TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITOS DE GESTÃO DE CONHECIMENTOS

Projeto de pesquisa: CONCEITOS DE GESTÃO DE CONHECIMENTOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.030 Palavras (13 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

As organizações cada vez mais estão incorporando modelos de gestão do conhecimento como um recurso estratégico que possibilita alcançar uma vantagem competitiva sustentável no longo prazo.

A Gestão do Conhecimento e o Gerenciamento de Projetos

são disciplinas complementares que juntas provocam uma sinergia, que contribuem em forma positiva à conclusão dos objetivos estratégicos de uma organização.

Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores chaves que impactam na implantação da gestão do conhecimento em projetos, prestando especial atenção ao tratamento de lições aprendidas como parte deste processo.

Foi observado na pesquisa bibliográfica que implantar a gestão do conhecimento em projetos implica uma mudança organizacional que deve ser planejada como tal. Neste sentido foi elaborado um mapeamento com os principais fatores que impactam em um processo destas características.

Utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica foram selecionadas duas empresas brasileiras bem sucedidas na implantação da gestão do conhecimento, com o propósito de contrastar a pratica das mesmas ao modelo proposto pelos autores.

Cabe destacar que todos os fatores propostos foram identificados como chaves para a implantação de um processo de gestão do conhecimento em projetos.

Palavras Chave: Gestão do conhecimento, Gerenciamento de Projetos, Lições.

INTRODUÇÃO

O advento da globalização1, ocorrido no final do século XX, apresentou uma nova realidade que transformou o cenário econômico mundial.

A facilidade e a rapidez no acesso à informação resultaram em uma revolução mercadológica, revelando um novo cenário até então desconhecido pela maioria das empresas. Surge, portanto, a Era da Informação, ou Sociedade do Conhecimento.

Ao ingressar nesse novo paradigma, o domínio das tecnologias, ainda que aliado a um elevado índice de produtividade, já não se constitui em fator determinante para o sucesso de uma Organização.

O domínio da informação e a gestão do conhecimento passaram a apresentar extrema relevância para assegurar o aumento da competitividade e a garantia de permanência no mercado.

Gomide (2011, p. 2) afirma que “[...] as atividades que geram mais valor e produzem riquezas para indivíduos e sociedade são as provenientes da inovação, [...]” realidade que acaba por induzir, cedo ou tarde, as empresas a repensarem a sua forma de atuação.

Diante desse contexto, o presente trabalho visa analisar um departamento específico de um Órgão Público pertencente à Administração Pública Federal, de forma a identificar o nível atual de Gestão do Conhecimento - GC e propor um plano de ação que contemple as medidas necessárias para sua melhoria.

DEFINIÇÃO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Gestão do Conhecimento se define como uma infraestrutura criada pela organização para implantar os processos e os procedimentos que, atuando sobre uma base de dados, de informação e de conhecimentos estruturada em torno da problemática de inovação dos clientes, permitam a utilização do capital intelectual da organização para gerar os serviços e os produtos necessários para contribuir ao aumento da competitividade de suas empresas e clientes.

Capital intelectual é a posse de conhecimentos, experiência aplicada, tecnologia organizacional, destrezas profissionais, um conjunto de ativos intangíveis. Isto é, é o conjunto de contribuições não materiais que se entendem como o principal ativo das organizações.

A gestão do conhecimento tem por objetivo alcançar, organizar, compartilhar e enriquecer o conhecimento relevante fundamentalmente focado no redesenho pessoal e organizacional. Além disso, persegue criar novo conhecimento para contar com visões criativas e transformadoras. Corresponde também ao conjunto de atividades desenvolvidas para utilizar, compartilhar, desenvolver e administrar os conhecimentos que possui uma organização e os indivíduos que nesta trabalham de maneira de que estes sejam encaminhados para a melhor consecução dos objetivos.

É um processo sistemático de encontrar, relacionar, organizar, filtrar e apresentar a informação de maneira a melhorar a competência das equipes em áreas específicas. Isto é, procurar, selecionar, analisar e sintetizar criticamente ou de maneira inteligente e racional a grande quantidade de informação disponível, com o fim de que a empresa não tenha que estudar duas vezes um mesmo processo, e desta forma melhorar o rendimento organizacional e pessoal.

CONCEITOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

Gestão do Conhecimento (Knowledge Management) refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa.

O “KM”, como é conhecido, é considerado um sistema de gerenciamento corporativo.

Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso.

As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação.

A Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento torna-se um meio e não um fim, para o sucesso de uma estratégia.

Ao contrário do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a Gestão do Conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados. O segredo está em divulgá-lo em toda organização, e não mais detê-lo.

O conhecimento passa a ser ativo da empresa, portanto motivar, recompensar e reter as pessoas que têm conhecimento é um foco das empresas bem sucedidas. Com a adoção do “KM”, um dos principais benefícios, além de outros, é o melhor aproveitamento do conhecimento já existente na empresa.

É como se o próprio valor da empresa se tornasse maior a cada momento, em cada ação bem sucedida de pessoas comprometidas. Agregando valores ás pessoas e à empresa.

A Gestão do Conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas, que a médio e longo prazo colherá frutos. A agilidade e rapidez passam a ser característica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com