COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: A QUESTÃO DOS PARADIGMAS
Por: aline.albino • 1/3/2016 • Trabalho acadêmico • 981 Palavras (4 Páginas) • 491 Visualizações
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
PROFESSORA: MARIA LORENI ROSSO
A QUESTÃO DOS PARADIGMAS
Chiavenato (2000) apresenta em seu livro Os novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas, um capítulo intitulado Significado da Mudança, no qual se refere ao paradigma como sendo um conjunto de regras que definem fronteiras entre o que é certo e errado, entre o que é verdadeiro e o que é falso, entre o que se deve fazer e o que não se deve fazer. No fundo, um paradigma estabelece um corredor de pensamento no qual este fica bitolado ao que existe dentro das faixas e dos limites permitidos. Ele funciona como um modelo, como um padrão que define o comportamento das pessoas.
Da mesma forma como ocorre com as pessoas, também as empresas desenvolvem e mantém seus paradigmas através das pessoas que nela trabalham. Na realidade, não são as empresas em si que possuem paradigmas, mas as pessoas que nelas tomam as decisões principais e mantém o poder. Assim, as empresas funcionam através de paradigmas que definem a cultura organizacional. A mudança na cultura organizacional é quase sempre uma mudança de paradigmas.
Toda mudança implica novos caminhos, novas abordagens, novas soluções. Ela significa uma transformação que tanto pode ser gradativa e constante, como ser rápida e impactante. Uma questão de velocidade e de profundidade. Toda mudança implica algo diferente. Ela rompe o estado de equilíbrio alcançado na situação anterior e o substitui por um estado de provisoriedade, de tensão, de incomodo.
Nas empresas, as mudanças estão ocorrendo a todo instante. Do lado de fora, clientes mudam seus hábitos de compra e de preferência, fornecedores mudam de características e preços de matérias-primas, prestadores de serviços impõem diferentes condições e esquemas de trabalho, concorrentes mudam suas estratégias, sindicatos iniciam novas reivindicações, o governo impõe alterações nas leis, e isto tudo nunca acaba. Do lado de dentro, os processos de trabalho precisam ser modificados, máquinas e equipamentos são substituídos por novos, às matérias-primas são alteradas, os padrões de qualidade sofrem melhorias, as pessoas precisam aprender novos conhecimentos e habilidades, os produtos/serviços são desenvolvidos e melhorados, as estratégias são aperfeiçoadas, e isto tudo nunca acaba. Assim, toda empresa está sujeita a numerosos fatores externos e internos que continua e incessantemente sofrem mudanças.
Por isso caro(a) acadêmico(a), precisamos estar constantemente revendo nossos paradigmas. Como nos diz o palestrante no vídeo A questão dos paradigmas/visão de futuro, o nosso maior desafio é promover mudanças de paradigmas, tanto pessoais como organizacionais, uma vez que:
1. Idéias novas causam incertezas, pois não sabemos se funcionarão.
2. É mais fácil dizer não as idéias novas. É mais fácil fazer como sempre fizemos,
implementação de novas idéias são mais perigosas.
3. Ao repelirmos novas idéias, estaremos simplesmente dando continuação do passado.
4. A resistência a mudanças impede uma nova idéia de ser aceita.
5. Mudanças, são mais que simples melhorias, são revoluções. Fazem-nos reavaliar
modos de se fazer as coisas, abrem as portas das possibilidades que não eram
possíveis de serem vistas antes. Libertam-nos de limitações.
6. Efeito paradigma, cega profissionais para novas oportunidades e soluções criativas
para resolução de problemas difíceis.
7. Erramos porque nossos paradigmas nos impedem de ver o que realmente está
acontecendo.
8. Paradigmas influenciam o modo como vemos e entendemos o mundo.
9. Paradigmas são aprendidos. Muitas vezes, ao nos depararmos com uma nova
criação, imediatamente a rejeitamos, mesmo sem conhecê-la.
10. Ofuscados pelo sucesso dos velhos paradigmas, e o sucesso decorrente deles,
muitas vezes não percebemos os novos paradigmas.
11. Quando nos defrontamos com um mundo diferente ao que estamos acostumados
no sucesso, a tendência é rejeitarmos, pois esse mundo inicialmente não se ajusta as
...