COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - Etapa 1
Exames: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - Etapa 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CamilaTeodoro • 27/9/2013 • 581 Palavras (3 Páginas) • 394 Visualizações
Comportamento Organizacional
Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento humano como ações e atitudes de cada pessoa incluindo principalmente explicação (identificações de causas e razões que impulsionam fatos, acontecimentos, e fenômenos), previsão (futuros eventos que estabelecerão resultados por uma ação), e controle do comportamento (monitorar o comportamento o que é fundamental nas organizações).
Ciência aplicada, conceitos de psicologia, sociologia e administração, combinação de desenvolvimento técnico ou conceitual, produtividade, absenteísmo, rotatividade, cidadania organizacional e preocupação com a satisfação no trabalho, eficiência e eficácia são as principais características na formação de um administrador e suas principais variáveis são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento e habilidades interpessoais.
Aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos de uma empresa, motivação, liderança, treinamento, satisfação com o trabalho, avaliação de desempenho, comunicação eficiente, administrar a diversidade (raça, etnia, sexo, mulheres, negros, portadores de necessidades especiais, idosos e homossexuais), aprender á trabalhar com pessoas de diferentes culturas, fortalecendo funcionários e equipes, estimulação da inovação e da mudança, aprenderem a lidar e conviver com a temporariedade, flexibilidade, espontaneidade, imprevisibilidade, ajudar os funcionários a alcançar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, motivar os trabalhadores, manter a competitividade e criar um clima eticamente para os funcionários desempenhar o trabalho com produtividade.
O que é pensamento sistêmico?
É uma forma de abordagem que surgiu no século XX, em contraposição ao cartesiano que visava à fragmentação, visão de um mundo que se propõe a superar a crise epistemológica e psicológica que se abate sobre a ciência, tecnologia, educação, cultura e sociedade. Essa crise é causada pelo excesso de racionalismo na sociedade, ciência e educação ocasionado pela fragmentação do conhecimento, da educação, da ciência e do próprio ser humano. Isso é a visão sistêmica, uma nova forma de percepção da realidade.
A importância da interdependência das partes: necessidade de analisar não apenas os elementos, mas suas inter-relações.
A necessidade de um tratamento complexo para uma realidade complexa: necessidade de aplicar vários enfoques para entender e lidar com a realidade que se tornava cada vez mais complexa
Conclusão (Resultado da pesquisa e explicação)
Na pesquisa, observa-se que o Comportamento Organizacional direciona-se para um olhar mais próximo de qual é a maneira com as quais os indivíduos enxergam cada situação, como eles se posicionam diante delas, alguns que tomam iniciativas, outros que preferem participar invés de criar, alguns que costumam só olhar e outros ainda que não tomam “rumo” algum.
Tudo é observado, sendo assim o funcionário torna-se quase previsível, o que o faz é a maneira como este se comporta, tornando mais fácil o controle do seu trabalho pelos seus supervisores.
O Comportamento
...