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COMPETENCIAS PROFISSIONAIS

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Por:   •  4/12/2014  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

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INTRODUÇÃO

O presente trabalho mostra a importância da atividade lúdica como instrumento essencial para o ensino de letramento e alfabetização. Desde que vise desenvolver uma metodologia que contemple uma aprendizagem significativa.

Uma prática pedagógica que reflita coletivamente sobre a proposta pedagógica da escola, sobre o planejamento das atividades educativas, sobre as estratégias e recursos de ensino-aprendizagem e de avaliação com um enfoque ao ensino e aprendizagem, visando garantir que todos os alunos aprendam.

A formação e disponibilidade do professor para utilizar tal metodologia são colocadas como essenciais para o desenvolvimento de atividades de qualidade com os alunos.

ETAPA 1.

O processo de Alfabetização e letramento diferente do que ocorria há alguns anos, não é mais um processo estático, reservado às salas de aula, onde o mais importante era a codificação e decodificação. Hoje sabemos que o processo de alfabetização e letramento é muito mais a compreensão do que a codificação e que se trata de um processo continuo, que ocorre 24 horas por dia onde professores, pais, família e sociedade estão inseridos e possui um papel relevante. Neste contexto é importante considerarmos a inclusão das atividades lúdicas como parte integrante dos métodos e procedimentos educativos no processo de ensino-aprendizagem. Pois, deste modo os alunos serão estimulados para a aprendizagem da leitura bem como para o prazer da escrita. Com estas atividades, a escola garante um clima de prazer tão fundamental para aqueles que ensinam e para aqueles que aprendem, pois a sala de aula é um espaço de encontro, inclusão e construção de conhecimentos e somente assim ela poderá ser significativa para o aluno e para o professor.

Assim, Vasconcelos (2002) defende que “o planejamento é o processo continuo e dinâmico, de reflexão, de tomada de decisão, colocação em prática e de acompanhamento”, alem de pontuar que sua principal finalidade “é criar e organizar o trabalho”.

Desta forma o planejamento pedagógico, por sua vez, como projeto de trabalho do professor, só se torna efetivo se elaborado a partir da articulação entre a proposta de ensino e os sujeitos da aprendizagem.

Para Kishimoto (2008) o lúdico é um auxílio ao desenvolvimento da linguagem, da imaginação, das expressões da criança; é o momento que pode ser observado o que a criança faz, adquirindo conceitos de convívio significativos. “É de grande valor social, oferecendo possibilidades educacionais, pois, favorece o desenvolvimento corporal, estimula a vida psíquica e a inteligência, contribui para a adaptação ao grupo preparando para viver em sociedade, participando e questionando”.

Compreende-se que a atividade lúdica contribui para a aprendizagem do aluno, tornando-se mais uma ferramenta de ensino para o desenvolvimento integral do mesmo. Através do jogo podem ser desenvolvidos diversos aspectos da personalidade tanto no campo cognitivo como no social e afetivo. No entanto, é necessário que o educador conheça a variedade de jogos que pode utilizar e como aplicar os mesmos, planejando suas atividades de forma clara e direcionando-as para as áreas do desenvolvimento que pretende intervir ou conhecimento que pretende construir com seu aluno. Nesse sentido o papel do professor se restringe em observar o aluno e auxiliar o seu processo de aprendizagem, tornando as aulas mais motivadas e dinâmicas, não rotulando o aluno, mas dando-lhe a oportunidade de descobrir suas potencialidades.

Conclui-se que o lúdico no desenvolvimento é uma alternativa para auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem e favorece a construção do conhecimento do aluno, melhorando o desempenho em alguns conteúdos de difícil entendimento, além de atuar no aspecto cognitivo, desenvolvimento e motivação através de situações concretas.

Projeto de Ensino-Aprendizagem

Público-alvo: 3º Ano do Ensino Fundamental

Perfil da turma: Dificuldade de leitura.

Tempo de duração: Duas aulas

Tema da aula: Musicalidade

Justificativa

O projeto mostra a atividade lúdica como um ato positivo a ser adotado pelas escolas para transmitir conhecimento. O grande desafio é fazer com que a leitura, pouco vivenciada pela maioria dos alunos, seja um momento de prazer.

Acreditamos que a experiência com a linguagem musical pode ser divertida e construtiva para todos. Oferece condições para que elas brinquem com a música, para que possam ouvir e compreender diversos gêneros musicais, podendo vivenciar seu efeito profundo e seu valor como meio expressivo.

A proposta de trabalhar a leitura de maneira diferenciada tem a vantagem de dar-lhes o prazer da leitura, estimula e desenvolve com facilidade a escrita, aumenta o vocabulário, auxilia na memorização, etc.

A organização do trabalho educativo desenvolvido pelo projeto permite que os estudantes experimentem e organizem estratégias de leitura e competências que sirvam de objeto para aprendizagem efetiva e duradoura.

Objetivo Geral

 Desenvolver atividade lúdica tomando como meio a musicalidade na sala de aula, servindo de instrumento e apoio no momento da leitura.

Objetivo Específico

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