CONSUMISMO
Ensaios: CONSUMISMO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilla.amor • 8/3/2015 • 228 Palavras (1 Páginas) • 171 Visualizações
oposta do filme Surplus é fazer com que as pessoas reflitam sobre o consumo em excesso, que pode ser considerada como uma herança negativa do capitalismo. Uma das características cada vez mais marcantes da sociedade de consumo é a falsa impressão de que nunca temos o suficiente para nos mantermos, quando na verdade precisamos consumir apenas o necessário para atender nossas necessidades básicas.O poder que os americanos têm de persuadir o consumidor é tão grande que pode ser evidenciado com o discurso de Tânia, a cubana que nunca tinha saído de seu país. Nota-se uma euforia em seu discurso, um semblante de felicidade por ter tido o primeiro contato com hábitos alimentares desconhecidos, até porque Cuba é um país que não estimula o consumo.
Antagônico a isto, o jovem milionário Svante se questiona como gastar o seu dinheiro sem que isso signifique, necessariamente, em mais consumo. O jovem se diz simples e prega que as pessoas não precisam de luxo para sobreviveram porque o luxo é um produto capitalista criado para impressionar e para delimitar o espaço de quem tem mais poder.
Por fim, muitas podem ser as reflexões acerca deste excelente documentário, contudo a que mais me chamou atenção é a fala do escritor John Zerzan, ao dizer que só seríamos capazes de evitar um grande colapso econômico se voltássemos a viver no primitivismo da idade da pedra.
...