CONTABILIDADE DE CUSTO
Monografias: CONTABILIDADE DE CUSTO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: micheleeguti • 11/9/2014 • 1.345 Palavras (6 Páginas) • 255 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTABÉIS
ADRIANA MENDES LIMA
CONTABILIDADE COMERCIAL
COXIM
2012
ADRIANA MENDES LIMA
CONTABILIDADE COMERCIAL
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Contabilidade Comercial, Matemática Financeira II, Teoria Contábil e Legislação Profissional, Homem, Cultura e Sociedade, Metodologia Científica e Seminário III, solicitados pelos Profs. Joenice Leandro Diniz, Regiane Alice B. Moraes, Rodrigo de Menezes Trigueiro, Valdeci da Silva Araújo.
COXIM
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................4
1.0 PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE......................................................................5
2.0 REGIME DE APURAÇÃO......................................................................................6
3.0 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES.....................................................7
4.0 OPERAÇÕES COM MERCADORIA E IMPOSTOS..............................................8
5.0 OPERAÇÕES FINANCEIRAS...............................................................................9
6.0 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS......................................................................10
7.0 CONTABILIDADE E SUAS PERSPECTIVAS.....................................................11
CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................13
INTRODUÇÃO
Com o passar dos anos a Contabilidade está se tornando cada vez mais prática, sendo desenvolvidos diversos critérios, diversas opções foram efetuadas, chegando a uma melhor forma de controlar o patrimônio de uma entidade, e os princípios da Entidade, Continuidade e Oportunidade, são a manifestação de critérios aceitos pela maioria dos contadores. A apuração de Resultado é um dos mais importantes assuntos para os empresários, pois é através deles que faz a apurar do resultado econômico da atividade.
As empresas poderão adquirir um mesmo tipo de produto em datas diferentes, pagando por ele preços variados, o custo dessas mercadorias estocadas poderá ser determinado por meio dos seguintes critérios, PEPS, UEPS e Custo Médio, já as receitas decorrem da venda de bens e mercadorias e da prestação de serviços.
De acordo, com as mudanças na legislação, o Contador tem que estar informado sobre as alterações vigentes, sobretudo nas áreas de tributação, trabalhistas, financeiras e comercial, possuindo influência no controle de custos e despesas, mostrando informações necessárias para o empresário.
1.0 PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
Dos Princípios Fundamentais de Contabilidade, permite aos usuários comparação e credibilidade em função do reconhecimento dos critérios adotados para a elaboração das demonstrações financeiras, aumenta a utilidades dos dados financeiros, à situações concretas, a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais.
O Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução nº 750/93, determinou os seguintes Princípios Fundamentais de Contabilidade, Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, Competência e Prudência.
O Princípio da Entidade, o patrimônio da empresa não se confunde com o dos sócios ou proprietários, afirmando a autonomia patrimonial, sendo registrados com os fatos que afetam o patrimônio e não dos seus titulares.
Princípio da Continuidadesão consideradas quando avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.
Princípio da Oportunidade, há reconhecimento imediato de ativos e passivos nos registros contábeis, visando evitar o liberalismo por parte das pessoas.
Princípio da Competência, as receitas e despesas são atribuídos aos períodos de acordo com a real inocorrência dos mesmos, ou seja, de acordo com a data do fato gerador.
Princípio da Prudência, este princípio visa a prudência na preparação dos registros contábeis, com adoção de menor valor para os itens do ativo e da receita, e o de maior valor para os itens do passivo e de despesa.
2.0 REGIME DE APURAÇÃO
Na Apuração do Resultado, devem ser incluídas as receitas e as despesas, no período em que ocorrem, sempre juntos, independentemente de recebimentos ou pagamentos.
O Regime de Caixa, todos os recebimentos e pagamentos, são reconhecidos quando se recebe ou paga, mediante a dinheiro ou equivalente, é usado para demonstrações financeiras de entidades públicas, seu objetivo é identificar os propósitos para os quais tenham recebido e utilizados os recursos.
A Legislação fiscal permite a utilização do Regime de Caixa, para fins tributários.
O Regime de Competência serão consideradas, na apuração do resultado dos exercícios, as despesas incorridas e as receitas realizadas nos respectivos exercícios, sendo ou não pagas ou recebidas.
Nas entidades elas são fundamentais, pois a elas não importa o que foi pago ou recebido, mas o que foi consumido e recuperado, para apuração do resultado do exercício.
3.0 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
...