COMUNICAÇÃO INTERPERSAL
Projeto de pesquisa: COMUNICAÇÃO INTERPERSAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tati4703 • 11/6/2014 • Projeto de pesquisa • 1.191 Palavras (5 Páginas) • 177 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL 4
3 IMPORTÂNCIA PARA SOCIEDADE TRANSPARÊNCIA E COERÊNCIA 5
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10
1 INTRODUÇÃO
Potenciar o Impacto de uma Boa Interação Comunicacional na Melhoria das Relações Interpessoais
2 COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL DENTRO EMPRESA
O que é comunicação?
Comunicação é a convivência, baseada no consentimento espontâneo dos indivíduos. Nesta comunicação é muito importantes para o monitoramento e desenvolvimento pessoal relacional.
Para tornar-se um processo realmente útil precisa ser tanto quanto possível.
• Dirigido
• Oportuno
• Especifico ao invés de geral
• Solicitado ao invés de imposto
• Descritivo ao invés de avaliativo
• Esclarecido para assegurar comunicação precisa
• Compatível com as necessidades (motivação) de ambos comunicadores e receptores.
Cada individuo possui uma forma diferente de ser, de agir e de comunicar, por tanto pode haver ruídos na comunicação do dia a dia, gerando na maioria das vezes turbulências. Tal situação possui soluções, na qual, colocadas em prática gera um ambiente corporativo mais agradável, harmônico e sadio. Estas soluçõs se baseiam-se em respeito, confiança, empatia e boa comunicação. Tais fatores impactam diretamente na organização, nos resultados desta, na motivação dos funcionários, no crescimento, como também nos relacionamentos destes.
Dom Hélder Câmara já dizia: “passamos a maior parte de nosso tempo procurando consertar situações conflituosas criadas por inabilidade de relacionamento”.
Por este pensamento é verificado que, as políticas de relacionamentos, se não observadas possuem déficits, na qual na medida em que estas se desenvolvem, podem atrapalhar o desenvolvimento da empresa.
Por tanto, deve-se investir em estratégias de relacionamento por meio de palestras, eventos, reuniões ou ações sempre visando estreitar as políticas de relacionamento e de mostrar a importância de criar um ambiente agradável e amistoso no mundo corporativo.
Hoje, na empresa que trabalho, usamos o método da CPFL, A Diretoria determina aos gerentes dos departamentos, os quais repassam aos seus subordinados através de reuniões, e-mails, comunicados e protocolos.
O importante é que o serviço sai, as informações correm por todos os setores em tempo hábil.
Cada gerente em seu departamento, e todos em prol da empresa, para que o serviço saia da melhor forma possível e de acordo, com as normas, procedimentos e visão da empresa.
3 POR QUE É IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE A TRANSPARÊNCIA E A COERÊNCIA ENTRE DISCRUSO E PRÁTICA DAS EMPRESAS?
A comunicação pode ser considerada o “espelho da cultura” de uma empresa. Assim, se as ações da empresa são guiadas por certos valores, condizentes com sua missão, sua visão e seus princípios, as práticas comunicativas devem, sim, estar alinhadas com esse discurso. Em outras palavras, a empresa deve agir com base naquilo que defende, nas ideias que leva a público, para que sua imagem, enquanto uma instituição responsável e consciente, não seja questionada. Devem ser eliminados, portanto, “discursos de fachada”, os quais podem afetar os resultados das ações da empresa, caso sejam constatadas divergências/incoerências. E isso é uma exigência da sociedade contemporânea: transparência e veracidade.
Muitas pessoas não fazem ideia, mas um discurso coerente faz toda a diferença nas relações, seja na condução da vida pessoal ou profissional. O sucesso ou fracasso de um líder está diretamente relacionado ao nível de coerência de seu discurso. Sem perceber, a capacidade de colocar em prática aquilo que é prometido é avaliada a todo o momento pelo outro. A falta de alinhamento entre o discurso e a ação gera enorme grau de insatisfação e, consequentemente, uma série de problemas, como a irritabilidade e a falta de motivação.
No ambiente de trabalho, é muito comum haver esse tipo de prática. Funcionários que não cumprem horários e entrega de materiais ou chefes que não agem de acordo com o que falam são motivos suficientes para haver instabilidade nas atividades em equipe. O resultado é uma queda na qualidade da produção e dificuldade de relacionamento com os colegas e os superiores. Quem nunca se sentiu sobrecarregado por ter de conduzir tarefas extras em razão da falta de comprometimento do colega? Ou ainda se viu perdido e irritado com a falta de liderança do chefe?
A incoerência entre o que é falado e o que é executado também aparecem na relação com o cliente. Na disputa com a concorrência, muitas empresas criam grandes promessas para atrair a atenção do consumidor. Quantas vezes já não ouvimos um discurso sobre determinado produto ou serviço e na prática a realidade era completamente diferente? É o que acontece, por exemplo, quando companhias telefônicas anunciam serviços com preços supostamente abaixo do mercado, mas, na verdade, o acesso ao desconto supõe a contratação obrigatória de um pacote com outros produtos, que nem sempre são do interesse do cliente.
Há ainda os casos de empreendimentos que têm como missão preparar discursos perfeitos, quando muitas vezes apresentam completo despreparo no atendimento ao público ou oferecem produtos que sequer têm em estoque. Posturas como essas podem resultar não só em perda de clientes e vendas, como também na falência da empresa.
Mais do que prometer grandes resultados, é importante ser honesto na hora de divulgar informações, sob o risco de perder a credibilidade. Definir metas,
...