CONSULTORIA EM ENFERMAGEM
Trabalho Escolar: CONSULTORIA EM ENFERMAGEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KarenSandrim • 5/10/2013 • 2.078 Palavras (9 Páginas) • 2.295 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A consultoria em enfermagem é um novo campo de atuação do enfermeiro e tem como objetivo principal avaliar e orientar os serviços de enfermagem já instalados em hospitais, clínicas e postos de saúde.
O foco da consultoria é definir a melhor alternativa de ação e também orientar nas tomadas de decisões estratégicas.
É fundamental que a consultoria monte e apresente um projeto de trabalho com início, meio e fim, com todas as suas etapas definidas e com o objetivo a alcançar explícito no projeto.
Sua necessidade parte de uma identificação de uma oportunidade de melhoria, a qual, recorrendo ao serviço de consultoria consegue atingir resultados satisfatórios.
O consultor não deve, ele próprio, executar nada, ele orienta os empregados na obtenção dos resultados desejados, mas ele está engajado com todos eles na obtenção destes resultados.
O consultor entrega-se totalmente, engaja-se na ajuda e orientação do seu cliente, mas é o cliente que vai aplicar esses conhecimentos e orientações indicadas pelo consultor.
Uma consultoria bem realizada traz benefícios para a instituição, para os profissionais que ali trabalham e principalmente para os pacientes que serão assistidos por aquela equipe.
Podemos definir como atuação de consultoria do enfermeiro dirige-se apenas no auxilio e avaliação nos sistemas de saúde, propondo ideias, soluções e alternativas que sirvam de resoluções para problemas para a equipe de enfermagem.
2 CONSULTORIA EM ENFERMAGEM
A consultoria é uma atividade de diagnóstico e formulação de soluções sobre um assunto ou uma especialidade.Executado por uma ou mais pessoas com a finalidade de fornecer ao cliente uma ou mais opções de mudanças que proporcionem uma tomada de decisão adequada ao atendimento das necessidades de uma instituição,organização ou empresa.
A Consultoria em Enfermagem somente é prestada pelo enfermeiro e esta normatização está descrita na Lei 7.498/86, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem. O artigo 11 diz: “Art. 11. “O Enfermeiro exerce todas as atividades de enfermagem, cabendo-lhe:
h) consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;”
O consultor assume a responsabilidade de auxiliar as instituições de saúde na implantação de sistemas de gestão, não tendo, porém o controle direto da situação. Mas propõem ideias, apresentam alternativas, identificam, estabelecem relação de colaboração,resolvem e ensinam aos gestores a resolverem os problemas sozinhos, a tomarem decisões corretas e no momento certo.
Os principais elementos que a consultoria dispõe são:
• Processo Interativo;
• Agente de Mudanças no ambiente externo e interno;
• Responsabilidade em auxiliar pessoas;
• Tomada de decisões Controle direto da situação;
2.1 PROCESSO INTERATIVO
Conjunto de atividades que desenvolvem ação recíproca,lógica e evolutiva, visando principalmente atender ás necessidades de cada cliente.
2.2 AGENTE DE MUDANÇAS NO AMBIENTE EXTERNO E INTERNO
O agente de mudanças é o profissional capaz de inovar, desenvolver comportamentos, atitudes e processos que possibilitara organização transacionar, ou seja, desenvolver tecnologias originais. Esse profissional pode atuar na consultoria interna ou externa
• Consultoria Interna: O consultor interno normalmente é um funcionário da empresa. Faz parte da estrutura organizacional e está inserido em sua cultura de valores.O agente de mudanças do ambiente interno está ligado á hierarquia da empresa. A Consultoria interna possui vantagens por estar diariamente em contato com os procedimentos internos, possuir maior conhecimento dos aspectos informais (os chamados atalhos organizacionais), possuir maior acesso a pessoas e grupos de interesse, além de participar da avaliação e do controle do processo inerente ao trabalho. Por outro lado, o consultor interno carece de atualização prática. Seus conhecimentos são adquiridos de maneira teórica, por este não ter oportunidade de aplicar esses novos conhecimentos em diferentes casos e empresas.
• Consultoria Externa: O consultor externo é autônomo. Geralmente trabalha em equipe com outros consultores de outras especialidades em uma empresa de consultoria.Ele é contratado por um período predeterminado, para consolidar um projeto ou auxiliar a empresa na resolução de um problema ou na mudança de uma situação.Possui maior experiência prática, por estar sempre em atividade em empresas diferentes, com problemas diferentes, verificando na prática as ações.
3. O ENFERMEIRO CONSULTOR
O Enfermeiro Consultor primeiramente deve ter especialização na área da enfermagem que ele irá atuar no hospital. O primeiro contato do enfermeiro dentro da instituição de saúde é com o líder da enfermagem, gerente de apoio administrativo, coordenador de educação continuada, diretor geral e enfermeiros clínicos, realizando com estes profissionais reuniões para negociar as propostas colocadas por ele, e assim descobrir se existe concordância das suas propostas com as expectativas da direção da enfermagem, depois desses procedimentos o enfermeiro visita a instituição e analisa o diagnostico de enfermagem existente para saber a situação em que a instituição se encontra na determinada área que ele foi chamado a atuar, para assim ele iniciar seu projeto.
A Consultoria em enfermagem tem como principal objetivo avaliar e orientar os serviços de enfermagem já instalados em hospitais, ou até mesmo aqueles que ainda serão implantados, é necessário que o consultor apresente um projeto com início, meio e fim, e que o líder da enfermagem acredite que pode ajudar e alcançar o objetivo.
É necessário também que a equipe de enfermagem esteja envolvida com a consultoria, pois assim os benefícios da consultoria para aquela instituição serão muito melhores. Assim fica uma breve conclusão, uma consultoria de enfermagem bem realizada resultará em benefícios para a instituição, para os profissionais que ali trabalham e para os pacientes que serão atendidos pela equipe.
3.1
...