dos alunos por vezes ficam divididas no que diz respeito às ações pedagógicas que propiciariam ao educando a oportunidade de um pleno desenvolvimento da criança.
Por intermédio da escola, as crianças expressam suas criações e emoções, refletem medos e alegrias, aperfeiçoam características importantes para a vida adulta.
4. O uso de jogos e brinquedos matemáticos na construção da aprendizagem.
As crianças fazem das brincadeiras uma ponte para o imaginário, a partir disto, muito pode ser trabalhado.
Contar, ouvir histórias, dramatizar, jogar com regra, desenhar, entre outras atividades constituem meios prazerosos de aprendizagem.
Tem como proposta lúdica de fugir do convencional e auxiliar na construção do conhecimento, desenvolvendo o raciocínio lógico e estimulando a criatividade.
Desta forma, o professor deve traçar e depois definir os objetos a serem alcançados dentro da sala de aula.
PROJETO DAMA ALFABÉTICA.
a) Público-alvo: 4º ano
b) Perfil da turma: 9 anos
c) Tempo de duração: 50 minutos.
d) Tema: Jogo de Dama Alfabética.
É um jogo de damas, onde é em um tabuleiro de 64 casas (8 por 8) , casas alternadamente claras e escuras, disposto de doze pedras cada lado de cor clara e escuras. E usando todas as letras do alfabeto teremos para cada lado um jogador que pensa na jogada e manda a letra se movimentar para o lado que quer, (cada aluno veste um colete com uma letra do alfabeto ), o A é a equipe em azul e B é a equipe em branca.
e) Justificativa
Em aula trabalhar a alfabetização para o conhecimento das letras, formas, som, enfim sistematizando a cada aula dada, apresentar jogo de damas e suas regras, como um projeto ir sequenciando a cada aula até que o aluno conheça bem, se sinta seguro para então sistematizar com tabuleiro normal, até que faça com eles o jogo com ‘DAMAS ALFABETICO.
f) Objetivos:
Há dois fatores muitos importantes, onde que o aluno de forma agradável e que ele interesse com o aprendizado proposto.
O conhecimento de todas as letras do alfabeto.
O conhecimento e contato com o jogo.
É nesse tempo do jogo que o aluno estará adquirindo o que é de muita importância para ele, que são dois itens:
g) Conteúdos:
Entender a pronuncia e a escrita da letra.
Aprender a dinâmica do jogo.
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