CONCEITUAÇÃO DE PLANEJAMENTO
Seminário: CONCEITUAÇÃO DE PLANEJAMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lucasdebrito • 13/10/2013 • Seminário • 388 Palavras (2 Páginas) • 402 Visualizações
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – CONCEITOS
CONCEITUAÇÃO DE PLANEJAMENTO
As cinco dimensões do Planejamento (Steiner, 1969:12)
1) Assunto abordado – produção, pesquisa, novos produtos, finanças, marketing, instalações, recursos humanos, etc.
2) Elementos do planejamento – propósitos, objetivos, estratégias, políticas, programas, orçamentos, normas e procedimentos, etc.
3) Dimensão de tempo do planejamento – longo, médio ou curto prazo.
4) Unidades organizacionais – planejamento corporativo, de unidades estratégicas de negócios, de subsidiárias, de grupos funcionais, de divisões, de departamentos, de produtos, etc.
5) Características do planejamento - complexo ou simples, qualidade ou quantidade, estratégico ou tático, confidencial ou público, formal ou informal, econômico ou caro.
O planejamento pode ser conceituado como um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo com a melhor concentração de esforços e recursos de uma empresa.
O planejamento não deve ser confundido com previsão, projeção, predição, resolução de problemas ou plano.
“O planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado; entretanto a empresa tem condições e meios de agir sobre as variáveis e fatores de modo que possa exercer alguma influência; o planejamento é um processo contínuo, um exercício mental que é executado pela empresa independentemente de vontade específica de seus executivos.” (Oliveira, 2006:35)
O processo de planejar envolve um modo de pensar e indagações: o que fazer, como, quando, quanto, para quem, por que, por quem e onde.
“O processo de planejamento pode ser definido como o desenvolvimento de processos, técnicas e atitudes administrativas, as quais proporcionam uma situação viável de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função de objetivos empresariais que facilitarão a tomada de decisão no futuro, de modo mais rápido, coerente, eficiente e eficaz.”
“O exercício sistemático do planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, consequentemente, provocar o aumento da probabilidade de alcance dos objetivos, desafios e metas estabelecidos para a empresa.” (Oliveira, 2006:35)
PRINCÍPIOS GERAIS DO PLANEJAMENTO
1) Contribuição aos objetivos
2) Precedência do planejamento
3) Maior penetração e abrangência
4) Maior eficiência, eficácia e efetividade.
...